Como comunicar séries no POS?
Jasmin Software - 5 Dezembro, 2022 - 2 minutosA comunicação das séries dos documentos é uma medida legal que entra em vigor em 2023 (ver mais informações). Neste sentido, a partir de 01/01/2023 todas as empresas são obrigadas a comunicar as séries à Autoridade Tributária.
O processo de comunicação de séries é diferente entre o Jasmin e os dispositivos POS. Por isso, além de comunicar as séries utilizadas no Jasmin, é também necessário comunicar as séries usadas no POS. Para controlar e evitar utilização indevida das séries, a AT também permite anular ou finalizar séries (saber mais).
No POS, uma série pode assumir três estados:
- R: série comunicada (Registered);
- U: série cancelada (Unregistered);
- D: série encerrada (Disabled).
Para comunicar uma série, é possível escolher um dos seguintes métodos:
- Comunicação Manual através do Portal da AT. Após obter os códigos, deve inseri-los nos tipos de documentos utilizados no POS;
- Comunicação Automática através do processo Abertura Automática de Ano.
Comunicação Manual
A comunicação manual das séries pressupõe que a AT indique para cada tipo de documento um código de validação, que deve ser indicado nos respetivos documentos no POS.
Após recolher o código de validação na AT, siga os seguintes passos:
- Aceda a Tabelas | Fiscais | Tipos de Documentos;
- Selecione/Toque no tipo de documento pretendido e edite-o;
- No separador Geral, insira o código devolvido pela AT no campo Série;
- Defina a Data de Início;
- Guarde as alterações.
Comunicação Automática
É possível comunicar as séries automaticamente para que este processo seja rápido e eficiente. Para isso, é apenas necessário garantir os seguintes requisitos:
- Ativar a funcionalidade Abertura Automática do Ano;
- Garantir que existe ligação à internet no dispositivo;
- Validar se os dados de acesso à AT estão devidamente preenchidos.
Para que o seu dispositivo comunique automaticamente as séries, siga os seguintes passos:
- Aceda a Sistema | Configurações | Gerais | Dados/Empresa | Autenticação AT.
- Verifique se os dados de acesso à AT estão devidamente preenchidos;
- Aceda a Sistema | Configurações | Gerais | Ambiente;
- No campo Mudança Ano, selecione a opção 0-Automática;
- Insira um prefixo automático para a série, por exemplo T0123, em que T01 é o prefixo e 23 o ano da série;
- Quando inicializa a aplicação, a mudança de ano é desencadeada automaticamente. Deve escolher qual a informação a migrar para o novo ano;
Nota: Deve ativar no mínimo a opção Transferir base de dados; - Será apresentada uma mensagem a confirmar o sucesso da operação;
- Clique em Continuar;
- O POS irá comunicar todas as séries de tipos de documentos/recibos/consulta e irá avisá-lo do resultado desta operação.