Como criar campos personalizados?

Jasmin Software - 11 Janeiro, 2021 - 5 minutos

No Jasmin, é possível criar campos personalizados para satisfazer todas as necessidades dos clientes, bem como garantir uma verdadeira adaptação do seu negócio.

Assim, os clientes Premium e eCommerce podem adicionar novos campos nas entidades, artigos e documentos de vendas, compras e de transporte para incluir informações solicitadas pelos clientes e/ou dados importantes da organização. Depois de criar o campo, é ainda possível configurar os dados de impressão para que este campo seja impresso no(s) documento(s) pretendido(s).

Esta funcionalidade está disponível na roldana de configuração das seguintes listas:

  • Artigos;
  • Documentos de venda e de compra (orçamentos, encomendas e faturas);
  • Listas de entidades em Configuração | Contactos e Entidades | Lista de Entidades;
  • Documentos de transporte em Configuração | Geral | Artigos.

Apenas o Administrador pode criar e remover campos personalizados, mas qualquer utilizador da subscrição pode utilizá-los. De salientar ainda que existe um número limitado de campos personalizados:

  • eCommerce: 6 campos;
  • Premium: 3 campos;

 

Métodos de atribuição de valor predefinido

Quando cria um campo personalizado, pode utilizar três métodos de atribuição de valor predefinido:

  • Standard: cria o campo para ser apresentado e/ou impresso no local pretendido (documento, artigo ou entidade):
  • Ligar a outro atributo: deve escolher esta opção caso pretenda que um campo personalizado já criado seja também apresentado noutro local. Por exemplo, se criou o campo “Número de sócio” na ficha do cliente e pretende que também seja apresentado na fatura, deve selecionar esta opção e indicar o nome do campo no caminho de atribuição:

    Desta forma, o campo da fatura é preenchido automaticamente com o que está previamente preenchido na ficha do cliente. Se alterar a descrição do campo na ficha da entidade, esta alteração será refletida automaticamente no campo da fatura;
  • Outro primeiro valor de atributo: esta opção é semelhante anterior, exceto na alteração das descrições, ou seja, se alterar a descrição do campo na ficha da entidade, o campo da fatura não é alterado, mantendo o valor original.

 

Criar campos personalizados

Se, por exemplo, pretende criar um campo nas faturas, siga as seguintes etapas:

Etapa 1: Criar campos personalizados

  1. Aceda a Vendas | Faturas;
  2. Na roldana de configuração, selecione a opção Gerir Atributos Personalizados;
  3. Escolha se pretende criar um atributo na fatura ou ao nível da linha fatura;
  4. Clique em Adicionar;
  5. Indique o título do novo campo;
  6. Defina o tipo de campo, bem como se é preenchimento livre ou obrigatório;
  7. Selecione o método e atribuição de valor predefinido e o caminho de atribuição (caso opte pelas opções Ligar a outro atributo ou Outro primeiro valor de atributo);
  8. Defina se o campo será obrigatório, visível ou só de leitura;
  9. Insira as regras de validação a aplicar ao campo: comprimento mínimo e máximo e o formato;
  10. Por fim, clique em Guardar.

O novo campo é adicionado às faturas na área Atributos Personalizados.

 

Etapa 2: Configurar impressão

  1. Aceda a Vendas | Faturas;
  2. Selecione a fatura pretendida;
  3. Nas opções de contexto, selecione a opção Definições de Impressão;
  4. Selecione o tipo de fatura aplicável;
  5. No lado esquerdo, selecione a secção onde pretende imprimir o campo.;
  6. Clique em + e adicione o campo anteriormente criado;
  7. Por fim, clique em Confirmar.

 

 

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