Gestão Pessoal

Pouco tempo livre? 5 dicas para aproveitar o tempo livre durante a semana

por Isabel Dias | 22 Novembro, 2017

Pouco tempo livre durante a semana? O tempo é escasso para descansar, estar com a família ou até mesmo marcar um jantar com amigos? E as tarefas domésticas? E as idas ao ginásio que ficam sempre para “amanhã”?

 

Neste artigo vamos partilhar 5 dicas para aproveitar o tempo livre (tempo que, muitas vezes, nem damos por ele) durante a semana. Otimize o seu tempo para fazer aquilo que mais gosta.

 

Um dia tem (só) 24 horas

 

Passamos um terço do dia a trabalhar, outro terço a dormir e, do pouco tempo livre que fica, ainda temos de fazer as nossas refeições, fazer o trajeto casa-trabalho e trabalho-casa (nas grandes cidades esta simples tarefa pode traduzir-se em horas), entre outras tarefas necessárias para o nosso dia-a-dia. No meio disto tudo, onde encaixamos os nossos hobbies, as nossas obrigações, o tempo para a família e até mesmo o tempo para nós próprios?

 

A gestão e a organização do tempo é crucial para que consigamos aproveitar bem o tempo ao longo da semana.

 

5 dicas para aproveitar melhor o tempo livre durante a semana

 

1. Preparar as refeições semana a semana

 

Leva a famosa “marmita” para o trabalho? Cozinha todos os dias à noite para ter a comida pronta para o dia seguinte? Errado! Por que não planear as refeições semanais durante o fim-de-semana? Faça uma lista, cozinhe em grandes quantidades, organize em tupperwares para os diferentes dias da semana e, caso os tupperwares excedam o número de dias laborais, congele para a semana seguinte.

 

2. Planear a semana durante a viagem para o trabalho

 

Demora uma hora até ao trabalho de transportes públicos? O que faz durante esse tempo? Scroll nas redes sociais? Pode aproveitar o tempo das viagens casa-trabalho e trabalho-casa para atualizar a sua agenda, planear a semana de trabalho, atualizar os seus conhecimentos e até mesmo manter o contacto com amigos ou família.

 

3. Escolher estrategicamente as férias

 

E para as férias já tem planos? Planear as férias (de Verão, de Natal, da Páscoa) no seu tempo livre é uma boa dica. Para além de se manter motivado para ir trabalhar, consegue sempre os preços mais acessíveis! Aproveite também para verificar quais os feriados que se aproximam e, quem sabe, planear um fim-de-semana prolongado.

 

4. Estabelecer um dia para as grandes tarefas

 

  • Compras: É daquelas pessoas que tem de ir quase todos os dias ao supermercado? Mas porquê? Se cumprir a dica das refeições, as idas ao supermercado serão menos frequentes. É tudo uma questão de organizar a sua lista de compras, apontar tudo o que falta e escolher apenas um dia da semana para as compras da semana. Se tiver oportunidade, estenda o período para um mês.

 

  • Tarefas domésticas: Não é preciso limpar a casa todos os dias. Planeie um dia para a limpeza a fundo (e por que não um sábado de manhã? Fica o assunto arrumado para a semana toda!) e usufrua da sua casa nos restantes dias.

 

  • Desporto: O exercício físico é uma excelente forma de se sentir produtivo, quer a nível profissional quer a nível pessoal. Reserve 1 hora, três a quatro vezes por semana, para o seu bem-estar. Se é uma pessoa stressada talvez os exercícios de relaxamento, como o yoga seja uma boa opção. O ginásio é ótimo para quem gosta de aulas de grupo e ter algum tipo de aconselhamento. Ou, se é uma pessoa que prefere estar outdoors, pode simplesmente sair e caminhar nas imediações da sua casa.

 

5. Automatizar processos

 

Há certas alturas que o trabalho é mais intensivo, os deadlines parecem terminar todos ao mesmo tempo e não há mãos a medir com tanta coisa para fazer. Ficar a trabalhar até mais tarde é a solução, é inevitável. Mas, e se pudéssemos levar as tarefas para casa e trabalhar no conforto da nossa sala?

 

Se a sua empresa ainda não utiliza softwares de gestão cloud, talvez esta seja a hora certa para o fazer. A adoção de softwares cloud é cada vez mais comum nas empresas, ou seja, toda a informação está em rede, à distância de um click e é possível aceder à informação através de qualquer lugar e dispositivo.

 

Por exemplo o software de gestão Jasmin é uma solução que visa ajudar na gestão global do negócio bem como na definição de tarefas diárias, otimizando a gestão de tempo diária e semanal dos colaboradores. Além disso, caracteriza-se por ser bastante intuitivo e de fácil utilização para quem gere pequenos negócios, em qualquer setor de atividade. Para além disso é gratuito e certificado.

 

Saiba mais sobre o Jasmin Express e comece a utilizar já hoje.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Mais artigos