Como gerir o seu catálogo de artigos no Jasmin eCommerce?

Jasmin Software - 23 Julho, 2020 - 3 minutos

Gerir os seus catálogos de artigos em múltiplos canais de vendas é agora mais simples. Depois de criar os artigos no Jasmin, basta preencher na aplicação a informação específica em cada um dos canais integrados e publicar os seus artigos na categoria certa.


Criar e configurar artigos

A criação de artigos deve ser feita a partir do Jasmin em Vendas | Artigos de Vendas. Durante a criação dos artigos, deve definir também para que canais estará disponível na aplicação, assim como as respetivas listas de preços.

 

Se tiver artigos já criados no backoffice da sua loja online ou no Marketplace (Shopify, etc.), tem de criá-los no Jasmin para que estes sejam integrados na gestão do seu negócio (ver Importação de ficheiros). Para além disso, nos artigos criados deve ativar o inventário com o respetivo armazém configurado.

 

Não se esqueça de tirar partido da funcionalidade Associar a todos os artigos no canal de vendas para associar o mesmo canal a todos os artigos com uma determinada lista de preços. Recomendamos a utilização da Lista de Preços Comparativos no site de eCommerce para servir de comparação, por exemplo, entre o preço atual e o anterior do artigo (preço rasurado). Para agilizar este processo de ajuste de condições de venda, o Jasmin permite ainda alterar preços para vários artigos em lote.

 

Nota: Poderá gerir todo o seu catálogo através da funcionalidade de importação e exportação .csv, inclusive criar novos artigos. No entanto, recomendamos às novas subscrições que comecem por criar os artigos no Jasmin, seja de forma manual ou através da importação de ficheiros.

 

Gerir catálogo de artigos

Quando corretamente configurados no Jasmin, os artigos associados ao canal de vendas selecionado na configuração da aplicação, serão automaticamente disponibilizados no menu Catálogo quando clica em Sincronizar.

 

O editor de cada artigo disponível é constituído por dois tipos de separadores:

  • Geral: permite editar a informação comum a todos os artigos, independentemente do canal e das categorias. Nesta área, deve preencher toda a informação relevante ainda em falta e adicionar mais fotos do produto para a exibição nos sites;
  • Canal: permite publicar os artigos e editar a informação específica do canal (Shopify, etc.). Para publicar um artigo, basta selecionar a categoria pretendida, preencher a informação relevante e clicar em Guardar. Para despublicar um artigo de um canal, basta aceder ao separador correspondente, remover a seleção da checkbox da categoria e clicar em Guardar.

No canto superior direito, existem duas opções que são comuns a todos os canais:

  • Atualizar artigo: permite atualizar a informação do artigo no seu catálogo online;
  • Remover artigo: permite remover completamente um artigo do seu catálogo online. 

Nota: Os artigos removidos continuarão a estar disponíveis no Jasmin para ser usados por outros canais, não utilizados na configuração da aplicação.

 

Importar e exportar artigos

Pode ainda criar e gerir artigos através da importação/exportação de ficheiros .csv. Recomendámos que faça a gestão do seu negócio por categoria para simplificar a atualização da informação de cada canal.

 

Para tal, selecione a integração pretendida (Shopify, etc.) e depois a(s) categoria(s) que pretende atualizar. Quando não seleciona nenhuma das categorias dos canais, será exportada a informação existente no separador Geral de todos os canais.

 

No caso do Shopify, terá de criar as categorias (coleções) necessárias a partir do seu Admin Shopify. 

 

Nota: Existem cenários de utilização que implicam que alguns campos no .csv não possam ser traduzidos para que a aplicação Jasmin e a aplicação integradora comuniquem corretamente. Por este motivo, não deve alterar o idioma fonte de nenhum dos campos ou categorias quando exporta os artigos.

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não