Negócios

Como a liderança pode ajudar a potenciar o seu negócio

por Isabel Dias | 22 Fevereiro, 2018

Uma boa liderança não se vê apenas naquele que é capaz de delegar tarefas e exigir resultados, um bom líder é aquele que, sem impor, comanda pelo exemplo, que apoia a equipa e, assim, a leva a alcançar os objetivos da organização. Quando esta máquina está bem oleada, naturalmente, as empresas, os profissionais e os negócios saem beneficiados. Será que é um bom líder? Sabe quais as arestas a limar? Toma nota das dicas e seja o líder que o seu negócio precisa.

 

5 dicas para melhorar a liderança no seu negócio

 

Funcionários felizes

 

Para o sucesso do seu negócio, antes de pensar em agradar aos clientes, descubra qual é o segredo para ter funcionários felizes já que, verdade seja dita, são eles os responsáveis pelos bons resultados de uma empresa. Entenda-os como a parte mais importante da sua empresa e faça as mudanças necessárias para os valorizar. Isso passa por ter uma audição ativa, ser empático, flexível, grato, generoso e transparente.

 

Comunicar para vencer

 

Uma boa comunicação interna é a garantia de uma liderança eficiente, todavia, é precisamente neste ponto que a maioria das empresas falham. A fórmula de sucesso é simples: quanto mais informação partilhar com as suas equipas, melhores resultados vai obter. Assim, faça com que a informação seja clara, divulgada a todos em simultâneo mas tenha o cuidado de a adequar em função do recetor.

 

Seja um mentor

 

A liderança foca-se nas pessoas, não nos números ou nas tarefas. Quando afinar os ponteiros neste sentido, os bons resultados vão aparecer. O sucesso dos seus funcionários, é o sucesso da sua empresa, por isso, quando mais capazes forem os seus colaboradores, melhores são os negócios. A responsabilidade de orientar o caminho das equipas é sua, aposte na formação e na certificação dos seus colaboradores, ajude-os a desenvolver os seus talentos e leve-os no sentido das suas ambições.

 

Assuma a responsabilidade

 

No fim do dia, a empresa é sua e é importante que saiba “dar o corpo às balas” quando for caso disso. Saiba assumir os seus erros mas também os da sua equipa. Se algo falhou na engrenagem, é certo que uma quota-parte da culpa é sua (lembre-se, é sua responsabilidade orientar a sua equipa), por isso, antes de apontar o dedo a quem o rodeia, é importante que seja capaz de assumir as falhas, gerir imprevistos, crises e encontrar soluções.

 

Saiba ouvir

 

Saber ouvir a equipa, perceber quais são as suas ambições, como veem a empresa no futuro (no prazo de 5, 10 ou 15 anos), que estratégias entendem ser mais adequadas ou o que fariam se fossem responsáveis, são perguntas que deve colocar aos seus colaboradores. Além disso, esteja recetivo a feedback (aliás, peça-o!), seja dos colaboradores, dos parceiros, dos fornecedores ou dos clientes. Há sempre coisas a melhorar e é importante que esteja aberto à mudança.

 

Contas em dia, foco na liderança

 

Para se poder focar na liderança e sucesso da sua empresa, aposte num software que lhe garanta o cumprimento de todas as obrigações fiscais em dia, sem preocupações, num sistema simples e intuitivo. O Jasmin, um software de gestão 100% cloud, entre outras funcionalidades, permite:

 

    • Análises estatísticas
    • Controlar entradas e saídas de stock
    • Cumprir as obrigações fiscais
    • Diferentes taxas de IVA e várias moedas
    • Emitir documentos em segundos (faturas, créditos, guias de transporte, comunicação à ATA, etc.)
    • Identificar a margem de lucro
    • Gerir compras e encomendas
    • Prever resultados
    • Planear recebimentos e pagamentos

 

Lembre-se: uma liderança forte e vencedora passa mais pela proximidade e pelos afetos do que por regras, números ou metas.

 

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