Como registar uma devolução de um cliente?
Jasmin Software - 19 Setembro, 2018 - 5 minutosNo caso de um cliente devolver mercadoria depois da emissão da fatura, deve emitir uma nota de crédito a partir da mesma, registar uma Encomenda de Devolução (DEV) e dar entrada da mercadoria no inventário (ver infografia).
Devolução de mercadoria
Para registar a devolução de material de um cliente, siga os seguintes passos:
- Aceda a Venda | Encomendas;
- Clique em Criar;
- Selecione a opção Devolução de Encomenda (DEV) no campo Tipo de Documento;
- Indique o nome do Cliente no respetivo campo;
- Indique os Artigos e Quantidades que pretende devolver na área Produtos e Serviços;
- Por fim, clique em Guardar.
Receção de mercadoria
Para indicar a receção da mercadoria no inventário, siga os seguintes passos:
- Aceda a Inventário | Receção de Mercadoria | Receção de Mercadoria;
- Clicar em Criar;
- Selecione a checkbox da encomenda a qual efetuou a devolução;
- Por fim, clique em Gerar.
Pode consultar o documento de Receção de Material (RM) relativo à encomenda processada em Inventário | Receção de Mercadoria | Receções de Mercadoria.
Nota: Pode dar entrada no inventário de várias encomendas de devolução ao mesmo tempo. Para isso, basta selecionar as checkboxes das várias encomendas de devolução pretendidas em Inventário | Receção de Mercadoria | Receções de Mercadoria e clicar em Gerar.