Gestão Pessoal

Sucesso profissional: 10 dicas para ser melhor em 2018

por Isabel Dias | 2 Janeiro, 2018

Existe definição para o sucesso profissional? Enquanto que para uns o sucesso profissional é um aumento no salário, para outros poderá ser abrir um negócio por conta própria ou até mesmo manter a estabilidade profissional no mesmo emprego por muitos e longos anos.

 

Somos todos diferentes e todos temos objetivos diferentes, contudo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é algo que todos almejamos. Neste artigo partilhamos 10 dicas que poderá por em prática já neste novo ano de forma a alcançar o seu sucesso profissional.

 

 

10 dicas para alcançar o sucesso profissional em 2018

 

1. Estabelecer objetivos profissionais

 

Analise o ano que passou. Quais os pontos mais e menos positivos? Com base nesta análise defina objetivos profissionais para o novo ano e escreva-os todos. É muito importante ter uma “prova” escrita daqueles que são os seus objetivos.

 

Duas dicas para quando está a estabelecer os seus objetivos profissionais:

 

  • Seja realista, não queira sofrer desilusões no futuro;
  • Divida os objetivos em micro-objetivos, vai ver que o seu grande objetivo se tornará bem mais fácil de alcançar.

Por último, à medida que vai concluíndo os objetivos, vá festejando as suas vitórias!

 

2. Redecorar o espaço de trabalho

 

Tem a secretária cheia de papéis, canetas, material que nem usa? Por que não começar o ano por reorganizar o espaço de trabalho, dar uma limpeza à sua secretária e até apostar numa nova decoração?

 

Use as suas cores favoritas, aposte numa decoração simples e funcional para que tenha tudo à mão. Sabia que a desorganização do espaço de trabalho pode ser um motivo para a falta de motivação?

 

3. Apostar em formação

 

Gosta do que faz e sabe que é bom profissional mas gostaria de alargar o seu leque de conhecimentos, na sua área ou em outra na qual tenha interessa? Verifique junto do departamento de recursos humanos da sua empresa se existem formações disponíveis para os colaboradores dentro da empresa ou se existe algum tipo de comparticipação junto de determinadas instituições de ensino.

 

Apostar na sua formação é sem dúvida uma ótima oportunidade para abrir novos horizontes. Por exemplo, para quem trabalha por conta própria e sente a necessidade de estar constantemente a renovar conhecimentos, esta é uma excelente opção.

 

4. Reorganizar os materiais de trabalho

 

Aproveite os tempos livres ou tire uma hora, por exemplo no final de jantar, para organizar o seu e-mail - agrupe os projetos por pastas e faça unsubscribe a newsletters que já não lhe interessam. Faça o mesmo no seu ambiente de trabalho e estruture ao seu gosto e de modo funcional, que facilite as tarefas do seu dia-a-dia.

 

Ainda sobre organização, outra dica (que parece bastante óbvia mas ao mesmo tempo nunca ninguém se lembra) é o uso dos favoritos no browser. Crie pastas com nomes que simplifiquem os websites que utiliza diariamente e vai ver que vai poupar tempo logo de manhã quando começar a trabalhar.

 

5. Participar proativamente

 

Um dos princípios mais importantes para ter sucesso profissional é ser proativo e não ter medo de colocar as suas ideias em cima da mesa. Não tenha medo de pensar “fora da caixa”. Construa, arrisque e partilhe ideias.

 

6. Criar a sua rede de networking

 

Por vezes não é só o “ser bom profissional” e os conhecimentos que contam, cada vez mais as competências sociais são mais-valias para o sucesso profissional.  Começar por criar, ou organizar, a sua rede de contactos é uma excelente ideia para começar o ano. O facto do networking potenciar a vertente de troca de conhecimentos, pode ser uma vantagem quando se fala em novas oportunidades de emprego ou de futuros negócios. Não se esqueça, “o mundo dá muitas voltas”.

 

7. Ser persistente é uma virtude

 

No percurso profissional os altos e baixos, sucessos e fracassos são uma realidade. Realidade esta com a qual devemos saber lidar e aprender. O sucesso profissional, seja em que contexto for, não é de todo fácil de alcançar e há que passar por alguns insucessos primeiro.

 

8. Ter inteligência emocional

 

A inteligência emocional é uma das mais importantes soft skills que qualquer profissional deve ter. Saber lidar com as situações menos agradáveis, saber resolver problemas e até saber improvisar são qualidades não obrigatórias mas muito úteis!

 

 

9. Marcar as próximas férias

 

Todo o esforço e dedicação deve ser compensado. Comece por olhar para o calendário, analise os feriados e maximize o seu tempo de férias. Consulte previamente o seu chefe e equipa de trabalho e defina a melhor altura para marcar as suas férias. Entretanto, enquanto aguarda pelas suas tão ansiadas férias, trabalhe de forma motivada e veja a sua produtividade no trabalho a aumentar.

 

 

10. Recorrer a novas metodologias de trabalho

 

Com cada vez mais tarefas para se preocupar convém utilizar métodos e ferramentas que facilitem o dia-a-dia e a gestão das suas tarefas. A transformação digital nos negócios é uma realidade, trabalhar na cloud facilita a troca de informação, agiliza processos e organiza documentos.

 

Nesta ótica, a adoção de softwares que otimizem a gestão de tempo e nos tornem mais flexíveis e disponíveis, é uma excelente solução para. O Jasmin é um software de faturação gratuito e cloud, certificado e totalmente intuitivo. Perfeito para quem pretende abrir um negócio ou para quem já tem uma pequena empresa e que sentem necessidade de tornar os processos mais simples e organizados. 100% seguro, o Jasmin está disponível sem ter de realizar qualquer tipo de instalação no seu dispositivo.

 

Experimente já o Jasmin! É Grátis!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais