Gestão Pessoal

Como aumentar a produtividade em 4 passos

por Isabel Dias | 25 Outubro, 2017

A produtividade é algo transversal a todos os negócios, de quaisquer áreas e mercados, e já se começa a posicionar como um desafio diário para os profissionais. Mas, tendo em conta que o grau de produtividade afeta a qualidade e os resultados das tarefas, qual será o segredo para aumentar o rendimento profissional?

 

Produtividade para melhorar resultados

Antes de mais, é preciso entender que ser produtivo não significa trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor. Fazer o mesmo número de tarefas de uma forma mais equilibrada, organizada e em menos tempo? Sim, é isso mesmo!

 

Manter o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade produzida é fundamental para melhorar resultados. Mas nem sempre é fácil manter a produtividade nos níveis desejados. O mercado está cada vez mais competitivo, e as empresas procuram profissionais flexíveis e capazes de responder rapidamente a vários pedidos. Para além disso, há ainda a vida pessoal e a vida social que deve ser conjugada com a vida profissional.

 

Tudo isto pode causar distrações que afetam a produtividade no trabalho. No entanto, uma coisa é certa: a produtividade das empresas começa com a produtividade de cada colaborador!

Dicas para aumentar a produtividade

 

1. Definir um plano de tarefas

Definir um plano de tarefas é fundamental para organizar o dia de trabalho. Comece por identificar quais as tarefas a executar e defina horários para cada uma delas. Este planeamento irá ajudá-lo a ser mais organizado, evitando atrasos ou tarefas incompletas.

Para alcançar os objetivos traçados, é importante definir o plano de tarefas de acordo com o grau de prioridade e complexibilidade de cada uma. Sendo que as tarefas mais exigentes devem ser realizadas em períodos de tempo mais produtivos, como por exemplo, durante a manhã.

2. Fazer pausas

Trabalhar oito horas seguidas não significa que o nível de produtividade seja maior. Pelo contrário. Fazer pausas é essencial para evitar o cansaço mental.

É por isso que os especialistas recomendam fazer pequenas pausas de 5 minutos entre as tarefas para ir beber um café, esticar as pernas ou, simplesmente, checar o feed de notícias do Facebook. Isto ajuda-o a relaxar e a manter a motivação para as tarefas seguintes.

3. Evitar o multitasking

Pode até ter que fazer várias tarefas ao mesmo tempo, é o ideal para poupar tempo. No entanto, estudos indicam que a prática de multitasking pode diminuir a produtividade até 40%. Isto porque ao fazer várias tarefas simultaneamente, a probabilidade de cometer erros é maior.

Como tal, deve optar por  manter o foco e a concentração numa tarefa de cada vez. Citando um conhecido ditado português, “devagar se vai ao longe”. Certo?

4. Tecnologia a favor

O que é a produtividade no trabalho se não for capaz de reduzir o tempo alocado a cada tarefa? Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, os software clouds são o aliado perfeito para otimizar processos e aumentar a produtividade.

Simples tarefas como criar notas, partilhar ficheiros ou até mesmo automatizar os processos através de softwares é essencial para poupar tempo e manter o foco noutras tarefas. Para além disso, os softwares clouds permitem aceder às informações a qualquer hora e em qualquer lugar.  

Sabemos que a gestão de um negócio é uma tarefa cada vez mais complexa que exige muito tempo e disponibilidade. Então porque não começar por automatizar os processos de faturação do seu negócio com o software Jasmin? Para além de certificado, é simples de usar! Experimente o Jasmin Express e veja a sua produtividade aumentar sem qualquer custo associado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos