Negócios

Sabia que só 20% das empresas são negócios digitais?

por Isabel Dias | 16 Outubro, 2018

Apesar de a revolução digital já se fazer sentir (e muito!) em Portugal, o nosso país ainda segue com atraso esta mudança. Os dados não mentem: Só 39% dos negócios portugueses têm presença online, 20% dos trabalhadores não têm competências digitais básicas, e apenas 20% das empresas podem ser considerados negócios digitais. Quem o diz é o “Retrato Digital das Pequenas e Médias Empresas Portuguesas”, um estudo publicado por PSE – Produtos e Serviços de Estatística, este ano.

 

Então, vamos aos conceitos: presença online, competências digitais e negócios digitais. O que significa presença online? Um email de empresa, website, loja online, redes sociais, e outros.

 

É o mesmo que um negócio digital? As empresas dentro desta criam novos modelos de negócio com base na convergência entre o mundo físico e o digital, e integram tecnologias, pessoas, informação e processos orientados a uma melhor experiência do cliente interno e externo.

 

Já o termo “competências digitais básicas” refere-se a: conseguir pesquisar informação online e fazer uma seleção desta com base em fiabilidade; ser capaz de guardar, arquivar e criar ficheiros e conteúdos; comunicar e colaborar com outros, aceder a serviços, ou procurar assistência usando tecnologias – tal como definido pelo Europass.

 

Explicados os termos, que impacto é que estes números têm nas organizações, e em especial nas PMEs, que compreendem 99% do tecido empresarial Português?

 

Negócios digitais: como alcançar a transformação

 

Os números deste estudo da ACEPI são alarmantes. Apenas 37% das organizações nacionais têm uma estratégia de transformação digital alinhada com a estratégia do negócio. Ou seja, pouco mais de um terço das empresas portuguesas estão preparadas para se tornarem negócios digitais. Será que a sua empresa está preparada? Deixamos-lhe 4 dicas para se pôr em dia e superar os desafios da era digital.

 

Invista na formação dos seus colaboradores

 

Em todos os negócios, os colaboradores são o bem mais valioso, e os negócios digitais não são exceção. Pode não ter developers ou especialistas de IT na sua equipa, mas precisa de se certificar que todos conseguem utilizar ferramentas digitais simples (como Office ou equivalente) e, quando se justifique, emitir e corrigir faturas, consultar pedidos, fechar compras na loja online, receber e comunicar pagamentos e tantas outras tarefas administrativas cada vez mais digitais. Para isto terá de fazer um pequeno investimento - pense em sessões de formação ou em pequenos cursos de TIC - que se pagará a muito curto prazo.

 

Ouça a geração millennials... e confie neles

 

Os millennials cresceram num mundo cada vez mais digital. Dominam o mercado, são os nativos digitais, comunicam em todas as plataformas, compram e vendem online, e confiam nos negócios digitais.. Sabe como adaptar a sua empresa a esta geração?

 

(Re)Defina a cultura do seu negócio

 

Dos recursos humanos aos canais de distribuição, todos os colaboradores devem compreender as oportunidades que se apresentam, a estratégia do negócio e qual o seu papel no crescimento da empresa. Para isso terá de ser o líder que o seu negócio precisa, guiar os colaboradores e marcar qual a cultura da empresa.

 

Invista nas tecnologias adequadas

 

As tecnologias que usa na sua empresa são fundamentais para conseguir dar o salto para a revolução digital. Não pode haver negócios digitais sem as ferramentas adequadas. Estamos a falar de cloud computing, inteligência artificial, IoT, marketplaces, chatbots e todas as tendências crescentes que simplificam a gestão e facilitam a evolução das empresas.

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é um bom ponto de partida. Liberte-se de trabalho burocrático repetitivo e acelere o seu negócio. O Jasmin, além de assegurar a resposta à fiscalidade portuguesa, está dotado de inteligência e poder preditivo, facilitando a tomada de decisão sustentada em dados e análises.

 

Mais: o Jasmin integra com as principais aplicações do mercado, pelo que já pode conciliar a gestão do seu negócio com a sua loja online, com o seu funil de vendas, com ferramentas de CRM, plataformas de comunicação e gestão de equipas.

 

Veja por si, como o Jasmin o pode ajudar. Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais