Como registar uma devolução de um cliente?

Jasmin Software - 19 Setembro, 2018 - 5 minutos

No caso de um cliente devolver mercadoria depois da emissão da fatura, deve emitir uma nota de crédito a partir da mesma, registar uma Encomenda de Devolução (DEV) e dar entrada da mercadoria no inventário (ver infografia).

 

Devolução de mercadoria

Para registar a devolução de material de um cliente, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Venda | Encomendas;
  2. Clique em Criar;
  3. Selecione a opção Devolução de Encomenda (DEV) no campo Tipo de Documento;
  4. Indique o nome do Cliente no respetivo campo;
  5. Indique os Artigos e Quantidades que pretende devolver na área Produtos e Serviços;
  6. Por fim, clique em Guardar.

 

Receção de mercadoria

Para indicar a receção da mercadoria no inventário, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Inventário | Receção de Mercadoria | Receção de Mercadoria;
  2. Clicar em Criar;
  3. Selecione a checkbox da encomenda a qual efetuou a devolução;
  4. Por fim, clique em Gerar.

Pode consultar o documento de Receção de Material (RM) relativo à encomenda processada em Inventário | Receção de Mercadoria | Receções de Mercadoria.

 

Nota: Pode dar entrada no inventário de várias encomendas de devolução ao mesmo tempo. Para isso, basta selecionar as checkboxes das várias encomendas de devolução pretendidas em Inventário | Receção de Mercadoria | Receções de Mercadoria e clicar em Gerar.

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