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Gestão de lojas online: 7 estratégias para impulsionar as vendas online

por Helena Sousa | 28 Março, 2024

Atualmente, devido à crescente concorrência no e-commerce, a gestão de lojas online exige uma maior análise e controlo sobre todos os processos. A forma como é realizada a gestão da sua loja online pode fazer toda a diferença a nível de vendas, fidelização de clientes e, no fundo, entre ser ou não um sucesso, pelo que é importante adotar estratégias que apoiem e dinamizem esta gestão.

 

Estratégias para a gestão de lojas online

 

Gerir uma loja online com sucesso requer ter em conta diversas frentes, desde a usabilidade da loja em si e a apresentação desta e dos produtos, até ao processo logístico e a própria divulgação.

 

1. Aposte nas imagens e descrições dos produtos

 

Quando os seus produtos são apresentados na sua loja online com uma imagem cuidada, os seus clientes ficam com uma boa primeira impressão e a probabilidade de concretização das compras será maior. Por isso, disponibilize fotos com qualidade e de diversos ângulos, demonstrando o potencial e a funcionalidade dos seus produtos.

 

Para além das imagens e vídeos, aposte também em descrições detalhadas e, se aplicável, em características técnicas e instruções de como usar os produtos. O objetivo é transmitir confiança e esclarecer potenciais dúvidas que possam surgir e que possam dificultar a compra.

 

A introdução de conteúdo de qualidade pode também favorecer o posicionamento da sua loja online nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

 

2. Sugira produtos

 

Uma boa prática na gestão de lojas online é a implementação de funcionalidades que, quando um cliente demonstra interesse num produto, apresentem outros produtos que sejam complementares ou outras versões mais avançadas do mesmo tipo de produtos em que este está interessado – as chamadas estratégias de cross-selling e upselling.

 

Este tipo de estratégias de venda  estimula o cliente a explorar mais produtos e tem um grande potencial de elevar o ticket médio do seu e-commerce. Além disso, caso o primeiro produto a que o cliente acedeu não seja o suficiente para o convencer a comprar, este será abordado por outros produtos que poderão vir a adequar-se melhor ao que procura. É, portanto, uma forma de prevenir que os utilizadores que visitam a sua loja online saiam sem efetuar uma compra.

 

3. Desenvolva parcerias 

 

Uma boa gestão de lojas online passa também pelo planeamento de parcerias estratégicas com outras marcas e influenciadores da mesma área. Esta pode ser uma boa forma de impulsionar o reconhecimento da sua marca e, consequentemente, levar a um aumento das vendas.

 

Procure optar por marcas, especialistas ou personalidades influentes que já tenham um público significativo e que vão de encontro aos valores da sua loja online, para que o impacto seja maior e a mensagem transmitida seja positiva.

 

4. Invista num serviço de apoio ao cliente eficiente

 

É bastante comum os clientes terem dúvidas quanto a devoluções, trocas ou características dos produtos, o que torna importante a existência de um bom serviço de apoio ao cliente para que estes se sintam ouvidos e apoiados no processo de compra.

 

A existência de um bom apoio online irá aumentar a segurança e satisfação do cliente e a probabilidade de este realizar uma compra. Por isso, ouça as incertezas dos seus clientes e ofereça uma resposta o mais personalizada e adaptada possível às suas necessidades.

 

Tente, também, incluir formas de auxiliar os clientes no processo de compra quando não pode estar online, fomentado uma relação de confiança com a sua marca. Guias de compras, como tabelas de medidas, termos e condições claros e uma secção de perguntas frequentes costumam ser muito eficazes.

 

5. Disponibilize várias formas de pagamento 

 

O principal objetivo de implementar uma estratégia de gestão de lojas online deve assentar em proporcionar a melhor experiência possível aos clientes, o que implica um processo de compra acessível e intuitivo.

 

Com a crescente oferta de meios de pagamento, torna-se importante fazer um estudo de mercado para perceber quais são os mais selecionados pelos consumidores e integrá-los na sua loja online, oferecendo assim opções de pagamento seguras e variadas.

 

Avalie se o seu cliente sente dificuldades na hora do pagamento e se estas dificuldades estão diretamente relacionadas com as formas de pagamento que disponibiliza. Por vezes, esta pode ser a causa de muitas das vendas não se concretizarem, levando a uma má experiência de utilizador na sua loja.

 

6. Invista em Marketing Digital

 

Com o evoluir dos anos, notou-se um aumento substancial das pessoas que preferem realizar compras online ou simplesmente procuram por determinadas informações sobre os produtos mesmo antes de os comprar. Isto veio fazer com que as empresas tivessem de repensar toda a sua estratégia de marketing, indo além das estratégias tradicionais e orgânicas de publicidade, para que o negócio pudesse crescer e ser sustentável.

 

A gestão de lojas online deve, portanto, incluir o Marketing Digital como uma ferramenta essencial para que os seus produtos cheguem a mais pessoas interessadas nos mesmos e a sua marca seja reconhecida. Algumas técnicas que pode e deve incluir na gestão da sua loja online incluem:

 

  • criar campanhas personalizadas para o seu público-alvo;
  • otimizar a estrutura e a velocidade de carregamento do site;
  • implementar estratégias de retargeting;
  • comunicar diretamente com os seus clientes através de e-mail marketing, fazendo-os sentir especiais;
  • analisar métricas da sua loja online, como, por exemplo, quais as páginas mais visitadas ou quanto tempo permanecem em cada página, e identificar possíveis erros de usabilidade.

 

7. Garanta que os seus stocks estão sempre atualizados

 

Ter stocks desatualizados pode causar algum sentimento de frustração a um cliente, que, por exemplo, adicionou o produto que queria ao carrinho de compras e afinal não o pode comprar por indisponibilidade, ou até mesmo realizou todo o processo de checkout e acabou por receber uma mensagem a dizer que afinal o produto que comprou já não está disponível.

 

Se pretende que a gestão de stocks da sua loja online seja eficiente e sustentável a longo prazo, é fulcral que aposte num software que lhe permita ter um controlo frequente sobre os mesmos. Assim conseguirá facilmente identificar questões como quais são os produtos mais procurados, qual o stock mínimo que cada produto deve ter e que produtos devem ser repostos.

 

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O Cegid Jasmin é o software indicado para otimizar a gestão de lojas online, pois permite ter acesso, numa só plataforma, a todos os aspetos do seu negócio, desde a faturação e a gestão de encomendas e devoluções, até à gestão de inventários, oferecendo inclusivamente integrações com diversas plataformas de e-commerce para que possa automatizar processos e sincronizar informações.

 

É um software de gestão na cloud, certificado pela Autoridade Tributária, intuitivo e fácil de utilizar, podendo aceder a qualquer hora e em qualquer dispositivo, permitindo-lhe também oferecer variados métodos de pagamento aos seus clientes. 

 

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