Tecnologia

Quando a tecnologia intervém a favor da contabilidade

por Isabel Dias | 8 Novembro, 2017

Andar com mil e uma pastas, livros de contabilidade e calculadoras atrás é coisa do passado! O contabilista moderno apenas precisa de uma coisa: nada mais, nada menos que do seu computador!

 

A revolução tecnológica deixou o seu rasto em variados setores de atividade simplificando, claramente, os métodos de trabalho. E o setor da contabilidade não foi exceção! Neste artigo vamos falar de como o uso da tecnologia na área da contabilidade tem simplificado os processos do quotidiano, impulsionando o negócio!

 

A influência da tecnologia no exercício da contabilidade

 

Muitos são os avanços tecnológicos na área da contabilidade. Os processos que se utilizavam há 20 anos atrás já mal se podem comparar aos processos utilizados hoje em dia.

 

A seguir partilhamos 5 exemplos de processos e ferramentas de trabalho que agora são indispensáveis para um dia de trabalho produtivo.

 

  • Ser cloud

Os softwares de contabilidade vieram eliminar o excesso de arquivo em papel existente, bem como a redução de tempo gasto pelos colaboradores, em tarefas como a organização e procura de informação.

Para além disso, trabalhar na cloud é a solução ideal para quem pretende ter a informação segura e acessível a partir de qualquer lugar ou dispositivo! Ter os dados na cloud permite, em tempo real, a troca de informações e ajuda na otimização de todos os processos laborais, aumentando o desempenho e resultados do negócio.  

 

  • Supressão do excesso de burocracia

 

Através do uso de plataformas e softwares certificados, a comunicação com fornecedores, clientes e parceiros de negócio torna-se mais simples e direta. A troca de informação é imediata, evitando assim perdas de tempo desnecessárias.

Por exemplo, o simples envio de uma fatura pode ser feito através destes softwares: o documento é enviado diretamente para o email do cliente, sendo que este  só terá de o descarregar para o seu computador.

 

  • Calendários online

 

Para planear a semana, para agendar reuniões ou eventos importantes, para assinalar deadlines, saber calendarizar é crucial para conseguirmos maximizar o nosso tempo em função da produtividade. Por exemplo, o Google tem uma extensão do Gmail chamada “Calendar” que auxilia na gestão de tempo.

 

  • Informação no timing certo

 

Deslocar-se para reuniões? Pegar no telefone para esclarecer uma dúvida? Com a quantidade de ferramentas existentes já quase não é necessário. A evolução tecnológica já permite reuniões virtuais (através do Skype, por exemplo) e o esclarecimento de dúvidas através do email, chats automatizados nos websites, ou simplesmente através das tão conhecidas FAQs (Frequently Asked Questions) que estão posicionadas normalmente no final dos websites.

 

  • Software de faturação certificados

 

Mais importante que utilizar um software que permita otimizar e gerir a contabilidade do negócio, é saber que o software está atualizado de acordo com as normas e leis existentes. Para qualquer ação na área da contabilidade (como por exemplo exportar o ficheiro SAFT) é necessário que o software escolhido seja certificado.

 

Uma boa aposta para quem procura um software de faturação certificado é o Jasmin. Um produto desenvolvido pela PRIMAVERA, pensado para pequenos negócios ou empreendedores que estão a iniciar a sua atividade profissional.

 

 

Além de gratuito e certificado, existe uma equipa de apoio sempre disponível para esclarecer dúvidas ou ajudar com qualquer funcionalidade da ferramenta.

 

Experimente o Jasmin, é grátis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Mais artigos