Como gerir encomendas e devoluções no Jasmin eCommerce?

Jasmin Software - 23 Julho, 2020 - 3 minutos

O Jasmin eCommerce faz o trabalho administrativo por si. Através de operações de processamento automático de documentos, pode simplesmente acompanhar no dashboard as encomendas dos diferentes canais desde do armazém à casa dos clientes e, assim, ganhar mais tempo para o que realmente interessa.

 

Dashboard

No Dashboard pode consultar um resumo da atividade e histórico de vendas (Dott, Shopify, etc.), para que possa conhecer os resultados comerciais por canal.

No Dashboard de Atividade pode consultar:

  • Encomendas em aberto;
  • Encomendas aceites;
  • Encomendas prontas a enviar;
  • Encomendas em trânsito;
  • Devoluções em aberto;
  • Devoluções aceites.

No Dashboard de Histórico pode consultar:

  • Encomendas diárias (Média)
  • Total de vendas


Gerir encomendas

O fluxo das encomendas está definido em 6 estados:

  • Em aberto: Aqui poderá encontrar as encomendas dos diferentes canais que aguardam confirmação. Pode ainda rejeitar ou aceitar totalmente (ou parcialmente) as encomendas, sendo o respetivo stock automaticamente atualizado no armazém. Nas encomendas parcialmente aceites, as linhas dos artigos rejeitados ficam assinaladas com uma cor diferente;
  • Aceite: Aqui poderá preparar as encomendas aceites e imprimir os respetivos documentos que devem acompanhar o envio da mercadoria (fatura, guia CTT, instruções, etc.);
  • Pronta a enviar: Aqui poderá consultar as encomendas já preparadas e prontas para serem recolhidas pelos correios ou transportadora;
  • Envio iniciado: Aqui poderá acompanhar o estado da encomenda durante o envio;
  • Concluída: Aqui poderá consultar as encomendas que já foram recebidas pelos clientes;
  • Cancelada: Aqui poderá visualizar as encomendas que foram totalmente rejeitadas.

Depois da encomenda estar no estado Pronta a enviar, a transição para os próximos estados é feita de forma automática, sem requerer intervenção do utilizador.


Gerir devoluções

O fluxo das devoluções está definido em 4 estados:

  • Em aberto: Aqui poderá rejeitar ou aceitar totalmente (ou parcialmente) as devoluções reportadas pelos clientes;
  • Aceite: Aqui poderá encontrar as devoluções aceites que necessitam de ser processadas para reembolsar o cliente;
  • Reembolsada: Aqui poderá encontrar o documento de reembolso automaticamente emitido quando a devolução é processada, sendo o respetivo stock automaticamente atualizado no armazém;
  • Rejeitada: Aqui pode encontrar as devoluções rejeitadas.

As devoluções rejeitadas devem ser tratadas diretamente com o cliente através de um processo de disputa na respetiva plataforma de eCommerce. Caso o processo de disputa seja decidido a favor do cliente, deverá emitir no Jasmin manualmente uma nota de crédito através da retificação da fatura da respetiva encomenda.

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