Dezembro 2018 – Quais são as últimas novidades no Jasmin?

Jasmin Software - 11 Dezembro, 2018 -

Nesta release (publicada a 10.12.2018) destacam-se as seguintes novidades:


Comunicação à AT via Webservice

 

Não sabe quantos documentos faltam comunicar à AT? Não se preocupe. A partir de agora, em Impostos | Comunicar à AT, poderá visualizar o número total de documentos financeiros ou de transporte que ainda não foram comunicados.

 

Poderá ainda comunicar uma fatura à AT diretamente a partir do editor, em Vendas | Faturas, através do novo botão “Comunicar”.

 

 

Caso ocorra um erro durante a comunicação, receberá uma mensagem de aviso no ecrã. Para voltar a tentar, clique novamente em “Comunicar” (ao lado do botão “Enviar”).

 

Liquidação de faturas

 

Para liquidar uma fatura, por exemplo, num pagamento a pronto, já não precisa de visitar as suas contas correntes. Pode simplesmente liquidar diretamente a fatura a partir do editor, em Vendas | Fatura, através do novo botão “Recibo”. Útil, não é?

 

 

Estado de pagamento

 

No Jasmin pode agora consultar o estado de pagamento de todos os seus documentos financeiros. Nas listas foi adicionada uma coluna onde é apresentado o estado dos diferentes documentos, como Em atraso, Pendente ou Liquidado. Poderá também filtrar os documentos através do seu estado.

 

Nota: Se possuir listas configuradas, para usufruir desta funcionalidade será necessário repor as configurações das listas.

 

 

Alterações nos menus

 

Para simplificar a compreensão do fluxo de trabalho, foram alterados os títulos das opções de processamento de documentos nos diferentes menus.

 

Os novos títulos pretendem clarificar o resultado da ação de processamento em cada uma das opções (Ex.: Processar em lote, Gerar fatura, Gerar nota de crédito, Gerar receção de mercadoria, Gerar pagamento, etc.).

 

Faturação parcial de serviços

 

Já precisou de faturar apenas parte do valor de uma encomenda de serviços? A partir de agora, em Vendas | Processar em lote | Gerar fatura, pode definir no campo “Quantidade” quantas unidades quer faturar. Útil, não é?

Nota: Antes de emitir a encomenda, deve predefinir se a unidade do serviço pode ter casas decimais como, por exemplo, nos serviços prestados à hora. Na prática, um serviço de 1 hora pode ser faturado parcialmente em 0,5 horas (meia hora).

 

Movimentos de Stock

 

Para quem gere um negócio, é muito importante saber como se encontra o seu inventário numa data específica.

 

A partir de agora, em Inventário| Explorar| Movimentos de Stock, pode consultar os movimentos de entrada e saída de stock efetuados em cada armazém.

 

Pode também filtrá-los por artigo, armazém e data de lançamento dos respetivos documentos.

 

Bloquear um artigo para vendas

 

O Jasmin permite bloquear artigos não vendáveis como, por exemplo, artigos de amostra, de calibração ou com defeito.

 

Para bloquear um artigo, aceda a Vendas| Artigos de vendas, escolha o artigo pretendido e, no separador de Vendas, ative a checkboxBloqueado”. Assim, o artigo não poderá ser adicionado a novos processos de venda, mas continuará disponível para devoluções.

 

Descontos em valor

 

Quer fazer um desconto de 5 euros numa venda, mas não lhe apetece fazer contas? O Jasmin resolve a matemática por si.

 

A partir de agora, no editor de faturas e notas de crédito, pode aplicar descontos em valor ao total do documento. Para isso, basta expandir o bloco Financeiro e inserir o valor pretendido no campo “Desconto em Valor”.

 

Nota: Os descontos em valor são acumulativos a outros descontos percentuais aplicados ao documento.

 

Impressão de documentos

 

Todos os descontos aplicados numa venda ou compra passam a constar na impressão dos respetivos documentos.

 

Foi também criado um novo campo “Nota ao destinatário” nos documentos de transferências de stock, onde pode adicionar informações complementares sobre os artigos transferidos.


Relatórios de exploração em vendas

 

Para que saiba sempre o que está a acontecer no seu negócio, adicionamos dois novos relatórios:

  • Vendas mensais por entidade/artigo;
  • Vendas por entidade/artigo.

Utilize os filtros e obtenha informação periódica, organizada e contabilizada por artigo e/ou entidade – sem contas nem complicações.

 

Com o Jasmin, nunca foi tão fácil acompanhar o seu negócio!

 

  • Este artigo foi útil?
  • sim     não