Tecnologia

Indústria 4.0: o que é e o que está a fazer pelas empresas?

por Nídia Ferreira | 19 Fevereiro, 2019

Até os menos versados em assuntos de tecnologia já devem, em determinado momento, ter tropeçado no conceito Indústria 4.0 ou então num outro equivalente, a quarta revolução industrial, que por estes dias andam na boca do mundo. E também é provável que a expressão “revolução industrial”, lembre mais facilmente as aulas de História do ensino […]

Até os menos versados em assuntos de tecnologia já devem, em determinado momento, ter tropeçado no conceito Indústria 4.0 ou então num outro equivalente, a quarta revolução industrial, que por estes dias andam na boca do mundo. E também é provável que a expressão “revolução industrial”, lembre mais facilmente as aulas de História do ensino […]

Tecnologia

PSD2: o futuro dos pagamentos com esta diretiva europeia

por Nídia Ferreira | 5 Fevereiro, 2019

Se costuma fazer compras pela internet, certamente que já pensou: mas por que é que não há uma forma mais simples de fazer o pagamento, sem ter de fazer uma transferência bancária ou colocar os dados do cartão de crédito? Então saiba que a partir de Setembro deste ano as coisas vão mudar, assim que […]

Se costuma fazer compras pela internet, certamente que já pensou: mas por que é que não há uma forma mais simples de fazer o pagamento, sem ter de fazer uma transferência bancária ou colocar os dados do cartão de crédito? Então saiba que a partir de Setembro deste ano as coisas vão mudar, assim que […]

Tecnologia

Digitalização de processos: empresas mais rápidas e ágeis

por Nídia Ferreira | 22 Janeiro, 2019

O mundo está um lugar mais rápido. Os consumidores cada vez mais exigentes. Hoje já ninguém espera pelo fim do mês para saber quanto vai gastar em gás e eletricidade. As pessoas querem poder aceder à sua conta de cliente e ver os consumos em tempo real. O mesmo com as compras online. Não basta […]

O mundo está um lugar mais rápido. Os consumidores cada vez mais exigentes. Hoje já ninguém espera pelo fim do mês para saber quanto vai gastar em gás e eletricidade. As pessoas querem poder aceder à sua conta de cliente e ver os consumos em tempo real. O mesmo com as compras online. Não basta […]

Tecnologia

Software de gestão inteligente: o que podemos esperar no futuro?

por Nídia Ferreira | 10 Janeiro, 2019

Dos mainframes dos anos 60 (aqueles computadores que ocupavam uma sala inteira), à nuvem do século XXI, os softwares de gestão não têm parado de evoluir. Pelo caminho foram ganhando rapidez, adquiriram novas funcionalidades e tornaram-se mais user-friendly. Com a crescente introdução de tecnologias como a inteligência artificial, o machine learning e o processamento de […]

Dos mainframes dos anos 60 (aqueles computadores que ocupavam uma sala inteira), à nuvem do século XXI, os softwares de gestão não têm parado de evoluir. Pelo caminho foram ganhando rapidez, adquiriram novas funcionalidades e tornaram-se mais user-friendly. Com a crescente introdução de tecnologias como a inteligência artificial, o machine learning e o processamento de […]

Tecnologia

Big Data: o que é e o que pode fazer pelo seu pequeno negócio

por Nídia Ferreira | 8 Janeiro, 2019

Antes de qualquer outra coisa, vamos encarar o elefante na sala (ou por outra, no título deste artigo): “como assim big data para pequenos negócios?!” Vá, respire fundo. Sim, vamos falar de big data. E não, não é apenas para grandes empresas ou multinacionais dotadas de mega-servidores e bolsos profundos. Também as pequenas e médias […]

Antes de qualquer outra coisa, vamos encarar o elefante na sala (ou por outra, no título deste artigo): “como assim big data para pequenos negócios?!” Vá, respire fundo. Sim, vamos falar de big data. E não, não é apenas para grandes empresas ou multinacionais dotadas de mega-servidores e bolsos profundos. Também as pequenas e médias […]

Tecnologia

Análise Preditiva: IA no suporte ao sucesso do seu negócio

por Nídia Ferreira | 26 Dezembro, 2018

Corria o ano de 2002, quando a equipa de marketing da Target (uma das maiores retalhistas no mercado norte-americano) decidiu sondar um estatístico recém-chegado à empresa acerca de um plano no mínimo bizarro. A ideia era descobrir quais das suas clientes estavam grávidas e, mais especificamente, quais as que tinham entrado no segundo trimestre de […]

Corria o ano de 2002, quando a equipa de marketing da Target (uma das maiores retalhistas no mercado norte-americano) decidiu sondar um estatístico recém-chegado à empresa acerca de um plano no mínimo bizarro. A ideia era descobrir quais das suas clientes estavam grávidas e, mais especificamente, quais as que tinham entrado no segundo trimestre de […]