Gestão Pessoal

5 dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho

por Isabel Dias | 30 Novembro, 2017

Manter a produtividade no trabalho nos níveis desejados nem sempre é fácil. A par disso, enquanto muitos definem o termo como fazer mais tarefas no mínimo tempo possível, outros defendem que a produtividade passa por fazer menos tarefas mas com maior qualidade.

 

Uma coisa é certa: ser produtivo não significa trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor. Fazer o mesmo número de tarefas de uma forma mais organizada e em menos tempo? Sim, é isso que é a produtividade no trabalho!

 

 

5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

 

Às vezes basta um simples telefonema para que a distração ocorra e, direta ou indiretamente, os níveis de produtividade sejam afetados.

 

Como tal, ter níveis de produtividade no trabalho mais elevados pode depender apenas de alguns detalhes. Conheça 5 dicas que o podem ajudar!

 

1. Evitar distrações

 

Quanto menos distrações tiver à sua volta, maior será a sua produtividade! Duvida? Foque-se nas tarefas que tem para fazer e evite distrair-se com o seu smartphone ou até mesmo com a internet.

 

Se costuma distrai-se com o colega do lado, tente combinar algumas pausas para, por exemplo, ir tomar café ou lanchar e meterem a conversa em dia. Sim, fazer pequenas pausas é importante para manter os níveis de produtividade.

 

Experimente também trabalhar em ambientes calmos ou simplesmente colocar auscultadores, isso pode ajudar. Em último caso, saia mais cedo e tente acabar o trabalho em casa, pode compensar!

 

2. Definir um plano de tarefas

 

Nada melhor do que no início da semana refletir sobre as suas prioridades, definir metas e tarefas diárias. Use e abuse da sua agenda pessoal, dos post-its no computador e dos lembretes no telemóvel. Mas não se esqueça: organização acima de tudo! Coloque um visto nas tarefas que já tiver concluído.

 

Se costuma ir para o trabalho de transportes públicos, porque não aproveitar esse tempo para organizar o seu dia de trabalho e definir um plano de tarefas? Todo o tempo é útil!

 

3. Gerir o tempo

 

Já alguma vez pensou em utilizar ferramentas que o ajudem a controlar o tempo investido em cada tarefa? Esta é uma ótima forma de conseguir ter noção do tempo investido em cada tarefa. “Rescuetime” é uma das ferramentas de gestão de tempo mais conhecidas.

 

Além disso, é também importante definir prazos. Porquê? É uma forma de se desafiar a si próprio a cumprir com os prazos estipulados e garantir que cumpre todos os seus objetivos.

 

Mas atenção, mantenha sempre o foco e a concentração numa tarefa de cada vez! Praticar o “multitasking” é meio caminho andado para cometer erros desnecessários e quebrar a sua produtividade.

 

4. Gerir reuniões

 

A verdade é que para definir qualquer tarefa em grupo é necessário marcar reuniões que, na maioria das vezes, se prolongam mais do que deviam.

 

O segredo é definir sempre uma hora de início e fim. No caso de ser uma reunião rápida e pouco complexa, sugira que esta seja feita em pé. Com certeza que não haverá tanto espaço (nem conforto) para divagar.

 

5. A saúde em primeiro lugar

 

Faça exercício e beba muita água. Estudos revelam que beber pouca água atrapalha o funcionamento do cérebro e, consequentemente, a sua produtividade no trabalho. A par disso, fazer exercício físico ajuda-o a libertar-se do stress diário.

 

 

A tecnologia aliada à produtividade no trabalho

 

Afinal, o que é a produtividade se não for capaz de reduzir o tempo alocado a cada tarefa? Nos dias que correm, com o avanço tecnológico, os softwares de gestão são uma das melhores soluções para aumentar a produtividade no trabalho.

 

Simplificar processos! Deve ser este o mote para qualquer negócio. E é por isso que existe o Jasmin, um software de faturação cloud que ajuda a maximizar a rentabilidade e produtividade de uma forma mais intuitiva.

 

Experimente já o Jasmin Express sem qualquer custo associado e veja o seu negócio evoluir.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos