Tecnologia

Fintech em Portugal: tecnologia ou moda financeira

por Isabel Dias | 18 Outubro, 2018

A palavra fintech é uma junção de duas outras: finance e technology. Ou seja, tecnologia financeira. As empresas que desenvolvem, produzem, comercializam ou até que baseiam as suas operações nestas novas tecnologias financeiras são chamadas empresas fintech, ou apenas fintech. As fintech em Portugal têm vindo a aumentar nos últimos anos. Mas será que a presença das fintech em Portugal é uma moda passageira, ou é mesmo algo que veio para ficar? 

 

Fintech em Portugal: os tempos mudam 

 

De forma mais concreta, muitas empresas fintech são novas no mercado e operam como startups. Uma das questões à volta das fintech é se estas empresas inovadoras vão crescer e dominar um grande segmento do setor financeiro ou focar-se em áreas de nicho. Ou ainda optar por prestar serviços especializados a instituições maiores.  

 

Muitos bancos têm apostado na tecnologia financeira, e até têm departamentos dedicados a fintech. Outros compraram empresas fintech – incluindo bancos fintech – ou formaram parcerias. 

 

Alguns exemplos desta tecnologia fintech em Portugal são novas formas de pagamento, aconselhamento de investimento automatizado ou até aquelas apps de online banking (sim, esteve a usar fintech este tempo todo!). 

 

A fintech no dia-a-dia 

 

Poucos são aqueles que nunca usaram o Paypal, especialmente se têm lojas online. Da mesma forma, as mobile wallets também ganham terreno, o sistema contacless já está mais que instalado, o blockchain e a criptomoeda avançam a passos largos... 

 

Mas não é preciso ir tão longe, as fintech em Portugal também têm mudado os nossos dias. Sempre que cria um cartão de crédito virtual com o MB Net, ou transfere dinheiro via smartphone com o MB Way, ou ainda ao levantar dinheiro numa caixa sem usar o cartão bancário, está a usar ferramentas muito ligadas ao sector da fintech, neste caso, criadas pela SIBS. 

 

E apesar de a SIBS ser a empresa fintech mais antiga (tem cerca de 20 anos!) há bem mais fintech em Portugal. É o caso da Seedrs, a plataforma pioneira na Europa, no âmbito do financiamento empresarial coletivo, e que permite a qualquer um investir numa startup. 

 

Uma das apostas mais recentes das fintech em Portugal é a concessão de crédito. A ITSector criou uma app que permite simular e contratar um crédito em tempo real; a Casa Banco CTT permite-lhe obter crédito à habitação; já a CrediSimples do Santander Totta é uma app que disponibiliza crédito pessoal in app. 

 

Vantagens da fintech para as PME 

 

Apesar de se falar muito das vantagens da utilização de fintech para os consumidores, as empresas, e em especial as PME, também podem beneficiar e muito com esta tecnologia. 

 

Incorporar ferramentas fintech nas lojas online, por exemplo, traz vantagens para as PMEs tornando o processo de compra mais apelativo e facilitado para os clientes. Falamos de, por exemplo, várias formas de pagamento como referência Multibanco, Paypal, MBWay, Stripe, etc. 

 

As fintechs direcionadas para o crowdfunding também tornam mais fácil investir em empresas e conseguir financiamento. Aumenta a comodidade, segurança, e rapidez com que pode tratar dos processos financeiros. 

 

Cuidados a ter com a tecnologia financeira 

 

A segurança, sendo uma das vantagens da fintech, é também uma das maiores preocupações. Nada é 100% seguro, especialmente as operações financeiras informáticas que envolvem movimentações de grandes quantias de dinheiro.  

 

Como as fintech em Portugal estão a crescer e a consolidar, especula-se que possam ser um alvo de fraude, pela sua popularidade. Por outro lado, em relação à impressão causada no consumidor, algumas fintech em Portugal, por serem recentes ou startups, não têm a credibilidade de um grande banco, o que pode deixar alguns clientes “de pé atrás”. 

 

A principal desvantagem da fintech em Portugal, e no Mundo, face a um banco, é a falta de regulamentação dos serviços. Existe ainda a questão do “100% digital”, o que exclui automaticamente uma grande parte da população portuguesa. 

 

Jasmin Software, com a agilidade de uma fintech 

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, agiliza e simplifica toda a gestão do seu negócio. Não precisa de ser uma fintech para recorrer a tecnologia que lhe facilite a contabilidade e gestão financeira mas, se for, a solução também está aqui. 

 

O Jasmin é um software desenvolvido para PMEs, startups e empreendedores, que desejam fazer crescer os negócios, acompanhados de um software versátil e que ajuda a enfrentar os desafios digitais de hoje em dia. 

 

Com o Jasmin tem um conjunto de indicadores de desempenho, funções de demonstração de resultados, inteligência e poder preditivo, que o tornam um aliado à tomada de decisão. 

 

Mas conheça e veja por si: experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais