Como integrar o Jasmin com o Shopify?

Jasmin Software - 17 Setembro, 2020 - 3 minutos

O Shopify é uma plataforma de referência mundial no negócio online, onde pode criar, gerir e expandir a sua empresa e produtos. Através da app Shopify (disponível na Jasmin App Store), pode controlar as suas vendas de uma forma centralizada e totalmente integrada com o Jasmin e com todos os seus outros canais de venda. Para integrar o Jasmin com o Shopify deve:

  • Ter uma loja criada no Shopify;
  • Ter uma subscrição Ultimate e adicionar o item eCommerce. Consulte mais informação aqui.

Para integrar o Jasmin com o Shopify, siga as seguintes etapas:

 

Etapa 1: Adicionar Aplicação

 

Para adicionar a aplicação, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à App Store com as credenciais de acesso ao Jasmin;
  2. Pesquise por “Shopify”;
  3. Clique em Adicionar;
  4. Selecione com qual subscrição pretende integrar;
  5. Clique em Adicionar.

Depois de adicionar a aplicação, poderá aceder à aplicação eCommerce a partir do Jasmin através do ícone (9 pontos) no canto superior esquerdo. Para remover a aplicação, basta aceder novamente à App Store e clicar em Remover.

 

Etapa 2: Configurar Subscrição

 

As novas subscrições já reúnem um conjunto de configurações que, depois de criar uma empresa no Jasmin, permite começar a utilizar rapidamente a aplicação. No entanto, recomendamos que garanta que a(s) sua(s) conta(s) financeira(s) e canais de vendas estão corretamente configurados para as necessidades do seu negócio.

 

Antes de configurar a aplicação, garanta ainda que tem configurado um Armazém de movimentação do stock para a emissão de faturas. Podendo utilizar o mesmo para controlo do stock ou até criar outros armazéns de apoio para eventuais necessidades de transferência de stock. O stock que será apresentado na aplicação resultará da soma do stock de um dado artigo em todos os armazéns de controlo de stock selecionados na configuração da aplicação.

 

Se já tiver artigos criados no back office do Shopify, tem de criá-los no Jasmin para que estes sejam integrados na gestão do seu negócio (ver Importação de ficheiros). Os artigos criados no Jasmin devem ter também o inventário ativo com o respetivo armazém configurado.
Nota: A criação automática de encomendas só funciona, se os artigos existirem no Jasmin.

 

Na aplicação Shopify apenas poderá utilizar documentos do:

  • Tipo Fatura (FR ou FS): aceda a Vendas | Configuração | Tipos de Fatura e garanta que as opções Fatura-Recibo e Impostos Incluídos estão ativas no documento e série, respetivamente;
  • Tipo Reembolso (NCA, NC ou ND): aceda a Vendas | Configuração | Tipos de Nota de Créd./Déb. e garanta que a opção Impostos Incluídos está ativa na respetiva série. Preferencialmente, deve ativar a opção Autoliquidado para que não seja gerado o pendente e o documento fique automaticamente liquidado.

Antes de configurar a aplicação, relembramos ainda que só poderá ter uma empresa por integração e cada integração tem uma configuração distinta.

 

Etapa 3: Configurar Opções Jasmin

 

Para configurar as Opções Jasmin, siga os seguintes passos:

  1. Aceda ao Jasmin;
  2. Clique no ícone (9 pontos) no canto superior esquerdo para aceder às aplicações disponíveis;
  3. Selecione a opção eCommerce;
  4. Selecione a subscrição onde adicionou a aplicação;
  5. No ecrã de configuração do separador Shopify, preencha as Opções Jasmin de acordo com as suas necessidades e configurações da etapa anterior;
  6. Ative a opção Criar Comprador como Cliente, caso pretenda que o Jasmin crie automaticamente as fichas de clientes (com o NIF e nome do Canal) aquando de uma encomenda, em vez de utilizar um cliente do tipo indiferenciado.
    Nota: Para os clientes serem criados automaticamente, é necessário preencher o campo Extrair NIF do campo da encomenda

Depois destas configurações, para integrar a sua loja com a aplicação eCommerce, terá de obter as suas credenciais de ligação no Shopify, nomeadamente, a Chave API, Palavra-passe API e Segredo Partilhado.

 

Etapa 4: Configurar Opções Shopify

 

Para obter as credenciais API da sua loja, siga os seguintes passos:

  1. Aceda à opção Apps no menu do back office da sua loja (https://nome-da-loja.myshopify.com/admin/);
  2. No fundo da página, clique em Manage private apps;
  3. Clique em Create new private app;
  4. No campo Private app name, dê um nome à app (por exemplo, “Jasmin eCommerce”;
  5. No campo Emergency developer email, adicione o endereço de email [email protected];
  6. Clique em Show inactive Admin API permissions para expandir as permissões de acesso da API;
  7. Para a integração corretamente, necessita de aceder a alguns dados da sua loja. Garanta que as seguintes permissões estão ativas:
    • Read and write – Customers, Inventory, Order editing, Orders, Product Listings, Products e Shipping;
    • Read acess – Locations;
  8. Verifique que no seletor Webhook API version a opção selecionada é 2023-07;
  9. Clique em Save e depois, novamente, em Create App.

Quando terminada a operação, serão apresentadas as suas credenciais, nomeadamente, API Key (Chave API), Password (Password API que corresponde ao token) e Shared Secret (Segredo Partilhado que corresponde à chave secreta da API) que devem ser copiadas para os respetivos campos da aplicação. No campo URL da Loja, deve introduzir o endereço da sua loja no formato https://nome-da-loja.myshopify.com/.

 

O Shopify ainda não disponibilizou em Portugal uma opção para recolher o NIF no checkout, sendo a alternativa editar o texto de um dos campos existentes. No backoffice do Shopify é utilizado o campo Company para recolher o NIF do cliente no Shipping Adress, devendo do lado da aplicação ser preenchido o respetivo campo Extrair NIF do campo da encomenda.

 

Para acelerar o seu trabalho, e se o inventário estiver sempre em dia, pode ativar a opção Aceitar encomendas automaticamente se o stock de artigos estiver disponível. Por fim, selecione quem gostaria que recebesse Notificações via email sobre novas encomendas e devoluções. Quando terminar, clique em Guardar. E já está!

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