Gestão Pessoal

Motivação no trabalho: 5 técnicas para alcançar melhores resultados

por Mariana Gomes | 4 Abril, 2024

Um dos grandes desafios que muitos profissionais enfrentam é a falta de motivação no trabalho. Este é um fator decisivo para a felicidade dos trabalhadores e produtividade das empresas. O desempenho de um profissional depende, muitas vezes, de algo que o mantenha motivado ao desempenhar tarefas rotineiras.

 

Esta falta de motivação no trabalho está diretamente relacionada com o rendimento do profissional, podendo estar a gerar consequências negativas para a empresa.

 

É através da motivação no trabalho que os funcionários se sentem mais reconhecidos, desenvolvendo uma vontade de ir além de suas obrigações e dar o seu melhor em todas as atividades.

 

Qual a importância de manter a motivação no trabalho ao longo do tempo?

 

Quebras de motivação são um problema das rotinas diárias. Quanto menos feliz estiver no trabalho, menos produtivo será e a sua motivação diminuirá ainda mais. É um ciclo difícil de controlar, no qual muitas pessoas estão presas.

 

Muitas vezes, a falta de motivação no trabalho estende-se à vida pessoal do trabalhador. Quando o profissional está motivado, seu bem-estar aumenta. Para uma empresa, ter um funcionário envolvido com os objetivos pretendidos é uma mais valia para atingir as metas definidas.

 

Promover a motivação no trabalho resulta em diversos benefícios, não só para o profissional, mas também para a empresa:

 

  • Melhora a autoestima dos colaboradores: o aumento da autoestima e da confiança dos colaboradores é uma das principais consequências de um trabalhador motivado.
  • Melhor gestão do tempo: um trabalhador motivado trabalha mais rápido e melhor.
  • Relacionamentos positivos com colegas de trabalho: quando um trabalhador se relaciona bem com os restantes colaboradores, passa a sentir-se bem no seu ambiente de trabalho.
  • Desenvolvimento pessoal: a motivação pode gerar uma melhoria na autoestima e, com um aumento da confiança em si, é possível desenvolver-se melhor, não só a nível profissional, mas também pessoalmente.
  • Aumento da produtividade: o aumento da produtividade da empresa é consequência do trabalho dos colaboradores. Uma equipa motivada traz melhores resultados a qualquer empresa.

5 técnicas para melhorar a motivação e aumentar a produtividade

 

  1. Defina objetivos claros

 

Um profissional tem a capacidade de aumentar a sua motivação, se conseguir perceber qual o valor e o impacto do seu trabalho na empresa. Para manter a motivação em alta, é importante criar objetivos e metas claras.

 

  1. Procure feedback

 

Por vezes, é possível estar tão focado no seu trabalho, que perde noção de pequenas coisas nas quais pode melhorar. Não conhecer os aspetos a que deve prestar mais atenção, pode levar a uma falta de motivação para continuar o trabalho. Uma forma de aperfeiçoar o seu contributo é pedir feedback aos colegas de trabalho.

 

  1. Comece a dizer “não”

 

É tentador dizer “sim” a tudo o que lhe pedem, especialmente se a motivação está em baixo. É fácil pensar que, quantas mais tarefas tem para fazer, mais provável será encontrar motivação para tal. Na realidade, quantas mais vezes disser “sim”, mais esgotado se poderá sentir. Dizer “não” a algumas tarefas ajuda a aumentar a produtividade e a saúde mental.

 

  1. Faça uma pausa

 

Fazer pausas no trabalho renova a sua energia e deixa-o revigorado e rejuvenescido. Segundo um estudo da universidade de Harvard, 94% dos trabalhadores que tiram férias declaram que tinham tanta energia, ou mais, depois de voltarem de uma boa viagem. 55% afirma que voltaram a trabalhar com níveis mais altos de energia do que antes da viagem.

 

  1. Saia da sua zona de conforto

 

A zona de conforto é um estado psicológico, no qual se sente protegido, sem ansiedade ou stress. É realmente fácil cair na armadilha de nunca sair da zona de conforto. O problema é que, muitas vezes, a zona de conforto impede a possibilidade de atingir verdadeiro sucesso e felicidade. Uma das melhores formas de desenvolvimento pessoal é testar os limites do que a maioria das pessoas considera "normal".

 

Qual é o papel do gestor no aumento da motivação no trabalho?

 

Um gestor tem um papel decisivo na motivação e no envolvimento da equipa. Ser capaz de motivar uma equipa e estar atento às suas necessidades é essencial para manter a produtividade do negócio.

 

Cabe aos gestores garantir que o trabalho não é apenas uma fonte de rendimento para os colaboradores. Um gestor motivado potencia a interação e envolvimento dos colaboradores. Este deve criar metodologia capaz de superar as dificuldades do dia a dia e a desmotivação da rotina.

 

Para conseguir perceber as quedas de motivação, o gestor precisa de estar próximo o suficiente de cada um dos colaboradores. Assim, poderá agir ao primeiro sinal de problemas.

 

Desta forma, um gestor deve ter em conta vários aspetos para obter resultados mais positivos:

 

  • Garantir um bom ambiente no local de trabalho;
  • Ter capacidade de lidar com conflitos;
  • Aplicar estratégias para incentivar a equipa para garantir um bom desempenho e produtividade.

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