Gestão Pessoal

Desenvolvimento pessoal no local de trabalho

por Isabel Dias | 28 Agosto, 2018

Não é novidade que colaboradores felizes trabalham melhor, e que esta felicidade passa pela auto-realização e desenvolvimento pessoal. Veja como implementar e fomentar uma cultura de desenvolvimento pessoal contínuo no local de trabalho, e como esta ajudará o seu negócio, independentemente da dimensão.

 

Desenvolvimento pessoal: como e porquê?

 

Pode ser um lugar comum e é cada vez mais verdade: os melhores recursos de um negócio são os seus colaboradores. Ajudam os negócios a ultrapassar dificuldades, a inovar e a crescer.

 

Apostar no desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que se dedicam ao seu negócio é uma forma altamente eficaz de criar um bom ambiente de trabalho, estimular o crescimento da sua empresa, e criar novas oportunidades para todos.

 

Investir na formação

 

Uma forma de promover o desenvolvimento pessoal de quem trabalha consigo é disponibilizar oportunidades de formação e aprendizagem.

 

Será que todos os colaboradores estão preparados para as mudanças que se têm vindo a sentir cada vez mais na área digital? A Inteligência Artificial ainda é um tabu? Um dos grandes entraves na adaptação das empresas à era digital, é o facto de os colaboradores não estarem confortáveis ou preparados para ela.

 

Fomentar o espírito de equipa

 

Se sente que os seus colaboradores ainda têm muito a aprender e a evoluir neste campo, porque não ser um promotor? Há várias formas de o fazer, por exemplo, com atividades de teambuilding, que nem precisam de ser diretamente relacionadas com trabalho.

 

Por outro lado, pode também criar projetos dentro da empresa com o objetivo de serem levados a cabo por equipas, ou promover a troca de conhecimentos entre colaboradores. Conheça formas de melhorar a gestão de conflitos no local de trabalho.

 

Dar oportunidades de autonomia

 

A capacidade de autonomia e o desenvolvimento pessoal estão intimamente ligados. A autonomia leva à produtividade, à melhor gestão de tempo, recursos e de resolução de problemas.

 

É normal que alguns dos seus colaboradores não se sintam confortáveis em posições de responsabilidade, já que essa não é a cultura habitual. Rompa com a tradição, e pense em formas de estimular o trabalho autónomo e inovação em cada um dos seus colaboradores.

 

Um pequeno projeto, ou até um concurso ou competição simbólicos no local de trabalho são exemplos de como pode consegui-lo.

 

Acha que é um verdadeiro líder digital?

 

Crie relações pessoais

 

O desenvolvimento pessoal está, claro, associado ao desenvolvimento profissional. Mas não pode ser esse a sua única motivação. Tente criar relações pessoais com os seus colaboradores, e fomentar as relações entre eles.

 

Sabe quais são os hobbies daqueles que trabalham consigo? Porque não descobrir e incentivá-los? O objetivo? Criar um local de trabalho feliz e produtivo!

 

Sabe como o humor o pode ajudar a ser um melhor líder?

 

De forma geral, investir, promover e incentivar o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores no local de trabalho, trará resultados sob a forma de mais produtividade, satisfação e desenvolvimento de competências.

 

Jasmin, do desenvolvimento pessoal ao sucesso

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é uma ferramenta multifacetada que o ajuda a fazer crescer o seu negócio. Além do seu caráter colaborativo, o Jasmin permite-lhe gerir e controlar todos os apetos do seu negócio ao integrar com diversas aplicações do Marketplace.

 

Também o Jasmin lhe dá oportunidade de investir no desenvolvimento pessoal, seu e dos seus colaboradores, ao libertar-lhe tempo de tarefas repetitivas para se dedicar ao seu negócio. Equipado de inteligência e poder preditivo, o Jasmin dá-lhe ferramentas e opções de orçamentação e demonstração de resultados, para que possa tomar decisões

 

Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

 

Mais artigos

Ver mais