Gestão Pessoal

Como criar um local de trabalho mais feliz e produtivo

por Isabel Dias | 16 Maio, 2018

Como já todos sabemos um negócio bem-sucedido tem por trás uma equipa de trabalho feliz e produtiva. Mas como criar um local de trabalho produtivo, onde os empregados estejam motivados e felizes? Siga as dicas abaixo.

 

Criar um local de trabalho produtivo: onde atuar?

 

Recrutamento

 

Um dos primeiros passos para criar um ambiente de trabalho produtivo e feliz é um bom processo de recrutamento. A personalidade dos colaboradores tem imensa influência na dinâmica do espaço de trabalho. Ter uma equipa motivado e que encare o trabalho com otimismo é meio caminho andado. Mas não só.

 

Local de trabalho social

 

Criar um espaço de trabalho social, e fomentar o sentimento de comunidade, é essencial para um local de trabalho feliz e produtivo. Perguntar aos seus colaboradores como estão, encorajá-los a comunicarem entre si, a partilhar as suas experiências e frustrações, e a encontrar soluções em equipa é uma forma de criar um local de trabalho produtivo que se refletirá no seu negócio.

 

Sair da rotina

 

Sair da rotina pode parecer contraproducente, mas na realidade tem o efeito oposto. Estimular a criatividade da equipa com atividades, à semelhança de grandes organizações, é excelente para ajudar a que essa motivação esteja presente também no local de trabalho.

 

Além disso, é uma ótima forma de estimular a cooperação e trabalho em equipa. É necessário estudar estas atividades em termos de tempo e budget, mas uma vez encontrado o equilíbrio, a equipa só tem a beneficiar, tal como o seu negócio.

 

Satisfação

 

A satisfação da equipa está diretamente ligada à felicidade no local de trabalho e ao aumento de produtividade. Manter os seus colaboradores satisfeitos não tem que envolver grandes esforços.

 

Passa também por pequenas ações como, por exemplo, ter cadeiras confortáveis e secretárias espaçosas, boa iluminação no escritório, ou um sítio para beber café nas pausas.

 

Isto representa, claro, um investimento, mas com retorno em forma de produtividade. Não se esqueça que os seus colaboradores podem passar até um terço dos seus dias no local de trabalho. Quanto mais confortável e apelativo for, mais resultados terá.

 

Foco no positivo

 

Criar o hábito de reuniões semanais com a equipa é uma ótima maneira de compreender o que se está a passar. Mantenha o foco nos aspetos positivos.

 

Não queremos com isto dizer que deva ignorar os aspetos negativos ou os problemas. Conduza o diálogo de uma forma otimista. Realce também as conquistas e pontos positivos do trabalho realizado.

 

Encorajar a autonomia e proatividade

 

Implementar uma política de maior autonomia para cada um dos colaboradores pode também provar-se muito eficaz em criar um local de trabalho produtivo. Se der aos seus colaboradores autonomia para levarem um projeto a cabo, estes sentirão que confia no seu trabalho e então também sentirão a necessidade de se empenharem completamente.

 

Avalie bem os perfis dos trabalhadores, para escolher bem o trabalho certo para aquela pessoa ou equipa. Estimular a proatividade dos seus colaboradores incentiva-os a serem mais dinâmicos e a desenvolverem novas competências. Vai ver que o local de trabalho fica mais produtivo e feliz.

 

Demonstrar que se importa com cada um

 

Algo frequentemente ignorado é demonstrar que se preocupa com os seus empregados. Ou seja, pode mesmo importar-se com eles e com o seu bem-estar, mas será que eles sabem?

 

Tire tempo para ouvir o input que os seus colaboradores possam. Cada um deles é uma pessoa individual com uma vida pessoal própria. Faça com que cada elemento da equipa se sinta estimado e valorizado.

 

Manter o local de trabalho organizado

 

Não falamos só de organização do espaço, se bem que manter as áreas de trabalho limpas e arrumadas tem um efeito positivo na concentração e felicidade dos colaboradores.

 

Manter um workflow igualmente organizado é tão ou mais importante para criar um local de trabalho produtivo. O software de gestão Jasmin ajuda-o a simplificar os processos burocráticos e de gestão do seu negócio, libertando-o de preocupações e deixando mais tempo e espaço para outras atividades.

 

Experimente já o Jasmin Express! É um software completo, fácil de utilizar e gratuito!

 

Sente que tem pouco tempo para si depois do trabalho? Conheça 5 dicas para aproveitar melhor o seu tempo livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais