Tecnologia

Tudo o que tem de saber sobre a segurança dos seus dados na cloud

por Isabel Dias | 31 Outubro, 2017

Inovação, aumento da produtividade ou otimização de processos organizacionais são algumas das principais vantagens da cloud para os negócios. No entanto, há que ter em atenção os riscos associados à falta de segurança dos dados na cloud.

 

Cloud: evolução no modo de trabalhar

 

Quando pensamos em cloud, pensamos automaticamente em clouds públicas como o Gmail ou a Dropbox. No entanto, uma cloud é muito mais que isso. Cada empresa pode ter a sua própria cloud privada em que colaboradores e até mesmo clientes podem aceder a informações através dos seus dispositivos móveis. E é esta realidade que nos leva a crer que, atualmente, tudo acontece na cloud.

 

Esta tecnologia tem vindo a revolucionar a forma como as empresas trabalham, nomeadamente:

 

  • A manutenção e gestão de aplicativos sem possuir um servidor;
  • O armazenamento de dados infinito;
  • A possibilidade de aceder aos dados a partir de qualquer local, sendo apenas necessário o acesso à internet.

 

Apesar de todas as vantagens, a segurança é o aspecto mais preocupante para as empresas, que se sentem hesitantes em utilizar a cloud  dado a receios como:

 

  • Perda de dados. Grande parte da informação que as empresas armazenam na cloud é confidencial.
  • Roubo de conta. A uma conta estão agregadas muitas informações e até mesmo a possibilidade de acesso a outras contas, como tal, o roubo de uma conta tem associado uma grande fuga de informação.
  • Falta de informação do servidor. Os utilizadores interagem apenas com a interface final, não conhecendo a plataforma onde a cloud está alojada nem os seus níveis de segurança.

 

No entanto, esta resistência tem vindo a dissipar-se com o aumento da segurança através de várias técnicas e inovações, sendo até considerado um modo de armazenamento de informação mais seguro que o tradicional, exigindo apenas alguns cuidados.

 

4 dicas para manter a segurança na cloud

 

Dados encriptados

 

Esses dados apenas podem ser vistos com quem possui acesso, evitando fuga de informação através de entidades externas.

 

Conhecimento do local onde os dados são alojados

 

Sendo a cloud algo tão global, a informação de uma empresa portuguesa, por exemplo, poderá estar em Espanha ou até do outro lado do mundo. Como tal, é importante que o fornecedor da cloud processe e armazene essa informação nos locais especificados no contrato.

 

Backup

 

A cloud veio revolucionar o modo de armazenamento de informação, contudo há velhos hábitos que devem ser mantidos. Um deles é a realização de backups para que os dados não sejam perdidos. É por isso importante optar por fornecedores que dupliquem a informação noutro local.

 

Conhecimento aprofundado do fornecedor

 

As empresas consideram a cloud como um serviço outsourcing, não se preocupando com a sua manutenção ou gestão, nomeadamente no que diz respeito à segurança. Como tal, é crucial existir um esforço prévio por parte da empresa cliente em conhecer o fornecedor, focando-se nas técnicas que este usa no âmbito da proteção de dados dos utilizadores, por exemplo.

 

seguranca-cloud

 

 

À procura de um software de faturação cloud?

 

Confiança gera confiança. E quando um software de gestão e faturação de renome, como é o PRIMAVERA BSS, decide disponibilizar no mercado uma solução gratuita para pequenos negócios e empreendedores - o Jasmin Express - todas as precauções de segurança se tornam menos preocupantes.

 

O Jasmin é um software de faturação cloud que não necessita de qualquer instalação no computador e que é facilmente acedido em qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo, móvel ou fixo. Para além disso dispõe de uma equipa de especialistas que assegura a monitorização do sistema e que está disponível para prestar o apoio necessário aos seus utilizadores. Saiba mais sobre a segurança deste software.

 

Escolher um software de faturação para o nosso negócio não é tarefa fácil. Afinal, é um voto de confiança que põe em causa a privacidade e segurança dos dados da nossa empresa. No entanto, a sua utilização é um passo em frente na evolução do negócio e que, mais cedo ou mais tarde, será indispensável. Foi a pensar no “mais cedo”, a pensar nos negócios que iniciaram recentemente a sua atividade, que surge o Jasmin.

 

Experimente o Jasmin, um software de faturação cloud e gratuito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Mais artigos