Negócios

7 resoluções de ano novo para pôr em prática na sua empresa em 2018

por Isabel Dias | 26 Dezembro, 2017

A cada mês de dezembro, há resoluções de ano novo a tomar. Planos para uma alimentação melhor, fazer mais exercício, beber mais água, acordar e deitar cedo, ler antes de dormir, ver menos televisão, ter uma casa mais organizada, ir ao cinema mais vezes, marcar mais encontros com os amigos, enfim, a lista é sempre enorme. Assim é na vida pessoal. E na sua empresa?

 

O salário já não é o único fator que garante a satisfação da sua equipa. Que planos fez para conseguir um melhor ambiente de trabalho, uma equipa motivada e, como consequência, melhores resultados para a sua empresa? Se ainda não pensou nas resoluções de ano novo para a sua organização, é tempo de o fazer.

 

7 resoluções de ano novo para funcionários felizes e muitos lucros

 

1. Verbo para 2018: delegar

 

Um bom líder sabe quando delegar. Ao atribuir mais responsabilidade e tarefas mais exigentes aos seus funcionários, revela que confia no seu discernimento, que acredita na sua capacidade de trabalho e mostra o quão importantes são para a equipa. Se continuar a tomar tudo para si, não só tem pouco tempo livre, como impede o crescimento dos seus colaboradores, o que pode ser muito desanimador.

 

2. Apostar na formação

 

De acordo com o Código de Trabalho, a formação profissional dos funcionários é obrigatória. Mas esqueça as leis e pense apenas no sucesso da sua empresa. Os resultados serão tão melhores quanto mais qualificada for a sua equipa. Com o mundo em constante transformação, adaptar os recursos humanos às mudanças que vão surgindo, assim como melhorar a produtividade e afinar a competitividade, é crucial para as empresas.

 

Para estreitar os laços entre colegas, algumas formações podem ser internas. Há um colega internacional que pode ensinar algumas palavras básicas da sua língua materna? Um funcionário sénior pode partilhar conhecimentos da sua especialidade? Um dos colaboradores é professor de dança e pode mostrar alguns passos simples? A cada mês, dedique uma hora a esta partilha.

 

3. Reorganizar dos sistemas e softwares

 

Capacitar os funcionários passa, também, por garantir que estes têm todas as condições para melhor devolver as tarefas diárias. Por exemplo, uma empresa sem orçamentos, faturas, stock, pagamentos, recebimentos ou obrigações fiscais em dia, está talhada ao fracasso. O software de faturação certo é um acelerador do seu negócio. É isto que oferece o Jasmin: um boost à sua empresa. Um software de faturação, 100% cloud, com um sistema simples e intuitivo, que, entre outras funcionalidades, permite:

 

  • Gerir compras e encomendas
  • Controlar entradas e saídas de stock
  • Emitir documentos em segundos (faturas, créditos, guias de transporte, comunicação à AT, etc.)
  • Cumprir as obrigações fiscais
  • Prever resultados
  • Planear recebimentos e pagamentos
  • Identificar a margem de lucro
  • Análises estatísticas
  • Diferentes taxas de IVA e várias moedas

4. Ser transparente

 

Para uma equipa motivada e comprometida com o sucesso da empresa, é importante que as chefias sejam honestas e transparentes. Sejam boas ou más notícias, é crucial que toda a equipa esteja por dentro da realidade da empresa, quer estejam a passar por um período de prosperidade ou por uma travessia no deserto.

 

Poucas coisas fazem tão mal à saúde de uma organização quanto os boatos internos. A forma de os evitar, só pode partir do topo. Por exemplo, se num período de mudança ou crise, comunicar os fatos à equipa, o mais certo é que, em vez de saltarem fora do barco, as pessoas se unam num objetivo comum: fazer crescer a empresa.

 

5. All-hands Meeting

 

No seguimento do ponto anterior, se na sua empresa ainda não há uma reunião anual, está na hora de começar. Numa all-hands meeting, os CEOs, diretores e coordenadores de equipas, falam sobre os resultados da empresa, o estado atual e futuro dos projetos, definem a estratégia para o próximo ciclo, as novas contratações e planos para os funcionários entre outras questões importantes para a empresa.

 

O sucesso de uma all-hands meeting passa por retirar a formalidade que a partilha deste tipo de informação teria. Esta informalidade só pode resultar da cultura já instalada na empresa, no entanto, procure que as apresentações tenham notas de humor ou promova algo como a eleição do mais divertido ou bem-vestido da empresa. A meio, um lanche para fugir da rotina - aposte numa ementa mais arrojada, como hambúrgueres, cachorros ou sushi.

 

6. Feedback, feedback, feedback

 

Os seus colaboradores esperam e precisam de feedback regular e em tempo real. Este cuidado permite manter as máquinas da criatividade, da produtividade e da competitividade oleadas e afinadas. Crie as condições para uma comunicação aberta e contínua com a sua equipa. Dê e aceite feedback sobre o trabalho ou a organização da empresa, de forma objetiva, honesta e útil. Esta é uma prática eficaz que garante um melhor desempenho.

 

7. Promova relações interpessoais

 

Por fim, para a lista de resoluções de ano novo, a mais importante de todas: crie condições para um bom ambiente de trabalho e uma equipa feliz, mimando os funcionários seja com equipamentos, ofertas ou atividades de equipa. Tome nota de algumas sugestões:

 

  • Pequeno-almoço grátis: tenha disponível, por exemplo, pão, fruta, queijo, fiambre, leite, café, etc.;
  • Almoços de equipa mensais: para falar de tudo, exceto de trabalho;
  • Seguro de saúde: pode a empresa comparticipar na totalidade ou apenas uma percentagem;
  • Zona lounge: com, por exemplo, uma mesa de matraquilhos ou ping-pong;
  • Workshops no aniversário da empresa: de maquilhagem, de culinária, de fotografia, etc.;
  • Ofertas no aniversário da empresa: moleskine, power bank, voucher, etc.
  • Atividades de team building: jogos de estratégia, atividades radicais, etc.
  • Apresentar os novos funcionários com uma breve descrição: “O António vai trabalhar com a equipa A, com as funções B. É natural de C, formado em D, tem como hobbies E e adora F.”

Feliz ano novo!

Está na hora de fazer as resoluções de ano novo para conseguir uma equipa unida, motivada e criar um ambiente mais saudável e produtivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Mais artigos

Ver mais