Vendas − Fluxo de trabalho

Jasmin Software - 22 Fevereiro, 2018 - 4 minutos

1. Criar orçamento

Nas vendas, o fluxo de trabalho inicia-se normalmente com um pedido de orçamento, particularmente quando se trata de um novo cliente. Terá que criar e enviar o Orçamento (ORC) solicitado pelo cliente.

 

2. Registar encomenda

Quando aprovado, pode converter o Orçamento (ORC) numa Encomenda (ECL). Se o cliente não pedir um orçamento, é também possível registar diretamente a encomenda da mercadoria ou serviços solicitados.

 

3. Emitir guia de remessa

No processamento de uma encomenda de mercadoria, poderá ter de emitir uma Guia de Remessa (GR). Este documento dá saída ao material no inventário e deve acompanhar a mercadoria durante o transporte até ao destino.

 

4. Emitir fatura

Para proceder à cobrança da mercadoria ou serviços ao cliente pode criar uma Fatura (FA) a partir dos dados presentes no documento de encomenda ou guia de remessa. No caso de vendas a pronto, pode emitir uma Fatura-Recibo que se liquida no momento da sua criação.

Se existirem erros na fatura emitida, deverá retificá-los através de uma Nota de Crédito (NC) ou Débito (ND) a partir da FA, de acordo com os valores em excesso ou em falta.

 

5.Cobrar dívidas

É com base na informação dos documentos emitidos – FA, NC e ND – que a cobrança aos clientes será realizada. Caso não se trate de uma Fatura-Recibo, aquando do pagamento, poderá gerar o recibo diretamente a partir da fatura. Poderá ainda consultar estes documentos e liquidar os pagamentos em falta, a qualquer momento, nas Contas Correntes.

 

6. Processar devolução

No caso de um cliente devolver material após a emissão da fatura, pode emitir uma Nota de Crédito (NC) a partir da mesma, registar uma Encomenda de Devolução (DEV) e dar entrada do material no inventário.

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