Gestão Pessoal

Como equilibrar a vida pessoal e profissional

por Isabel Dias | 8 Maio, 2018

Trabalhar a full-time ocupa grande parte dos nossos dias, e por vezes a saúde ressente-se. Stress, falta de sono e alimentação descuidada são problemas que afetam grande parte dos portugueses com uma vida ocupada, mas não são situações impossíveis de contornar. Confira 6 dicas para equilibrar vida pessoal e profissional.

Alimentação

A alimentação é talvez o fator mais importante de uma vida saudável, mas nem sempre é fácil de conciliar com um trabalho a tempo inteiro. Um dia ocupado e horas de almoço curtas levam frequentemente a que se descure a alimentação, e o corpo e a mente ressentem-se.

Para evitar estes problemas adote uma técnica de planeamento antecipado. Prepare os almoços na noite anterior: sim, falamos da “técnica da marmita”. Preparar as refeições do dia seguinte tem várias vantagens: pode escolher exatamente o que quer comer e fazer refeições equilibradas, é amigo da carteira, e poupa tempo relativamente a ter que procurar um restaurante para almoçar todos os dias.

Se preferir, pode ainda planear no início da semana todas as refeições da semana laboral. Parece aborrecido, mas evita que tenha que tomar uma decisão a cada dia. Pode ainda cozinhar em quantidade, por exemplo ao domingo, e congelar em porções individuais que vai usando ao longo da semana.

Leve ainda snacks saudáveis para o trabalho, para comer a meio da manhã e a meio da tarde. Trabalhar com fome, como sabemos, não é nada produtivo. Vê? Pode ser produtivo sem prejudicar a sua saúde. Assim equilibra a sua vida pessoal e profissional.

Descanso e rotinas

Outro fator importantíssimo num estilo de vida saudável é o sono e as rotinas. Uma boa noite de descanso é essencial para uma mente (e corpo) ativa no dia seguinte. Crie rotinas de sono: tente dormir entre 6 a 8 horas diariamente, mantendo uma hora regular para se ir deitar, e o mesmo para acordar. A sua saúde agradecerá.

E não esquecendo as rotinas necessárias à vida, crie também um plano para todas essas tarefas que são inevitáveis, por exemplo, limpar a casa e lavar roupa aos sábados, cozinhar e fazer compras para a semana toda aos domingos, etc. Planear as rotinas de casa vai poupar-lhe tempo e preocupações a médio e longo prazo, evitando situações como ter que correr para o supermercado todos os dias.

Vida Social

Uma das coisas mais importantes que pode fazer para manter a sua vida pessoal e profissional equilibrada é ter uma vida social ativa. Estar com amigos ou família fora do contexto de trabalho é benéfico na redução dos níveis de stress. Logo que se consigam conciliar as rotinas, e ainda que seja uma hora de boa conversa e boa companhia, estar com aqueles que lhe são próximos é quase medicinal.

Exercício

A prática de exercício físico é outro pilar de uma vida saudável, que qualquer médico recomendaria. Ir ao ginásio é uma boa forma de se exercitar, porque além de ter todas as ferramentas que precisa à mão, bem como pessoal especializado pronto a ajudar, tem um “compromisso” – que para os menos fãs pode ser uma boa motivação.

Se ir ao ginásio não lhe parece apelativo, ou lhe consome demasiado tempo, pode sempre dar umas corridas ao fim ou início do dia, ou fazer alguns exercícios por conta própria em casa.

 

Tempo para si

Desligue-se do trabalho. Desligue-se do mundo, até. Quer seja solteiro ou casado, tenha filhos ou não, ter um tempo para si próprio é um fator chave para uma mente saudável. O método é à sua escolha: uma hora por dia, todos os dias, um dia inteiro por semana… certifique-se que tem tempo para si, sem pensar em trabalho, família, amigos, ou problemas que todos temos.

Aprenda a relaxar consigo mesmo: leia aquele livro, veja aquele filme, dê um passeio, faça yoga, veja uma série, ou simplesmente… não faça nada, descontraia total e absolutamente. A palavra chave é equilíbrio, entre a si e a sua vida pessoal e o stress da vida profissional.

Sair de casa

Pode parecer estranho, mas sim, sair de casa é outra dica para um estilo de vida saudável que é muito desvalorizada, mas fundamental. Saia, não passe as horas todas que não está a trabalhar fechado em casa. Não sabe o que fazer? Descubra 5 dicas simples para aproveitar o tempo durante a semana.

Mudar de ares pode ajudar a descontrair e a não ficar obcecado com trabalho ou lides domésticas. Um simples passeio de vez em quando, ou umas mini-férias num fim-de-semana prolongado, até um jantar em casa de um amigo, podem ajudar muito à sua saúde física e mental.

Liberte-se das tarefas repetitivas

Evite perder tempo em tarefas administrativas que lhe roubam horas preciosas da sua vida familiar e pessoal. O Jasmin é um software integrado de gestão online, ou seja, consegue controlar todos os aspetos do seu negócio em qualquer local, a qualquer hora. Ganhe tempo na gestão da sua empresa, onde quer que esteja. 

Como vê, é perfeitamente conciliar a vida pessoal e, só precisa de definir algumas prioridades e seguir um plano.

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