
Fiscalidade e Contabilidade
O que é o ficheiro SAFT?
por Isabel Dias | 26 Outubro, 2017

O ficheiro SAFT é parte integrante dos processos de faturação de qualquer empresa. Mas, será que sabe tudo sobre este documento e quais as obrigações que dele advêm?
Nós explicamos!
O que é o SAFT?
Qualquer empresa que realize transações comerciais é obrigada a comunicar a sua faturação mensal à Autoridade Tributária. Na versão portuguesa, o SAFT-PT (Standard Audit File for Tax Purposes - Portugal Version) define-se como um ficheiro predefinido em linguagem XML e tem como objetivo reunir toda a informação fiscal e contabilística de uma empresa durante um determinado período de tempo.
Faturas, faturas simplificadas, faturas-recibo, notas de crédito e notas de débito são os documentos que integram o ficheiro SAFT, cuja comunicação deve ser feita através do portal das finanças. Descarregue o e-book “O que é o SAFT” e saiba mais sobre este documento.
Sabia que existem dois tipos de SAFT?
SAFT de Contabilidade
- Este é um ficheiro completo que pode ser exportado por softwares de faturação e que deve ser enviado sempre que seja exigido pelos serviços de Inspeção Tributária e Aduaneira. Serve para a realização de auditorias.
SAFT de Faturação
- Pode ser também exportado por softwares de faturação, no entanto, é considerado um ficheiro mais simples. Deve ser enviado mensalmente à Autoridade Tributária e Aduaneira e serve para analisar a faturação mensal das empresas.
Comunicação do ficheiro obrigatória
Desde 2008, a comunicação deste ficheiro à Autoridade Tributária passou a ser obrigatória. Isto porque, além de facilitar as inspeções e auditorias feitas às empresas, ajuda também a combater a fraude fiscal.
Como tal, o documento deve conter todas as informações fiscais relativas à empresa, clientes, produtos e serviços comercializados e faturação mensal. É ainda obrigatório que o ficheiro SAFT relativo à faturação de cada mês seja entregue até ao dia 20 do mês seguinte.
O Jasmin, o nosso software de gestão cloud, pode ser uma mais-valia na hora de exportar o ficheiro SAFT e comunicá-lo à Autoridade Tributária e Aduaneira de uma forma mais simples e intuitiva. Como? Para começar, basta configurar o tipo de comunicação como SAFT, criar o documento financeiro (uma fatura, uma nota de crédito, etc.), criar a declaração legal com os documentos a comunicar e, finalmente, extrair o ficheiro SAFT e importá-lo no site da AT.
Se ainda ficou com dúvidas, no nosso Help Center, explicamos passo-a-passo o processo de criação e comunicação do ficheiro no Jasmin.
Se ainda não é utilizador Jasmin, experimente já. É grátis!
Mais artigos
