Negócios

Gestão integrada: o potencial da estratégia omnichannel

por Mariana Gomes | 24 Setembro, 2020

Já não se trata de uma questão de apostar – ou não – no negócio online. Hoje importa garantir uma gestão integrada de todas as operações e canais de venda. Comprar online, receber os produtos em casa, devolver na loja, pesquisar na loja online qual a loja física com stock disponível. Estas são as exigências do consumidor da era digital e que apenas uma gestão integrada dos vários canais de venda e comunicação consegue dar resposta.

 

A verdade é que hoje já não é suficiente vender. É essencial conhecer os clientes, saber os gostos e preferências, os interesses e hábitos de compra. Numa altura em que todos os indicadores apontam para um crescimento constante do e-commerce para os próximos anos, surge a necessidade das marcas se prepararem para aproveitar esta oportunidade, apostando em ferramentas essenciais para competir com a concorrência.

 

Integrações no e-commerce: uma experiência homogénea

 

Numa realidade na qual os clientes esperam que as marcas mantenham o nível de serviço e interação em todos os canais de venda e de comunicação – seja na loja física, nos marketplaces ou nas lojas online –, é essencial manter uma abordagem de vendas omnichannel que forneça uma experiência integrada. O cliente pode fazer compras online – utilizando um computador ou um telemóvel – em várias plataformas diferentes, desde marketplaces, como o Dott, ou lojas online Shopify, e a experiência será homogénea.

 

É esta a essência de uma gestão integrada: reduzir riscos para o negócio, evitar perdas, agilizar processos e automatizar operações.

 

Quais os benefícios de uma gestão integrada de e-commerce?

 

Registar produtos, finalizar vendas, monitorizar o stock, emitir faturas e enviar encomendas, são atividades que fazem parte do processo de gestão de e-commerce e que, à medida que as vendas aumentam, se tornam mais complexas de gerir. Por essa razão, manter todos os dados reunidos numa única plataforma é fundamental para que o negócio ganhe escala, não só em ambiente digital, mas a nível de gestão administrativa e logística.

 

A primeira – e mais atrativa – vantagem da integração de e-commerce com software de gestão é conseguir ter uma visão ampla de todos os aspetos do negócio num único local, facilitando a tomada de decisões. Além disso, realizar a integração oferece:

 

  • Stock offline e online integrado, permitindo informações atualizadas sobre o stock e uma gestão de compras facilitada;
  • Atualização automática das informações (como preços ou descontos) em todas as plataformas, reduzindo riscos de perda de dados;
  • Redução de custos com os parceiros logísticos, através da otimização da gestão de encomendas;
  • Vendas mais frequentes e sem a necessidade de aumentar o número de colaboradores para fazer a gestão de encomendas;
  • Agilização do controlo de stock, melhorando significativamente a satisfação dos consumidores com a experiência de compra;
  • Automatização de processos: minimiza erro humano – sujeito em todas as tarefas manuais – e elimina tarefas duplicadas;

Fazer menos com mais: a integração é uma forma de garantir que todo o processo de registo de produtos, gestão de encomendas e devoluções ou monitorização de stock ocorra num único local e de uma única vez. Isso representa um grande ganho de tempo e agilidade na gestão do negócio.

 

Gestão integrada: mais vendas e melhores resultados

 

A integração no e-commerce têm um grande e principal objetivo: promover um denominador comum para a transmissão de informações de diferentes sistemas. Esta gestão integrada do negócio permite “traduzir” os dados de diversas fontes e possibilitar a sua comunicação de forma automática entre duas fontes diferentes.

 

A utilização de sistemas integrados é essencial para tornar o processo de venda simples e prático, proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor e, consequentemente, aumentar as hipóteses da compra ser concluída.

 

Integre todas as plataformas de venda com o software de gestão

 

Nos negócios já estabelecidos offline é comum existir um software de gestão, no qual todas as operações referentes à gestão da empresa são geridas. Quando a marca é lançada no meio online, e para redução da intervenção humana, é importante garantir um processo totalmente integrado: desde a atualização de stock e preços, a gestão de encomendas ou faturação.

 

A apostar numa gestão omnichannel do seu negócio de e-commerce, integrando as várias plataformas com um software de gestão, está a otimizar toda a gestão administrativa e logística. E o Jasmin é um software de gestão que torna a faturação, a gestão logística e o controlo comercial mais simples e ágil.

 

Quer esteja a vender em marketplaces, como o Dott, ou na sua loja online Shopify, é possível fazer uma gestão totalmente integrada de todas as tarefas administrativas. Brevemente estarão disponíveis vários conectores com plataformas de e-commerce para que possa aumentar a rentabilidade do seu negócio. Com esta nova versão, pode:

 

  • Controlar as encomendas e devoluções, provenientes das várias plataformas de e-commerce, num só lugar.
  • Fazer a gestão de pedidos, devoluções e do inventário disponível para cada canal de venda, de forma centralizada.
  • Realizar a gestão e atualização do portfólio de artigos das diferentes plataformas de e-commerce, num único backoffice.
  • Fazer a gestão e a atualização de preços, campanhas de desconto e artigos em promoção, sem esforço e num só backoffice.
  • Integrar as encomendas da sua loja online e dos marketplaces onde está presente e faturar automaticamente.

Conheça os vários conectores que temos disponíveis com plataformas de e-commerce. Simplifique a gestão das vendas online e aumente a rentabilidade do seu negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos