FAQ's

Aqui pode encontrar a resposta as suas perguntas.

Compras


Como criar uma nota de crédito ou débito em compras?

Como criar uma nota de crédito ou débito em compras?


Para criar uma nota de crédito ou débito em compras, realize os seguintes passos:

  • Aceda a Compras | Faturas, selecione a fatura (VFA) pretendida e clique em Retificar com Nota de Débito ou Nota de Crédito;
  • No campo Tipo de Documento, escolha a opção VNC (Vossa Nota de Crédito) ou VND (Vossa Nota de Débito);
  • Preencha o campo motivo e verifique que campos pretende retificar;
  • Não tendo mais informação a preencher e/ou editar, selecione Guardar e Enviar.

Caso não tenha acesso à fatura (por exemplo, quando a VFA foi criada noutro software):

  • Crie a Vossa Nota de Crédito ou Vossa Nota de Débito através do menu de navegação, em Compras > Notas de crédito ou débito > Criar;
  • No campo Tipo de Documento, escolha a opção VNC (Vossa Nota de Crédito) ou VND (Vossa Nota de Débito);
  • Para comunicar corretamente a retificação à Autoridade Tributária, no campo Referência deve identificar a fatura original a que a nota se refere;
  • Preencha os restantes campos obrigatórios que se encontram sinalizados com asterisco (*). Ao preencher o campo Fornecedor, as informações associadas ao fornecedor selecionado serão automaticamente importadas;
  • Adicione o artigo ao qual se refere se nota e preencha a informação correspondente em cada campo da linha. Poderá adicionar mais artigos (se aplicável);
  • Não tendo mais informação a preencher e/ou editar, selecione Guardar e Enviar.

Posso registar uma encomenda feita a um fornecedor?

Posso registar uma encomenda feita a um fornecedor?


Sim. Pode registar uma encomenda a fornecedor na área de Encomendas a Fornecedores | Criar Encomenda. Para mais informações, leia o artigo aqui.

Posso registar a entrega de material de um fornecedor?

Posso registar a entrega de material de um fornecedor?


Sim. Uma entrega de material é feita na sequência de uma encomenda previamente registada no Jasmin. Pode registar a entrega de material em Receção de material | Processar encomendas. Para mais informações, leia o artigo aqui.



Contas Correntes


Que documento devo emitir após receber um adiantamento de um cliente?

Que documento devo emitir após receber um adiantamento de um cliente?


Deve emitir uma fatura pelos pagamentos que lhe sejam efetuados antes da data da transmissão de bens ou da prestação de serviços.

Devo emitir um recibo quando o cliente apenas fez o pagamento parcial de uma fatura?

Devo emitir um recibo quando o cliente apenas fez o pagamento parcial de uma fatura?


Sim. Deverá emitir um recibo de liquidação parcial da fatura no valor correspondente ao pagamento que recebeu.

Posso criar um recibo de cliente?

Posso criar um recibo de cliente?


Sim. Pode criar um recibo de cliente a partir da área Recebimentos | Criar Recibo. Para mais informações, leia o artigo aqui.

Posso criar uma nota de pagamento a um fornecedor?

Posso criar uma nota de pagamento a um fornecedor?


Sim. Pode criar uma nota de pagamento a fornecedor em Pagamentos | Criar Pagamento. Para mais informações, leia o artigo aqui.



Geral


Existe alguma limitação para criação de uma loja online no Facebook?

Existe alguma limitação para criação de uma loja online no Facebook?


O Facebook apenas permite a criação de lojas em páginas com mais de 2000 likes/fãs. Para além disto, recordamos que a venda de produtos e serviços no Facebook depende do cumprimento dos seus Padrões da Comunidade e Políticas de Comércio. Se tiver dúvidas, veja como criar uma loja no Facebook a partir do Jasmin.

Posso imprimir faturas com notas de rodapé específicas a cada uma das minhas empresas?

Posso imprimir faturas com notas de rodapé específicas a cada uma das minhas empresas?


Sim. Se possuir mais de uma empresa, as configurações efetuadas ao modelo de impressão serão aplicadas a todas empresas. Consulte o artigo para saber mais.

 

Para definir notas de rodapé específicas a cada uma das suas empresas, aceda a Configuração | Vendas ou Compras | Tipos de Fatura. Crie ou selecione o tipo de documento que pretende para dada empresa. No editor tem a possibilidade de definir uma Nota de Impressão que aparecerá em todas as faturas da empresa desse tipo.

O que são os Jasmin Insights?

O que são os Jasmin Insights?


Os Jasmin Insights são pequenos statements de negócio, tipo Business Advices (nesta fase maioritariamente sobre Vendas).

Através da interpretação dos dados de negócio como, por exemplo, análise do histórico e comparação como os objetivos, o Jasmin produz informação – Insights – para consciencializar o utilizador sobre a evolução do seu negócio e orientá-lo na tomada de decisão. Os Jasmin Insights são apresentados ao utilizador no Dashboard sempre que o sistema considerar relevante.

É possível imprimir em duplicado ou triplicado?

É possível imprimir em duplicado ou triplicado?


Sim, é possível. Para cada tipo de documento, o número de cópias a imprimir está associado à Série do respetivo documento e pode ser alterado.

Por exemplo, para imprimir faturas em duplicado deve aceder a Configuração | Vendas | Tipos de Fatura, escolher o tipo de fatura e Editar. Depois, na grelha das Séries, é necessário alterar o número de Cópias para 2. Deste modo, este tipo de documento será sempre imprimido em duplicado.

Para mais informações acerca da criação de novas séries, leia o artigo aqui.

É importante criar o orçamento da empresa e preencher a demonstração de resultados?

É importante criar o orçamento da empresa e preencher a demonstração de resultados?


Sim. Ao criar o orçamento da sua empresa, ou seja, ao registar uma estimativa dos rendimentos e custos previstos está a facultar informações úteis a partir das quais o sistema monitoriza o seu negócio através de indicadores de desempenho e da demonstração de resultados que pode ser visualizada sob a forma de gráfico e grelha (anual ou mensal).

Importar ficheiros

Importar ficheiros


Para importar registos referentes a Pagamentos, Recebimentos, Transações de conta, Clientes, Inventário, Artigos, SAF-T ou Fornecedores de outra aplicação, aceda ao menu Configurações | Geral | Importações de ficheiros. Nessa área, dispõe de duas possibilidades:

1. Clique na hiperligação correspondente ao modelo pretendido – AccountPayables, AccountReceivables, AccountTransactions, Customers, Inventory, Items, SAFTPT ou Suppliers;

2. Ou selecione o tipo de registo que pretende importar e clique em Ver.

 

Será remetido(a) para a página onde poderá descarregar o modelo correspondente, gravá-lo no seu computador, preenchê-lo com os dados pretendidos, guardá-lo e importá-lo para o Jasmin. Vejamos em detalhe esses passos:
• Selecione Descarregar ficheiro;
• Será apresentada uma janela pop-up onde deverá selecionar Save and Open para guardar e abrir o ficheiro;
• Uma vez aberto o ficheiro, siga as instruções e preencha as diferentes colunas com os dados correspondentes;
• Grave o ficheiro no formato CSV e guarde-o no seu computador;
• Segue-se a etapa de importação do ficheiro que acabou de gravar. Clique em Selecionar. Procure o ficheiro e uma vez localizado, selecione-o e clique em Open (ou Abrir) para importá-lo para o Jasmin;
• Clique em Importar para iniciar a importação dos dados que constam no ficheiro para o Jasmin;
• No ecrã vai aparecer uma secção intitulada Resumo de Importações onde poderá acompanhar o estado da importação. Concluída a importação, esta vai apresentar a data de importação correspondente e poderá (ou não) ser acompanhada de mensagens. Para ler essas mensagens, isto é, para aceder aos Detalhes da Importação, clique nessa hiperligação associada ao número de mensagens;
• Note que a janela pop-up Detalhes da Importação apresenta as mensagens e/ou avisos organizados por várias secções/categorias. Após ler toda a informação, clique em Fechar para voltar ao ecrã anterior.

As extensões têm rascunhos?

As extensões têm rascunhos?


Sim. Funcionam do mesmo modo que os restantes rascunhos.

Ao inativar uma extensão, esta é apagada?

Ao inativar uma extensão, esta é apagada?


Não. A extensão é marcada como não estando ativa e só voltará a ficar acessível se for novamente ativada na página da base do seu registo.

Como posso aceder a um rascunho?

Como posso aceder a um rascunho?


Para aceder a um rascunho, clique no botão Rascunhos. Depois, selecione o grupo temporal onde o rascunho está inserido e, de seguida, clique no rascunho pretendido. Será automaticamente remetido para o modo de edição do registo, podendo terminar o seu preenchimento e gravar.

No momento de criação de uma entidade, é possível alterar a empresa quando esta foi preenchida automaticamente pelo sistema?

No momento de criação de uma entidade, é possível alterar a empresa quando esta foi preenchida automaticamente pelo sistema?


Depende. Se o utilizador tem permissões de acesso para mais do que uma empresa sim, caso contrário, não.

No momento de criação de uma entidade, é possível alterar a empresa em qualquer momento (antes de gravar)?

No momento de criação de uma entidade, é possível alterar a empresa em qualquer momento (antes de gravar)?


Sim, mas perderá todos os dados caso responda afirmativamente à mensagem apresentada a alertar para este facto e a questionar o utilizador se pretende prosseguir.

Posso alterar a empresa de uma entidade já criada?

Posso alterar a empresa de uma entidade já criada?


Não. No cenário suportado atualmente, após a criação de uma entidade, não é possível alterar a empresa a ela associada.

É possível definir uma empresa por predefinição?

É possível definir uma empresa por predefinição?


Não. De facto não é possível definir uma empresa por predefinição.

É possível sugerir a lista de contactos dos clientes automaticamente na janela de envio por email?

É possível sugerir a lista de contactos dos clientes automaticamente na janela de envio por email?


Sim, claro. Basta que preencha o endereço de Email do cliente e/ou fornecedor na ficha de entidade correspondente.

Como enviar um documento para vários Emails pertencentes à mesma empresa?

Como enviar um documento para vários Emails pertencentes à mesma empresa?


Terá que efetuar dois passos:

 

  • Na ficha do cliente, selecione o separador Contactos adicionais. Adicione o novo contacto. Tenha em atenção o tipo de contacto – 01 ou 02 − que vai usar. Se pretender adicionar/juntar esse contacto ao contacto principal, escolha o tipo 01 de sistema.
  • Depois terá de configurar o tipo de documento e indicar para enviar o Email para os contactos do tipo 01.

Quando o Email principal é um Email geral da empresa, como enviar as faturas apenas para o Email do diretor financeiro da empresa?

Quando o Email principal é um Email geral da empresa, como enviar as faturas apenas para o Email do diretor financeiro da empresa?


Nessa situação, terá de adicionar o contacto do diretor financeiro e categorizá-lo com um tipo diferente do 01, por exemplo, categorizar o Email do diretor financeiro com o tipo 02. Depois, bastará aceder às configurações do tipo de fatura e indicar ao sistema para enviar os Emails para os contactos do tipo escolhido no passo anterior, isto é, tipo 02.

Posso personalizar o envio de recibos por Email (colocar informações sobre campanhas e/ou descontos ou enviar uma mensagem de boas festas)?

Posso personalizar o envio de recibos por Email (colocar informações sobre campanhas e/ou descontos ou enviar uma mensagem de boas festas)?


Sim, claro. Para isso, terá de executar os seguintes passos:

 

  • Configurar um modelo de Email em Configuração | Sistema | Modelos de Email.
  • Atribuir um código, selecionar a cultura, por exemplo, PT corresponde à cultura portuguesa, indicar o assunto e a mensagem. Note que a generalidade dos servidores de Email mais modernos aceita mensagens de conteúdo rico em HTML, por isso, sugerimos que escolha esse tipo de mensagem.
  • Depois, terá de criar uma notificação em Configuração | Sistema | Notificação, atribuindo um código para a mesma e indicando o modelo de Email criado no passo anterior.
  • Finalmente, terá de aceder ao tipo de recibo e indicar a notificação que criou.

Nas mensagens de Email personalizadas, é necessário acrescentar informação de contexto relativa ao documento que estou a emitir?

Nas mensagens de Email personalizadas, é necessário acrescentar informação de contexto relativa ao documento que estou a emitir?


Sim. Quando está a criar um template de email, isto é, a personalizar o modelo de Email que vai ser enviado, por predefinição, para uma determinada cultura / cliente/ fornecedor, pode acrescentar tags (etiquetas) que serão substituídas pelos dados correspondentes do destinatário no momento em que o Email está a ser produzido. Essas etiquetas são:

 

  • %%CompanyName%% – Nome da empresa;
  • %%PartyName%% – Nome da entidade comercial (não se aplica a documentos financeiros);
  • %%AccountingPartyName%% – Nome da entidade de faturação;
  • %%DocumentDate%% – Data do documento;
  • %%Document%% – Identificação do documento como, por exemplo, FA.2016.1;
  • %%DocumentTitle%% – Nome da entidade do documento como, por exemplo, encomenda/fatura;
  • %%DocumentTypeDescription%% – Descrição do tipo de documento;
  • %%Reference%% – Referência do documento;
  • %%Amount%% – Valor do documento;
  • %%Currency%% – Moeda do documento;
  • %%CurrencySymbol%% – Símbolo da moeda do documento;
  • %%CurrencySymbol%% – Símbolo da moeda do documento;
  • %%Remarks%% – Observações do documento;
  • %%User.Name%% – Nome do utilizador do Jasmin;
  • %%User.Email%% – Email do utilizador do Jasmin;
  • %%Product.Name%% – Nome do produto;
  • %%Organization.Name%% – Nome da organização;
  • %%Date.Now%% – Data/Hora atual;
  • %%Date.Year%% – Ano atual;
  • %%Date.Month%% – Mês atual;
  • %%Date.Day%% – Dia atual;
  • %%Date.DayOfWeek%% – Dia da semana atual.

Como personalizar mensagens de Email mediante o país e/ou idioma?

Como personalizar mensagens de Email mediante o país e/ou idioma?


Em primeiro lugar terá de criar um template (modelo) de Email para cada língua selecionando o idioma pretendido no campo Cultura; depois editar a notificação que está associada ao(s) tipo(s) de documento(s) e adicionar os novos modelos de Email. O modelo é usado, por predefinição, quando o sistema não encontra o modelo para a cultura que procura. Finalmente, validar a cultura do cliente na ficha principal da entidade (junto ao campo Email). A cultura é sugerida quando indica o país. Ao enviar Email, o Jasmin vai procurar o modelo cuja cultura é igual à cultura preenchida na ficha da entidade. Caso não encontre, vai usar o template (modelo predefinido).



Inventário


O que é a preparação do inventário?

O que é a preparação do inventário?


Na fase de preparação do inventário é criado um documento onde se identificam os artigos a inventariar. Após essa identificação podem imprimir-se documentos de apoio à contagem ou exportar os artigos para terminais de recolha de dados.

Em que consistem as contagens físicas?

Em que consistem as contagens físicas?


Durante a fase das contagens físicas, são introduzidas as contagens reais efetuadas nos diversos armazéns. Se pretender, pode importar diretamente as contagens a partir da informação recolhida em terminais de recolha de dados.

Em que consiste o fecho do inventário?

Em que consiste o fecho do inventário?


O fecho do inventário consiste em gerar automaticamente documentos de acerto de stock, bem como a respetiva contabilização. Os Inventários Físicos, para além de permitirem às Empresas ter a informação correta das suas existências, são um processo obrigatório para algumas empresas efetuarem o Fecho do Ano.



Migradores


Posso repetir a migração para incluir o histórico de movimentos?

Posso repetir a migração para incluir o histórico de movimentos?


Atenção: sempre que repetir uma migração vai perder todos os dados que tenham sido entretanto registados no Jasmin!
Caso tenha criado novos documentos legais no Jasmin, não poderá repetir a migração. Por exemplo, se tiver criado uma nova fatura no Jasmin, não pode repetir a migração!

Pretendo migrar do Starter Easy para o Jasmin. O Jasmin disponibiliza todas as opções do Starter Easy?

Pretendo migrar do Starter Easy para o Jasmin. O Jasmin disponibiliza todas as opções do Starter Easy?


Não. O Jasmin ainda não disponibiliza as seguintes opções do Starter Easy:

• Gestão de frente de loja (POS);
• Gestão de lotes;
• Gestão de números de série de artigos;
• Descontos em valor;
• Iva de Caixa;
• Etiquetas;
• Fatura de adiantamento;
• Autofaturação;
• Inventários com produtos compostos;
• Gestão de dimensões, cores, tamanhos e localização de artigos;
• Ecovalor, EcoREEE, Imposto de Selo e SIRCA.

 

No entanto, damos 5 razões para migrar já do Starter Easy para o Jasmin:

Mobilidade: o Jasmin é um software online que permite trabalhar em qualquer dispositivo (pc, tablet e telemóvel) e gerir o seu negócio, a qualquer hora e em qualquer lugar. 
Chat ilimitado: dispõe de uma equipa de especialistas, sempre pronta para ajudar!
Sem preocupações: com os indicadores de gestão sempre à mão, acompanhar a evolução do seu negócio nunca foi tão simples. Para além disso, não necessita de se preocupar com backups e atualizações.
Sem limite de utilizadores: tenha a liberdade de dar acesso ao software a quem entender.
Usabilidade: com uma navegação simples e intuitiva, bastam uns segundos e o trabalho administrativo está feito. Imagine-se a registar despesas através de uma fotografia ou a integrar as vendas da sua loja online do Facebook. Com o Jasmin isto já é uma realidade!  

 

Migre e tenha mais tempo para o que realmente importa.

Pretendo migrar para o Jasmin. Devo subscrever o Jasmin antes da migração?

Pretendo migrar para o Jasmin. Devo subscrever o Jasmin antes da migração?


Não. Ao iniciar a migração, a sua subscrição é criada automaticamente.

A minha licença Starter Easy expirou. Posso migrar para o Jasmin?

A minha licença Starter Easy expirou. Posso migrar para o Jasmin?


Sim, pode migrar para o Jasmin. Deverá entrar em contacto com a PRIMAVERA para proceder à migração. Não subscreva o Jasmin antes de contactar a PRIMAVERA e iniciar a migração. Poderá também efetuar o processo de migração de forma autónoma, seguindo os passos explicados na FAQ Como usar o migrador manualmente?’.

Ao emitir um documento na série 2017, é devolvida a seguinte mensagem de erro: “2017 não é um valor de série válido". Como proceder?

Ao emitir um documento na série 2017, é devolvida a seguinte mensagem de erro: “2017 não é um valor de série válido". Como proceder?


Quando a série 2017 existe no Starter Easy, por motivos legais, tem que ser invalidada no Jasmin. Assim, a série que deve ser usada para a criação de documentos é a que é criada no momento da migração − JSM2017.
Se preferir pode criar uma nova série e utilizar essa para os seus documentos no Jasmin.

Que dados são migrados?

Que dados são migrados?


O migrador Starter Easy 9.15 para Jasmin migra pendentes, dados mestre e histórico de movimentos, nomeadamente os seguintes:

− Artigos e stocks iniciais;
− Clientes e valores pendentes;
− Encomendas pendentes de clientes;
− Histórico de movimentos das vendas.

A migração do histórico de movimentos das vendas corresponde ao período atual e aos 2 anos anteriores ou até ao ano do último pendente (caso este seja superior a 2 anos).
Quanto aos documentos de venda, estes apenas existem no sistema origem e não serão migrados. Porém, todos os movimentos contabilísticos serão gerados no destino para efeitos de Demonstração de Resultados.

Como posso migrar o histórico de movimentos?

Como posso migrar o histórico de movimentos?


A última versão do migrador já permite migrar o histórico de movimentos contabilísticos das vendas (faturas, recibos, notas de crédito e notas de débito). Para tal, basta executar a migração normalmente.

Note que a versão anterior do migrador, publicada antes de 12.10.2017, não inclui o histórico.

Posso repetir a migração de dados?

Posso repetir a migração de dados?


A migração é um ato único, só deve ser realizada 1 vez. Pode repetir uma migração, mas essa operação suspende automaticamente a subscrição Jasmim que foi criada com a migração anterior e, consequentemente, o acesso aos dados. A partir do momento em que começar a faturar em Jasmin não deve repetir a migração.

Porque é que o botão de migrar para o Jasmin não me aparece?

Porque é que o botão de migrar para o Jasmin não me aparece?


O botão ELEVATION | Jasmin  aparece nas seguintes condições:

− Ter uma licença Starter Easy;
− Ser um utilizador superadmin ou admin;
− A empresa ser produtiva e ter sede em Portugal (PT).

Obtive um aviso ao migrar o artigo "Portes". Como proceder?

Obtive um aviso ao migrar o artigo "Portes". Como proceder?


Significa que o Jasmin já possui um artigo chamado Portes que utiliza para a loja no Facebook. Se tiver um artigo com o mesmo código no ERP, altere o código do artigo antes de iniciar a migração para o Jasmin. Outra alternativa é criar manualmente esse artigo no Jasmin com um código diferente.

Obtive o erro "O login utilizado não tem acesso à subscrição da licença". Como ultrapasso este problema?

Obtive o erro "O login utilizado não tem acesso à subscrição da licença". Como ultrapasso este problema?


Ao fazer o registo/login no Jasmin deve sempre utilizar o email que indicou no momento da subscrição no Starter Easy. Se pretender utilizar outro email, entre em contacto com a equipa de suporte do Jasmin para atualizar o email.

Obtive avisos e informações no final da migração. Como proceder?

Obtive avisos e informações no final da migração. Como proceder?


Para abrir a lista de avisos e informações despoletados durante a migração, clique em Ver detalhes. Após validação dos avisos, dispõe de duas possibilidades:
− Aceda ao Jasmin e assumindo que os avisos não são relevantes comece imediatamente a trabalhar.
− Aceda ao ERP e corrija os cenários de avisos indicados. Depois repita a migração e valide se os avisos já não ocorrem. Finalmente, aceda ao Jasmin e comece a trabalhar.
Se sentir alguma dificuldade com a interpretação e correção dos avisos apresentados, por favor, contacte a equipa de suporte do Jasmin.

Quais os requisitos mínimos do migrador Starter Easy 9.15?

Quais os requisitos mínimos do migrador Starter Easy 9.15?


Sistema operativo:

− Windows 7 SP1;

− Windows 8.1 ou superior;

− Windows Server 2008 R2 SP1 ou superior.

Se tiver uma versão não suportada, deverá realizar a migração manualmente, numa máquina com sistema operativo suportado e com acesso ao servidor SQL. Para mais informações, consulte Como usar o migrador manualmente?.

Como usar o migrador manualmente?

Como usar o migrador manualmente?


Comece por aceder ao link https://my.jasminsoftware.com/connectandgo/migrator/JasminConnectAndGo.zip.

 

Descarregue o ficheiro zip do migrador e extraia o seu conteúdo para uma pasta como, por exemplo, C:\JasminConnectAndGo.

 

De seguida, abra a linha de comandos e use o seguinte:
C:\JasminConnectAndGo\JasminConnectAndGo.exe "Server=SERVIDORSQL\NOMESQL;User Id=USER;Password=PSW;" PRIEMPRESA PRIEMPRE EUR PT 00000 2070 "SGSE_09.15" /NSL

Em que:

 

SERVIDORSQL: representa o caminho para o servidor;
NOMESQL: nome da instância SQL. Se for SQL2016 e estiver na mesma máquina que está a abrir o migrador usar .\SQL2016;
USER: utilizador da instância SQL;
PSW: PSW da instância SQL;
PRIEMPRESA: nome da base de dados da empresa;
PRIEMPRE: nome da base de dados do PRIEMPRE;
00000: número da licença do utilizador.

 

Os restantes parâmetros devem permanecer inalterados.

Como instalar manualmente o migrador?

Como instalar manualmente o migrador?


Se obtiver um erro ao abrir o migrador, aceda ao link https://my.jasminsoftware.com/connectandgo/migrator/JasminConnectAndGo.zip e descarregue o ficheiro zip do migrador. De seguida, copie o ficheiro para C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SG900\Apl e faça o unzip. No caminho indicado passarão a existir os 2 ficheiros − JasminConnectAndGo.zip e JasminConnectAndGo.
Finalmente, para abrir o migrador para o Jasmin, aceda ao ERP Starter Easy, Elevation e clique no botão Jasmin.



Questões Legais e Fiscais


Quando devo comunicar um Documento de Transporte à AT via telefone?

Quando devo comunicar um Documento de Transporte à AT via telefone?


A comunicação, antes do início do transporte, por serviço telefónico, pode ser efetuada em duas circunstâncias: 

  • nos casos de emissão manual, em papel impresso em tipografias autorizadas, dos documentos de transporte;
  • nos casos de inoperacionalidade do sistema de comunicação do agente económico desde que devidamente comprovada pelo respetivo operador de telecomunicações. 

 

Em qualquer dos casos em que esteja consentida a comunicação prévia por serviço telefónico, o agente económico tem a obrigação de, no Portal das Finanças e até ao 5º dia útil seguinte ao do início do transporte, completar a informação sobre o documento de transporte.

Como obtenho o código para comunicação telefónica do Documento de Transporte à AT?

Como obtenho o código para comunicação telefónica do Documento de Transporte à AT?


Para obter o código para comunicação telefónica do Documento de Transporte à AT deve:

  • Aceder ao Portal das Finanças;
  • Proceder à autenticação no portal, isto é, inserir o seu username e password.
  • Selecionar a opção obter acesso telefónico disponibilizada na primeira página do lado direito do Portal.

Note que o código é criado por si e confirmado de imediato. Para alterá-lo, utilize a opção Alterar senha.

Quais os elementos do documento de transporte a comunicar via telefone à AT?

Quais os elementos do documento de transporte a comunicar via telefone à AT?


Os elementos do Documento de transporte a comunicar são os seguintes:

  • os quatro últimos dígitos do número do documento de transporte, devendo, se inferior ao milhar, ser precedido de “zeros” até completar os quatro dígitos;
  • a data de início do transporte (dia e mês, por esta ordem, com a inserção de quatro dígitos);
  • a hora do início do transporte (hora e minuto, por esta ordem, com a inserção de quatro dígitos);
  • o número de identificação fiscal do adquirente, quando aplicável.

Qual o prazo de comunicação do inventário?

Qual o prazo de comunicação do inventário?


Contribuintes com o período de tributação coincidente com o ano civil – O inventário, respeitante a 31 de dezembro, deve ser comunicado no mês seguinte, ou seja, até ao dia 31 de janeiro do ano seguinte.

 

Contribuintes em que o período de tributação não coincide com o ano civil – O inventário deve ser comunicado até final do mês seguinte à data a que respeita. Por exemplo, um contribuinte cujo período de tributação termine em 31 de março, deve elaborar o inventário com referência a essa data e comunicá-lo à AT até 30 de abril do mesmo ano. Em 2016, estes sujeitos passivos têm ainda a obrigação de comunicar, até 31 de janeiro, o inventário correspondente ao período de tributação que terminou no decurso de 2015.

Em caso de inoperacionalidade do sistema da AT, como devo fazer a comunicação dos documentos de transporte?

Em caso de inoperacionalidade do sistema da AT, como devo fazer a comunicação dos documentos de transporte?


Se o sistema da AT não estiver operacional, fica dispensada a comunicação prévia ao início do transporte. Porém, o documento de transporte deve ser impresso em suporte de papel e acompanhar os bens em circulação, uma vez que não foi possível a obtenção do código de identificação do documento. A sua comunicação à AT deve ser efetuada posteriormente, até ao 5º dia útil seguinte ao do início do transporte.

Que documentos são assinados e comunicados a AT?

Que documentos são assinados e comunicados a AT?


Na sequência das últimas alterações legais relativas a requisitos técnicos de programas de faturação, todos os documentos emitidos no Jasmin cujo tipo de documento tenha associado um tipo fiscal são assinados e comunicados a AT. Estes incluem, por exemplo, faturas, guias, encomendas e orçamentos.
Se um documento não tiver tipo fiscal associado não poderá ser impresso pelo utilizador.
Se a subscrição for anterior a julho de 2017 deverão ser criados novos tipos de orçamentos e notas de encomenda com associação do tipo fiscal. Desta forma a impressão passa a ser possível e consequentemente estes documentos são assinados e comunicados à Autoridade Tributária (AT).

Qual é a diferença entre uma Fatura e uma Fatura Simplificada?

Qual é a diferença entre uma Fatura e uma Fatura Simplificada?


Uma Fatura não tem limite de valor a faturar e pode ser emitida a um cliente com ou sem NIF.
Já uma Fatura Simplificada tem limite de valor a faturar – só pode ser utilizada para mercadorias até ao valor máximo de 1000 euros e serviços até ao valor máximo de 100 euros – e é emitida a um cliente sem NIF (venda a dinheiro a consumidor final).

Posso corrigir ou anular uma fatura comunicada à AT?

Posso corrigir ou anular uma fatura comunicada à AT?


Sim. Pode corrigir ou anular uma fatura comunicada via SAF-T(PT) até ao dia 20 do mês seguinte, ou seja, até à data limite de comunicação. Já as faturas comunicadas via webservice à AT podem ser corrigidas ou anuladas até 5 dias após a sua emissão.

Como criar uma fatura simplificada no Jasmin?

Como criar uma fatura simplificada no Jasmin?


A fatura simplificada pode ser emitida a partir da área Faturação | Criar Fatura. Os passos são similares aos da emissão de uma Fatura-Recibo, apenas tem que escolher o tipo Fatura Simplificada.

Qual o prazo para comunicação das faturas à AT?

Qual o prazo para comunicação das faturas à AT?


A partir de 1 de janeiro de 2017,  as faturas e documentos retificativos devem ser obrigatoriamente comunicadas até ao dia 20 do mês seguinte ao da respetiva emissão.

A numeração sequencial das faturas pode continuar a reiniciar-se em cada ano civil?

A numeração sequencial das faturas pode continuar a reiniciar-se em cada ano civil?


Sim, a numeração sequencial pode ser reiniciada em cada ano civil, desde que este esteja devidamente referenciado.

Na mesma série, é possível emitir faturas e documentos retificativos de faturas?

Na mesma série, é possível emitir faturas e documentos retificativos de faturas?


Não. Para cada tipo de documento deve ser definida uma série com numeração sequencial própria.

Posso alterar o meio de comunicação das faturas à AT no decurso do ano civil?

Posso alterar o meio de comunicação das faturas à AT no decurso do ano civil?


Não. O meio de comunicação não poderá ser alterado no decurso do ano civil, para a mesma série de faturas ou para séries diferentes. Para tal, sugere-se a criação de nova série de faturas.

No caso de não emitir qualquer fatura durante o mês, tenho que enviar qualquer comunicação à AT?

No caso de não emitir qualquer fatura durante o mês, tenho que enviar qualquer comunicação à AT?


Não. No mês em que não emitir faturas, não necessita de efetuar qualquer comunicação à AT.



Vendas


Como configurar Retenção na Fonte de IRC - Rendimentos Prediais?

Como configurar Retenção na Fonte de IRC - Rendimentos Prediais?


Para configurar a Retenção na Fonte de IRC deve completar os seguintes passos:

 

Criar Tipo de Retenção:

 

Comece por aceder a Configuração | Retenções | Tipos de Retenção e clique em Criar. Preencha os campos assinalados de acordo com a imagem apresentada. No final, clique em Guardar.

 

retenção na fonte de IRC

 

 

 

Criar Código da Retenção:

 

Aceda a Configuração | Retenções | Códigos de Taxa de Retenção e clique em Criar. De seguida, preencha a página apresentada de acordo com a seguinte imagem. No campo Descrição deverá inserir "Rendimentos prediais ao abrigo da alínea c), do nº1 do art. 94 do Código do IRC". No final, deve Guardar.

 

retenção na fonte de IRC

 

 

 

Criar Regime de Retenção de Artigo:

 

Aceda a Configuração | Retenções | Retenções de Artigo e clique em Criar. Introduza a informação necessária, de acordo com a imagem apresentada. No campo Descrição deverá inserir "Rendimentos prediais ao abrigo da alínea c), do nº1 do art. 94 do Código do IRC". Na tabela deve selecionar o código B3.IRC. Guarde as alterações efetuadas.

 

retenção na fonte de IRC

 

 

 

Criar Regime de Retenção de Entidade:

 

Aceda a Configuração | Retenções | Retenções de Entidade  e clique em Criar. Preencha os campos com a informação apresentada na imagem. Na tabela, selecione novamente o código B3.IRC. No final, clique em Guardar.

 

retenção na fonte de IRC

 

 

 

Após ter criado Tipo de Retenção, Código de Retenção e Regimes de Retenção de Artigo e Entidade, deve associar este regime aos Clientes e aos Artigos. Para isso, complete o seguinte procedimento:

 

 

Associar o Regime de Retenção criado a Clientes:

 

Aceda a Vendas | Clientes e selecione a ficha do cliente a que pretende associar este regime. No separador Cliente, preencha o campo Retenções da Entidade  com IRC e guarde.

Se pretende que todos os clientes tenham este regime associado, pode colocar esta opção como predefinida. Para isso, aceda a Configuração | Vendas | Grupos de Cliente. Selecione 01 - Clientes Finais e, no campo Retenções da Entidade, escolha IRC. Deste modo, sempre que criar um novo cliente, este regime já estará configurado.

 

 

Associar o Regime de Retenção criado a Artigos:

 

Aceda a Vendas | Artigos de Vendas e selecione a ficha do artigo pretendido. No separador Vendas, preencha o campo Regime de Retenção do Artigo com SERVICOSIRC. No final, guarde as alterações.

 

É possível criar um orçamento do tipo Folha de obra?

É possível criar um orçamento do tipo Folha de obra?


A pensar nos vários setores de atividade, o Jasmin permite criar vários tipos de orçamento como, por exemplo, a Folha de Obra que é bastante utilizada no setor da Construção Civil.

 

Para criar uma folha de obra, aceda a Configuração | Tipos de orçamento e clique em Criar. Depois, crie o documento à semelhança da seguinte imagem:

Como configurar modelos de envio de documentos?

Como configurar modelos de envio de documentos?


O Jasmin possibilita o envio de documentos de venda por email através de um modelo pré-definido e configurado pelo utilizador.

Os documentos abrangidos por essa funcionalidade devem ser do tipo Fatura, Envio, Notas de Crédito ou Nota de Débito.

 

Para criar e gerar templates (modelos), realize os seguintes passos:

  • Aceda a Configuração | Sistema | Modelos de Email e clique em Criar ou selecionar um modelo existente;
  • Se no passo anterior escolheu o botão Criar, preencha os campos de registo obrigatório; se selecionou um modelo existente, edite a informação que pretende;
  • Efetuadas as configurações e/ou edições necessárias, selecione Guardar;
  • Aceda a Configuração | Sistema | Notificações;
  • Crie ou edite uma notificação e, na área Modelos, associe-lhe o modelo de email que criou no passo anterior, adicionando-o à coluna Modelo de Email e ativando o visto na caixa de seleção que consta na coluna Por omissão (se aplicável);
  • Aceda a Configuração | CRM | Tipos de Contacto e defina os tipos de contacto existentes (por exemplo: principal, secundário).
  • Para gravar, selecione Guardar. 

Note que estes dados serão utilizados na criação e/ou edição de cada contacto em Configuração | CRM | Contactos.

É possível alterar um motivo de isenção?

É possível alterar um motivo de isenção?


Sim. Quando estiver a preencher a fatura a emitir de um artigo isento, clique no total da fatura.
Será aberta uma janela pop-up onde poderá selecionar a linha relativa ao artigo, clicar no menu da coluna Motivo, selecionar a opção Lista e selecionar um outro motivo de isenção.

Como configurar o logótipo numa fatura?

Como configurar o logótipo numa fatura?


Para configurar o logótipo numa fatura, realize os seguintes passos:

  • No menu de navegação, selecione Configuração | Sistema | Modelos;
  • Selecione um modelo (por exemplo, Document);
  • Clique em Ver para aceder ao formulário onde poderá alterar o modelo;
  • No separador Aspeto poderá carregar uma nova imagem, clicando nessa opção ou modificar as definições do logótipo existente como, por exemplo, altura e largura arrastando o pointer correspondente para a direita ou esquerda na régua correspondente;
  • As alterações são pré-visualizadas à direita no ecrã. Para gravar as alterações, selecione Guardar.
  • Depois, no menu de navegação, aceda a Configuração| Sistema | Grupos Entidade Modelo. Informamos que os modelos disponíveis correspondem aos seguintes documentos:
    • AP01 – Accounts Payable (Pagamentos a fornecedores);
    • AR01 – Accounts Receivable (Recibos de clientes);
    • DF – Default;
    • List – List;
    • P01 – Purchases (Encomendas de compras);
    • P02 – Goods Receipt (Entrada de Stock);
    • P03 – Invoice Receipt (Fatura de compras a fornecedores);
    • S01 – Sales (Orçamento e encomendas de vendas);
    • S02 – Shipping (Documentos de transporte);
    • S03 – Billing (Fatura de vendas de clientes, Nota de Débito e Nota de Crédito)
  • Selecione o módulo pretendido, isto é, aquele onde se encontra o documento ao qual pretende aplicar o novo modelo (por exemplo, para faturas é Billing, para orçamentos é Sales). Para efeitos de teste, selecione Sales;
  • Clique em Editar;
  • Adicione o modelo que editou à secção Modelos;
  • Selecione a caixa de seleção Predefinido correspondente;
  • Para visualizar o aspeto do logótipo num documento, emita um orçamento.

 

Como criar uma nota de crédito ou débito em vendas?

Como criar uma nota de crédito ou débito em vendas?


Para criar uma nota de crédito ou débito em vendas, realize os seguintes passos:

  • Aceda a Vendas | Faturas, selecione a fatura (FA) pretendida e clique em Retificar com Nota de Débito ou Nota de Crédito.
  • Preencha o campo motivo e verifique que campos pretende retificar.
  • No caso das Vendas, caso pretenda que a nota de crédito ou débito efetue automaticamente o acerto do inventário, coloque um visto na checkbox Movimenta Stock.
  • Não tendo mais informação a preencher e/ou editar, selecione Guardar e Enviar.

Caso não tenha acesso à fatura (por exemplo, quando a fatura foi criada noutro software):

  • Crie a Nota de Crédito ou Débito através do menu de navegação, em Vendas > Notas de crédito ou débito > Criar;
  • No campo Tipo de Documento, escolha a opção NC (Nota de Crédito) ou ND (Nota de Débito);
  • Para comunicar corretamente a retificação à Autoridade Tributária, no campo Referência deve identificar a fatura original a que a nota se refere;
  • Preencha os restantes campos obrigatórios que se encontram sinalizados com asterisco (*). Ao preencher o campo Cliente, as informações associadas ao cliente selecionado serão automaticamente importadas;
  • Adicione o artigo ao qual se refere se nota e preencha a informação correspondente em cada campo da linha. Poderá adicionar mais artigos (se aplicável);
  • No caso das Vendas, caso pretenda que a nota de crédito ou débito efetue automaticamente o acerto do inventário, coloque um visto na checkbox Movimenta Stock.
  • Não tendo mais informação a preencher e/ou editar, selecione Guardar e Enviar.

Posso corrigir uma fatura após enviá-la ao cliente?

Posso corrigir uma fatura após enviá-la ao cliente?


A fatura criada, não pode ser modificada. Porém pode corrigir a situação.

Veja a solução consoante o contexto:

 

Se faturou a mais ao cliente:

  • Utilize uma nota de crédito para retificar o valor dos artigos ou serviços faturados a mais, corrigindo os valores pela sua diferença;
  • Ou emita a nota de crédito pelo valor total da fatura incorreta (um documento como que "anula" o outro) e emita uma nova fatura com os valores corretos.


Se faturou a menos ao cliente:

  • Utilize uma Nota de débito para retificar o IVA não faturado ou faturado a menos, corrigindo o seu valor;
  • Utilize uma Fatura adicional para faturar o valor extra de um bem ou serviço (sem correções na taxa de IVA);
  • Emita uma nova fatura e a soma das duas anteriores representa o valor pretendido, sendo o IVA cobrado em cada uma das faturas à taxa em vigor.

Posso corrigir uma fatura se ainda não a tiver enviado ao cliente?

Posso corrigir uma fatura se ainda não a tiver enviado ao cliente?


Sim. Independentemente de ter faturado a mais ou a menos, se detetou o erro no imediato, isto é, se ainda não enviou a fatura ao cliente, a solução é anular a fatura e emitir uma nova com os valores corretos.

É possível emitir uma fatura com data anterior à última fatura?

É possível emitir uma fatura com data anterior à última fatura?


Sim. Para tal, deve criar uma nova série referente à data que pretende. Note que o n.º de série e as datas de emissão devem ser sequenciais e crescentes.

Como proceder após a emissão de uma fatura com o NIF errado?

Como proceder após a emissão de uma fatura com o NIF errado?


Se ainda não enviou a fatura ao cliente, deverá anular a fatura.
Se já enviou a fatura ao cliente, poderá emitir uma nota de crédito pelo valor total da fatura e emitir uma nova.

É importante configurar um grupo de clientes?

É importante configurar um grupo de clientes?


Sim. Esta configuração facilita a gestão de entidades, listas e mapas.  Na criação de novos clientes, estes dados são carregados por predefinição agilizando o processo de venda.

Os dados preenchidos no grupo de clientes podem ser alterados a qualquer momento e segundo as regras de cada utilizador, sendo apenas uma forma de facilitar e dinamizar a criação das entidades de forma genérica.

Posso registar uma fatura em moeda estrangeira?

Posso registar uma fatura em moeda estrangeira?


Sim. O Jasmin permite a utilização de diferentes moedas na gestão das listas de preços e no lançamento de documentos. Pode emitir uma fatura em moeda estrangeira a partir da área Faturação | Criar Fatura. Para mais informações, leia o artigo aqui.

Posso emitir uma fatura para um cliente intracomunitário ou de um mercado externo?

Posso emitir uma fatura para um cliente intracomunitário ou de um mercado externo?


Sim. No Jasmim é possível emitir faturas para clientes intracomunitários ou de mercados externos. Para tal é necessário definir o regime de impostos da entidade na ficha do cliente em Vendas | Clientes, no separador Cliente. Para mais informações, leia o artigo aqui.