Tecnologia

Como faturar na sua na loja online? Simples e automático

por Mariana Pimentel Gomes | 16 Fevereiro, 2021

Foi o surto da COVID-19 e as medidas de distanciamento social que forçaram os negócios a encerrar o atendimento presencial, resultando em quebras significativas no volume de faturação. Vender online, seja num marketplace, seja numa loja online ou outra plataforma de venda, é o resultado da resiliência, inovação e força de reinvenção dos negócios impactados pela pandemia.

 

O online é um mundo promissor. Mas muitas pessoas pensam que, além de ser fácil criar um negócio online, os resultados surgem do dia para a noite. Contudo, não é bem assim. Começar a vender numa loja online exige grande dedicação porque os volumes de faturação não surgem sem esforço.

 

Mas como faturar numa loja online? É simples e é automático, basta ter as ferramentas certas, mas já lá vamos!

 

Quais as vantagens de uma loja online?

 

Quer seja uma loja física, que pretenda expandir o negócio para o digital, quer simplesmente queira criar um negócio online, ambas as opções apresentam várias vantagens:

 

  • Atendimento 24h: uma loja online está aberta 24 horas por dia, durante 365 dias do ano. Os produtos estão disponíveis a qualquer hora e não existe limite de horários de atendimento.

  • Baixo investimento: os custos da infraestrutura de uma loja online são muito menores comparativamente a uma loja física e não precisa de se preocupar com rendas ou despesas com água ou luz.

  • Expansão do negócio: não estando limitada a um espaço físico, uma loja online permite vender produtos para todo o país ou outros países à distância de um clique.

  • Serviço rápido e ágil: comprar online é prático e mais cómodo para os clientes, que não precisam de sair do conforto do sofá para fazer as encomendas.

  • Gestão do inventário: ao contrário de uma loja física, numa loja online não é obrigatório ter stock. Apenas são precisas fotos e descrições dos produtos. A gestão logística deixa de ser uma dor de cabeça.

Mas como faturar na loja online?

 

Conheça o ciclo de faturação

 

Comecemos pelo início. É fundamental compreender o ciclo de faturação antes de começar a vender. Este ciclo corresponde ao processo de compra e venda de um bem ou serviço. Num negócio online, a fatura é emitida após o produto ter sido pago. Estes são os passos:

 

  1. Encomenda do cliente na loja online
  2. Pagamento após pedido de encomenda
  3. Emissão da Fatura­-Recibo

Emita faturas automaticamente

 

A emissão de faturas é um processo extremamente importante para qualquer negócio. E se esse processo puder ser agilizado, toda a gestão é simplificada. Para tal – e com o objetivo de reduzir o tempo gasto em tarefas de faturação repetitivas –, este processo já pode ser automatizado. Basta recorrer a um software de faturação. 

 

Simultaneamente, um negócio online implica a emissão de faturas via eletrónica. Para tal, importa sulinhar que, a partir de 30 de setembro, todas as faturas têm de conter, obrigatoriamente, uma assinatura digital qualificada

 

Aposte num software de faturação certificado

 

Em Portugal é obrigatória a utilização de um software de faturação certificado para emitir faturas com validade fiscal. Simultaneamente, é também obrigatória a comunicação da faturação à Autoridade Tributária (AT), automaticamente ou através do envio de um ficheiro SAFT-PT.

 

Mas além de todas estas obrigatoriedades legais, um software de faturação facilita o controlo dos ciclos de compra e venda, desde a orçamentação, às encomendas, passando  até pela cobrança.

 

Ofereça vários métodos de pagamento

 

Ao oferecer mais meios de pagamento aos seus clientes está a facilitar-lhes o processo de pagamento. Assim, adicionando um serviço de pagamento online, conseguirá cobrar mais rápido aos seus clientes.

 

Centralize a gestão do negócio

 

Depois de criada a loja online, coloca-se a grande questão: como gerir a loja física (se for o caso), a loja online, o stock e a faturação?

 

O software de gestão ideal responde a esta pergunta. O Jasmin, um software de faturação e gestão cloud, permite-lhe integrar todas as áreas do seu negócio, via Zapier. São centenas as aplicações que pode ligar ao Jasmin. E se não encontrar a integração que precisa, é fácil criar uma nova com o Zapier.

 

Escolher o software de gestão certo é fundamental para quem precisa de gerir um negócio e quer integrar todas as áreas. Com o apoio de um bom sistema gerir o seu negócio pode ser tão fácil como criar uma loja online.

 

E tal como uma loja online, o Jasmin é um software de gestão cloud que oferece comodidade, possibilidade de trabalhar onde e quando quiser, faturar para o estrangeiro, entres muitas outras funcionalidades, sempre cumprindo a legislação e fiscalidade portuguesa.

 

Experimene já o Jasmin Express. É 100% cloud, certificado pela AT e gratuito!

Mais artigos