Gestão Pessoal

A influência do trabalho remoto para a produtividade dos negócios

por Isabel Dias | 27 Março, 2018

Home office, trabalho remoto ou, simplesmente, trabalho à distância. O conceito pode até ter várias designações, mas uma coisa é certa: esta é já uma realidade em muitas empresas.

 

Segundo um estudo realizado pela internacional Regus, cerca de 50% dos profissionais a nível mundial trabalham de forma remota. Desses 50%, 72% indica que ao trabalhar remotamente se sentem mais motivados, conseguindo assim manter-se mais produtivos.

 

Saiba mais sobre esta tendência e descubra quais os reais benefícios do trabalho remoto para as empresas ao longo deste artigo.

 

Trabalho remoto: uma tendência no mercado empresarial

 

Seja como profissional com contrato sem termo ou como freelancer, o trabalho remoto é cada vez mais uma tendência no mercado laboral. E muito se deve à evolução digital que se tem vivenciado nos últimos anos.

 

Graças às novas tecnologias e ao acesso global da internet, torna-se possível criar ferramentas que permitam o acesso constante à informação, facilitando assim a adoção de novas metodologias de trabalho por parte das empresas.

 

E, enquanto algumas ferramentas como o Skype ou o WhatsApp tornam possível a realização de reuniões à distância através de videochamadas, outras como o Google Drive e a Dropbox permitem aos profissionais trabalhar simultaneamente nos mesmos documentos através da cloud.

 

Com tudo isto, trabalhar a partir de qualquer lugar precisando apenas de ter ligação à internet já é possível!

 

Principais benefícios do trabalho remoto

 

Já pensou no quão benéfico pode ser para o seu negócio e para os seus colaboradores oferecer-lhes uma maior flexibilidade e permitir-lhes trabalhar de forma remota?

 

Não se trata apenas de dinamizar as relações laborais e aumentar os níveis de produtividade. As empresas que adotam o trabalho remoto obtêm diversos benefícios a seu favor, como por exemplo:

 

Melhor qualidade de vida

 

Num mercado de trabalho em constante evolução, a preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores tende a aumentar. Contudo, são ainda poucas as empresas que conseguem efetivamente oferecer condições laborais que motivem os seus colaboradores.

 

Através do trabalho remoto, as empresas oferecem uma maior flexibilidade de horários aos seus colaboradores, proporcionando-lhes uma qualidade de vida melhor. Em que é que isto se reflete? Num aumento significativo da produtividade, uma vez que estes passam a trabalhar para cumprir metas e não horários.

 

 

Aumento da motivação

 

No seguimento da ideia anterior, são vários os estudos que comprovam que ter uma maior flexibilidade de horários e uma melhor qualidade de vida pode aumentar significativamente a motivação e, uma vez mais, melhorar os níveis de produtividade dos trabalhadores.

 

Diminuição de custos

 

Outra grande vantagem para as empresas é a possibilidade de diminuir os custos fixos do negócio, como é o caso da eletricidade, limpeza, internet e outras pequenas necessidades que mantêm um escritório operacional.

 

Existem negócios que não necessitam de um local físico ou de recursos a full-time, então porque não economizar naquilo que se consegue?

 

No entanto, quando falamos em custos não falamos apenas de custos monetários mas também em custos físicos. Trabalhar de forma remota permite reduzir significativamente o tempo gasto em deslocações, rentabilizando assim o tempo de trabalho.

 

Diversificação da equipa de trabalho

 

Em vez de contratar apenas colaboradores regionais, com o trabalho remoto pode contratar profissionais de outras cidades ou até mesmo países, promovendo assim a diversidade cultural e aumentando o potencial da sua equipa de trabalho.

 

E, caso no futuro pense em iniciar um processo de internacionalização, não terá como fugir a esta realidade.

 

A tecnologia como a sua melhor aliada

 

Ao apostar no trabalho remoto, saiba que a tecnologia pode ser a sua melhor aliada para reduzir a distância entre os seus colaboradores e o seu negócio.

 

Como tal, comece por recorrer a ferramentas que permitam à sua equipa de trabalho acompanhar toda a evolução do negócio de perto, independentemente do local onde se encontram.

 

Além das ferramentas de comunicação e gestão de documentos mencionadas no início deste artigo, opte por recorrer a um software de gestão cloud que permita a toda a equipa aceder aos dados do negócio a qualquer hora e em qualquer lugar de forma rápida e intuitiva.

 

E porque todos temos um lugar favorito para trabalhar, seja ele dentro ou fora do escritório, a boa notícia é que no Jasmin, um software cloud expert em gestão, encontra toda a liberdade que procura.

 

Além disso, por ser um software certificado pela Autoridade Tributária, no Jasmin pode faturar com toda a segurança.

 

Veja como é tão simples começar:

 

Experimente já o Jasmin Express sem qualquer custo associado e veja o seu negócio crescer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais