Gestão Pessoal

Automotivação para freelancers: como conseguir?

por Isabel Dias | 13 Março, 2018

Automotivação, organização e disciplina. Estas são apenas algumas das capacidades básicas que precisa de desenvolver se trabalha como freelancer.

 

Trabalhar como freelancer pode ser uma experiência única e trazer-lhe inúmeras vantagens. O grande desafio, porém, é conseguir desenvolver hábitos de trabalho e respeitar os seus próprios limites.

 

Como manter a automotivação enquanto freelancer?

 

Há dias em que o trabalho simplesmente não rende e toda a liberdade que o trabalho como freelancer lhe proporciona acaba por afetar a sua produtividade? É perfeitamente normal.

 

O segredo resume-se apenas à sua capacidade de organização, disciplina e, acima de tudo, capacidade de automotivação. Sim, automotivação!

 

Nos dias que correm, perante os constantes desafios do mercado de trabalho, a automotivação ocupa um papel fundamental no desenvolvimento da autoconfiança, estimulando ao mesmo tempo o entusiasmo necessário para aumentar o rendimento profissional.

 

Não há dúvidas: apesar de este ser um regime de trabalho com maior liberdade, convém estabelecer (e cumprir!) algumas regras indispensáveis para o seu sucesso profissional.

 

Para o ajudar a manter a automotivação, deixamos-lhe algumas dicas.

 

1. Definir objetivos profissionais

 

Quais são os seus objetivos enquanto freelancer? Ganhar experiência profissional, juntar dinheiro extra ou simplesmente ocupar o seu tempo livre a fazer algo que gosta?

 

Quaisquer que sejam os seus objetivos, manter-se focado nos mesmos é meio caminho andado para conseguir atingi-los de forma eficaz.

 

Mas não só. Ter objetivos de carreira bem definidos ajuda-o a manter a sua automotivação, uma vez que ao alcançar as metas definidas sentir-se-á mais motivado para começar novas tarefas e até novos projetos.

 

2. Estabelecer metas diárias

 

Quando não temos um compromisso, é mais fácil deixarmo-nos vencer pelo “amanhã faço”, não é verdade? Para que isto não aconteça, comece por estabelecer as suas metas diárias.

 

Opte por criar um plano de tarefas diárias de acordo com o grau de prioridade e complexidade de cada uma. Não se esqueça: organização acima de tudo!

 

3. Estabelecer metas financeiras

 

Mais do que metas diárias, é importante que estabeleça metas financeiras. Aliado a cada meta financeira, poderá associar um objetivo maior. Por exemplo: “Daqui a três meses juntar até 500€ para fazer uma viagem, comprar um telemóvel novo, etc.”

 

Este tipo de estratégia irá ajudá-lo a manter-se motivado e focado em atingir os resultados desejados.

 

4. Criar hábitos

 

Ao trabalhar como freelancer, é imprescindível que crie alguns hábitos. Para isso, nada melhor do que criar uma rotina. Por exemplo:

 

  • Organize o seu dia na noite anterior;
  • Acorde sempre à hora planeada e não 15 ou 20 minutos depois;
  • Tome um bom pequeno almoço;
  • Cumpra todas as metas diárias traçadas;
  • Não ganhe o hábito de trabalhar horas a fio, sem pausas;
  • Tal como a hora de acordar, respeite a hora de deitar;
  • Reserve tempo para si, para a sua família e amigos.

5. Ouvir música

 

A música pode ser a sua melhor aliada no que à automotivação diz respeito! Porquê? É simples: ao ouvir música enquanto realiza uma tarefa promove a sua criatividade, desenvolvendo ainda a sua capacidade de concentração.

 

Prepare uma playlist de acordo com o seu estilo de música preferido para trabalhar, pegue nos fones e deixe-se contagiar.

 

6. Mudar de ambiente

 

Por vezes, trabalhar no mesmo espaço todos os dias, com a mesma vista e a mesma decoração pode levá-lo a um sentimento de exaustão. Então porque não aproveitar ao máximo aquilo que o trabalho como freelancer lhe proporciona? Sim, estamos a falar da liberdade!

 

Pegue no portátil e saia de casa. Mude de espaço de trabalho! De manhã trabalhe por casa e à tarde vá até uma esplanada com uma vista agradável, aproveite a luz natural e hidrate-se com um sumo de fruta natural. Quer melhor cenário para se manter motivado?

 

7. Aproveitar o tempo livre

 

Por fim, e depois de uma semana de trabalho, aproveitar bem o tempo de descanso é fundamental para renovar energias e começar uma nova semana motivado.

 

Por isso, aproveite os fins de semana para descansar, ler um livro, ir ao cinema ou simplesmente para estar com a sua família e amigos.

 

Use a tecnologia a seu favor

 

No meio de tanta coisa para fazer, é normal que nem sempre consiga ter tempo para gerir todas as tarefas administrativas a que a sua atividade está sujeita: cobrar a clientes, pagar os impostos, analisar os lucros... Estas são apenas algumas das suas responsabilidades financeiras enquanto freelancer.

 

Para simplificar todo este processo, nada melhor do que recorrer a um software de gestão que lhe permita ter um maior controlo e segurança na sua atividade.

 

O Jasmin, um software de gestão cloud e certificado, pode ser a solução que procura. Além de faturar, este software ajuda-o com indicadores de gestão sobre o futuro da sua atividade.

 

E o melhor de tudo é que o Jasmin apresenta uma versão gratuita, o Jasmin Express. 

 

Experimente já o Jasmin Express sem qualquer custo associado e bom trabalho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais