Gestão Pessoal

8 passos para quem quer começar um negócio online

por Isabel Dias | 11 Janeiro, 2018

Começar um negócio online nunca foi tão fácil e a verdade é que muito se deve ao elevado número de ferramentas e dispositivos tecnológicos disponíveis num mercado em constante evolução. Além disso, se está pronto para tomar as rédeas do seu próprio destino, mas não tem capital para comprar um franchising ou abrir uma loja física, um negócio online poderá ser a rampa de lançamento perfeita!

 

Este tipo de atividade permite chegar a milhões de clientes com as características mais diversas e, como tal, aumentar potencialmente o público-alvo desta nova aventura empreendedora.

 

Começar um negócio online em 8 passos

 

Começar um negócio online poderá ser a mudança de carreira que tanto ambiciona ou então, o complemento ideal para aumentar o seu rendimento mensal. Seja qual for o objetivo, recomendamos que siga estes 8 passos para criar um negócio online de sucesso.

 

1. Encontrar uma necessidade

 

Para aumentar as hipóteses de sucesso, e caso não tenha nenhuma ideia milionária, comece por encontrar um nicho de mercado que seja necessário preencher, seja pela venda de produtos, seja pela prestação de serviços.

 

Para tal, poderá pesquisar na internet e visitar fóruns online a fim de perceber melhor o que está em falta e quais os problemas que as pessoas mais procuram ver resolvidos.

 

2. Realizar pesquisas de mercado

 

Avalie se o produto ou serviço do seu negócio online tem procura. Para isso, pesquise num motor de busca as principais tendências do mercado. Podem até existir várias empresas que, aparentemente, dão resposta às necessidades que apurou, mas ainda assim há a possibilidade de superar as expectativas do público-alvo. O importante é definir estratégias orientadas por objetivos concretos.

 

3. Avaliar a concorrência

 

Agora que já tem a ideia de negócio, está na hora de investigar mais sobre a concorrência: o que fazem, como fazem, quais os pormenores únicos e distintivos de cada negócio, o que pode ser melhorado… São todos estes pormenores que permitirão definir melhor a sua marca, bem como o respetivo posicionamento no mercado.

 

4. Saber mais sobre legislação online

 

Informe-se sobre as regras que legislam os negócios online, principalmente no que diz respeito à questão de transporte, considerações de marca registada e proteção de dados.

 

5. Pesquisar e caracterizar o público-alvo

 

Como dissemos anteriormente, com a criação de um negócio online poderá alcançar milhares de pessoas em simultâneo, porém, nem todas são as mais indicadas para receber informação sobre o que está a vender.

 

Como tal, deverá definir o mais cuidadosamente possível quem é o seu público: idade, sexo, interesses, formação profissional, área de atividade, hobbies… São informações importantes para ajudar a personalizar o produto e a experiência do site, ajudando assim a para atrair o cliente.

 

6. Criar marca e site

 

Depois de ter pensado nas características que irão diferenciar o seu produto da concorrência e ter pesquisado sobre as leis do mercado, está quase pronto para lançar o seu negócio.

 

Falta apenas definir nome, logo e o meio por onde vai vender, ou seja,  website. Se não tiver esta possibilidade de investimento numa fase inicial, não descuide a parte da logomarca, visto que será a representação visual de todo o seu trabalho e do que vai vender, pelo que deve ser feito por um profissional. No caso do website, numa primeira fase poderá colocar esta tarefa em segundo plano, optando por vender através das redes sociais.

 

No entanto, se puder investir num site, deixamos algumas dicas importantes, dado que tem menos de 5 segundos para captar a atenção de um potencial cliente:

 

  • Escolher uma ou duas fontes simples num fundo branco ou de cor neutra;
  • Melhorar a experiência do utilizador através de uma navegação simples, rápida e intuitiva;
  • Usar gráficos, áudio ou vídeos para transmitir a mensagem que pretende. Texto em demasia é algo que não funciona;
  • Incluir uma oferta para quem se registar no website, de modo a conseguir acumular e-mails e informações para criação de base de dados;

 

Além disso, para que os clientes se sintam valorizados, poderá ainda:

 

  • Disponibilizar produtos que complementem a compra original;
  • Enviar vouchers como prémio para a fidelização de clientes.

 

7. Comprar publicidade online

 

Comprar publicidade online é a maneira mais fácil de obter tráfego para um site novo e apresenta uma grande vantagem: o seu anúncio aparecerá imediatamente nas páginas de pesquisa e bem.

 

8. Criar uma marca com história e reputação

 

A partir daqui, cabe-lhe a si gerir o negócio online da melhor maneira, tendo sempre em vista a reputação da marca - algo fundamental em qualquer tipo de negócio.

 

Para tal, poderá disponibilizar informações sobre a sua marca a outros sites (sempre com hiperligação para a sua página) e em redes sociais. Poderá também criar parcerias com bloggers, vloggers ou instagrammers que ajudarão a impulsionar a marca, bem como investir em assessoria de imprensa que ajude a divulgar a marca junto dos meios de comunicação social - se houver essa possibilidade e interesse.

 

Outra questão importante é a criação de conteúdo, não só sobre a marca, mas sobre temas relacionados. Por exemplo: imagine que cria uma loja online de venda de produtos alimentares sem glúten, uma boa forma de gerar conteúdo interessante é a criação de receitas com esses mesmos produtos.

 

 

O melhor parceiro para começar um negócio online

 

Embarcar numa grande aventura como a criação de um negócio online poderá ser algo bastante desafiante, pelo que todas as ferramentas que ajudem a facilitar o percurso são bem-vindas. E é aqui que entra o Jasmin.

 

O Jasmin, software de gestão cloud e certificado, foi desenvolvido para pessoas ou pequenas empresas que pretendem trabalhar de forma autónoma e cumprir com todas as obrigações fiscais, mantendo os processos administrativos atualizados e seguros.

 

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