Como comunicar séries no POS?

Jasmin Software - 5 Dezembro, 2022 - 2 minutos

A comunicação das séries dos documentos é uma medida legal que entra em vigor em 2023 (ver mais informações). Neste sentido, a partir de 01/01/2023 todas as empresas são obrigadas a comunicar as séries à Autoridade Tributária.

 

O processo de comunicação de séries é diferente entre o Jasmin e os dispositivos POS. Por isso, além de comunicar as séries utilizadas no Jasmin, é também necessário comunicar as séries usadas no POS. Para controlar e evitar utilização indevida das séries, a AT também permite anular ou finalizar séries (saber mais).

 

No POS, uma série pode assumir três estados:

  • R: série comunicada (Registered);
  • U: série cancelada (Unregistered);
  • D: série encerrada (Disabled).

Para comunicar uma série, é possível escolher um dos seguintes métodos:

  1. Comunicação Manual através do Portal da AT. Após obter os códigos, deve inseri-los nos tipos de documentos utilizados no POS;
  2. Comunicação Automática através do processo Abertura Automática de Ano

 

Comunicação Manual

A comunicação manual das séries pressupõe que a AT indique para cada tipo de documento um código de validação, que deve ser indicado nos respetivos documentos no POS.

 

Após recolher o código de validação na AT, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Tabelas | Fiscais | Tipos de Documentos;
  2. Selecione/Toque no tipo de documento pretendido e edite-o;
  3. No separador Geral, insira o código devolvido pela AT no campo Série;
  4. Defina a Data de Início;
  5. Guarde as alterações.

 

Comunicação Automática

É possível comunicar as séries automaticamente para que este processo seja rápido e eficiente. Para isso, é apenas necessário garantir os seguintes requisitos:

  • Ativar a funcionalidade Abertura Automática do Ano;
  • Garantir que existe ligação à internet no dispositivo;
  • Validar se os dados de acesso à AT estão devidamente preenchidos.

 

Para que o seu dispositivo comunique automaticamente as séries, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Sistema | Configurações | Gerais | Dados/Empresa | Autenticação AT.
  2. Verifique se os dados de acesso à AT estão devidamente preenchidos;
  3. Aceda a Sistema | Configurações | Gerais | Ambiente;
  4. No campo Mudança Ano, selecione a opção 0-Automática;
  5. Insira um prefixo automático para a série, por exemplo T0123, em que T01 é o prefixo e 23 o ano da série;
  6. Quando inicializa a aplicação, a mudança de ano é desencadeada automaticamente. Deve escolher qual a informação a migrar para o novo ano;
    Nota: Deve ativar no mínimo a opção Transferir base de dados;
  7. Será apresentada uma mensagem a confirmar o sucesso da operação;
  8. Clique em Continuar;
  9. O POS irá comunicar todas as séries de tipos de documentos/recibos/consulta e irá avisá-lo do resultado desta operação.
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