Documento Financeiro – Comunicação via Web Service

Jasmin Software - 22 Setembro, 2017 - 4 minutos

Para comunicar um documento financeiro à AT via Web Service, siga as seguintes etapas:

 

1. Configurar acesso aos serviços da AT

Para configurar o acesso aos serviços da AT, siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Impostos | Configurações de Impostos | Definições de Impostos;
  2. Selecione a empresa pretendida;
  3. Clique em Editar;
  4. Preencha os códigos de acesso ao site da AT para efeitos de envio de faturação nos campos Utilizador e Password;
  5. Selecione a opção Automático ou Manual no campo Comunicação Financeira;
    Nota: Se pretender que a comunicação seja efetuada imediatamente no momento da gravação do documento selecione a opção Automático. Caso selecione a opção Manual, a comunicação com o site da AT seja efetuada a pedido. Neste caso, a comunicação deverá ser efetuada em Impostos | Comunicar à AT.
  6. Por fim, clique em Guardar.

 

2. Configurar Tipo de Comunicação com o Web Service

Os tipos de comunicação estão associados às séries dos documentos financeiros. Para configurar o documento para comunicar via Web Service, siga os seguintes passos:

  1. Aceda Vendas | Configuração | Tipos de Fatura/Tipos de Nota;
  2. Selecione o documento financeiro pretendido na lista de documentos apresentada;
  3. Clique em Editar;
  4. Selecione a série pretendida na área Série;
  5. Selecione a opção Webservice na coluna Tipo de Comunicação;
  6. Por fim, clique em Guardar.

 

3. Criar Documento Financeiro

Para criar o documento financeiro (fatura ou nota), siga os seguintes passos:

  1. Aceda a Vendas | Faturas/ Nota de Crédito ou Débito;
  2. Clique em Criar;
  3. Indique o Cliente no respetivo campo;
    Nota: Os campos Condição de Pagamento, Método de Pagamento, Data e Desconto são preenchidos automaticamente. 
  4. Por fim, clique em Gravar

 

De referir que ao gravar o documento:

  • Se estiver definida a forma de comunicação Automática, o documento é comunicado de forma imediata;
  • Caso a forma de comunicação seja Manual, para efetuar a comunicação à AT deve:
    1. Aceda a Impostos | Comunicar à AT.
    2. Preencha o intervalo de datas para seleção dos documentos;
    3. Selecione a opção Financeiro no Tipo de Documento;
    4. Clique em Processar.

Se detetar erros no documento e pretender anular quer o documento como a sua comunicação à AT, basta clicar na opção Cancelar disponível na barra de ferramentas. Após clicar, o Jasmin comunica a sua anulação à AT de forma imediata. 

 

4. Validar Estado da Comunicação

Em Impostos | Pedidos de Comunicação, pode consultar todos os pedidos de comunicação à AT e, inclusive, o estado da comunicação do(s) documento(s) na coluna “Tipo de Operação”. Os documentos podem assumir os seguintes estados:

  • Registar: o documento foi comunicado com sucesso;
  • Alterar Estado: a anulação do documento foi comunicada com sucesso. 

Nota: Para que esta coluna esteja visível, clique no botão Configurar esta lista (na barra de ferramentas) e no painel Colunas ative a opção Tipo de Operação.

 

Caso tenha ocorrido um erro de comunicação, é necessário processar novamente o pedido à AT na opção Comunicar à AT.

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