Negócios

Coaching 4.0: vouchers para a capacitação digital das PME portuguesas

por Helena Sousa | 22 Junho, 2022

A capacitação digital das empresas e dos seus colaboradores é um dos grandes desafios que o tecido empresarial português enfrenta na próxima década, exacerbado pela pandemia da COVID-19 que se alastrou pela Europa e pelo mundo em 2020. Nesse sentido, o plano de recuperação implementado em Portugal com base nos fundos europeus preparou uma iniciativa dedicada a incentivar a transformação digital do modelo de negócio das organizações: o Coaching 4.0.

 

O que é o Coaching 4.0

 

O Coaching 4.0, também conhecido por Apoio a Modelos de Negócio para a Transição Digital, está enquadrado no investimento i02: Transição Digital das Empresas da componente 16 (Empresas 4.0) da dimensão Transição Digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português.

 

Promovido pela Estrutura de Missão Portugal Digital em conjunto com o IAPMEI, I.P. - Agência para a Competitividade e Inovação, o Coaching 4.0 consiste em incentivos, sob a forma de vouchers (vales Coaching 4.0), destinados a estimular a adoção de novas tecnologias (Indústria 4.0) nas empresas, apoiando o desenvolvimento de processos e competências organizacionais para potenciar a transformação digital dos modelos de negócio.

 

A quem se destina o Coaching 4.0

 

Tal como os restantes programas no âmbito da Transição Digital das Empresas, o Coaching 4.0 destina-se especificamente às pequenas e médias empresas (PME) portuguesas, sendo o seu objetivo aumentar a competitividade e resiliência das mesmas face a desafios futuros através da digitalização.

 

Qual o financiamento do Coaching 4.0

 

No total, o Coaching 4.0 conta com financiamento de 40 milhões de euros, subdivididos pelo período de 5 anos. Estes vales deverão apoiar cerca de 4 mil empresas, apontando para um valor médio de 10 mil euros por empresa apoiada.

 

A taxa de apoio máxima é de 50%, podendo ser aumentada até 100% no caso de auxílios a serviços de consultoria em inovação e de apoio à inovação, desde que o montante total desse auxílio não exceda 200 mil euros por empresa num período de três exercícios financeiros.

 

Como candidatar a empresa a vales Coaching 4.0

 

As candidaturas aos vales Coaching 4.0, tal como os restantes programas e componentes do PRR, são efetuadas na página de candidaturas da plataforma Recuperar Portugal

 

Mais concretamente, é necessário selecionar a componente do PRR “C16: Empresas 4.0” e o beneficiário “Empresas” para, de seguida, consultar os avisos abertos para o investimento C16-i02: Transição Digital das Empresas.

 

Quais são os indicadores do Coaching 4.0 para o desembolso

 

Tal como nas restantes iniciativas do PRR, as ordens de pagamento são emitidas pelo Recuperar Portugal aquando do cumprimento dos contratos celebrados com os beneficiários. No caso do Coaching 4.0, estes são medidos por base no atingir de milestones.

 

Para a verificação desses milestones, o Coaching 4.0 conta não só com um relatório trimestral, como também com ações de verificação no local de implementação ou até solicitação direta de informação complementar aos beneficiários, sendo a responsabilidade dessa verificação do IAPMEI (apoiado, quando pertinente, por outras entidades públicas responsáveis pela implementação do Coaching 4.0).

 

A transformação dos modelos de negócio passa pelo software de gestão

 

Na transição digital das empresas, uma das medidas que causa o maior impacto positivo é a adoção de um software de gestão, que permite integrar diversas funcionalidades e áreas de uma empresa, como a faturação, o controlo das despesas, a gestão de inventários, as contas correntes e muito mais, num só local digital de fácil acesso.

 

Para as PME – as entidades que, no final de contas, são o foco do Coaching 4.0 – o software de gestão mais favorecedor é o Jasmin Software, uma plataforma de gestão na cloud que permite, a qualquer hora e em qualquer lugar, controlar as várias vertentes do negócio, responder às obrigações fiscais e monitorizar (ou até prever) a evolução do negócio.

 

O Jasmin Software é, também, uma plataforma em contínuo crescimento e evolução, não fosse fruto da transformação digital. Como tal, continua a acrescer novas funcionalidades e expansões, como o sistema Point Of Sale para venda multicanal e a implementação de meios de pagamento online para recebimentos mais rápidos.

 

Para além disso, a sua vertente de Inteligência Artificial e Machine Learning aprende com o seu negócio, recolhendo dados sobre o seu crescimento para providenciar Insights sobre as suas despesas e ganhos e até dando recomendações para uma gestão mais eficaz, fazendo, assim, jus ao termo “Coaching 4.0”!

 

Pensa que vai precisar de um voucher para aderir ao Jasmin? Desengane-se – o Jasmin Software é completamente grátis no primeiro ano até atingir um limiar na sua faturação, pelo que, enquanto a sua empresa cresce, não acarreta custos adicionais… só vantagens! Comece ainda hoje a usar o Jasmin Software e entre numa nova era digital da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos

Ver mais