Tecnologia

As tendências que estão a marcar o comércio a retalho

por Mariana Pimentel Gomes | 9 Novembro, 2021

Num mundo cada vez mais digital, a rapidez e a conveniência são as novas predileções do consumidor. O comércio a retalho está a entrar numa era onde a competitividade, a sustentabilidade e a inovação tecnológica são os pilares para a construção de uma boa experiência de consumo.

 

Com o crescimento económico a marcar a necessidade de aumentar a rentabilidade e acompanhar o ritmo acelerado de crescimento do comércio a retalho, é altura de estar atento às tendências que ditam a forma como os consumidores se comportam e à forma como a tecnologia pode otimizar todos os processos e serviços.

 

As tendências são ditadas pelos consumidores

 

Cada vez mais informados e cientes do papel que têm a nível social, económico e ambiental, os consumidores são o epicentro das tendências que marcam o comércio a retalho (mas não só).

 

Já não são as marcas que influenciam os consumidores. São os consumidores que moldam o mercado de consumo. Esta influência dos consumidores na forma como o mercado se comporta existe porque deixaram de ir na onda da publicidade e do marketing com facilidade. Hoje, são os comentários e avaliações de outros consumidores que impactam a decisão de compra. Razão pela qual sites como o TripAdvisor e Booking.com são cada vez mais populares.

 

Quais são as tendências do comércio a retalho e como estão a mudar?

 

Já vimos que a aposta em sites de reviews está a marcar o mundo das tendências no comércio a retalho, mas também a tecnologia tem feito um grande caminho para otimizar este setor. Desde o investimento na analítica avançada (para prever tendências de consumo ou mesmo otimizar a gestão de stocks), até à aplicação de realidade aumentada, as aplicações da tecnologia são infinitas.

 

Social Commerce

 

A forma como fazemos compras está a mudar e o crescimento do e-commerce foi um passo enorme para a inovação do comércio a retalho. Comprar sem sair do sofá ou comprar diretamente através de publicações no Instagram já fazem parte da experiência de compra e as redes sociais já são muito mais do que uma plataforma social. O Social Commerce não só aumenta a receita como também criam fidelização à marca e uma experiência de compra cada vez mais conveniente.

 

5G

 

Seja na resposta às exigências por velocidade, conveniência ou eficiência, o 5G surge para potenciar processos como o packaging inteligente, o controlo do inventário, a atribuição de valores aos artigos, a distribuição de tarefas, a localização de artigos ou colaboradores, evitar a rutura de stock ou mesmo para permitir saber, em tempo real, o estado de cada operação, através da integração dos dispositivos.

 

A recolha de informação em tempo real, com cada vez mais rapidez, qualidade e segurança, é hoje o meio de aprimorar o comércio a retalho.

 

Inteligência Artificial

 

Trabalhar dados para ajustar a relação com os consumidores ou utilizar robôs para monitorizar stocks são algumas das potencialidades da Inteligência Artificial (AI) no comércio a retalho. A verdade é que a IA no retalho pode ser aplicada desde o check-out de compras sem caixa até ao nível logístico, como o controlo de stocks ou na otimização da cadeia de distribuição.

 

O recurso a tecnologias como machine learningchabots ou voicebots, reconhecimento de imagem e vídeo, está a impactar o dia a dia de todos nós, especialmente no contacto com o cliente e na sua experiência de compra. Como?

 

  1. Já são incontáveis as marcas que enviam promoções personalizadas ou recomendações de produtos específicos com base no histórico de compras;
  2. Outras marcas, como a Zara, utilizam o reconhecimento de imagens para apresentar aos clientes produtos semelhantes numa determinada categoria;
  3. A Walmart utiliza robots que verificam prateleiras e alertam, em tempo real, os gerentes de loja para falhas de stock ou rutura total. Outras marcas fazem o mesmo utilizando câmaras nas prateleiras;
  4. Também a Walmart recorre à IA para prever o tempo de vida dos frescos com base na sua aparência visual e, assim, otimizar a cadeia logística;
  5. Outras marcas automatizam a reposição de stocks através do cruzamento de dados de vendas com as previsões do tempo ou feriados e épocas festivas.

Realidade Aumentada

 

Segundo a Gartner, cerca de cem milhões de consumidores iriam fazer compras em realidade aumentada, tanto online como em loja, já em 2020.

 

A realidade aumentada é, por isso, destacada como uma tendência, tanto no comércio a retalho, como em áreas como o marketing, a saúde, a manutenção industrial, o turismo ou o entretenimento. Isto porque possibilita a junção e interação do mundo real com o mundo virtual, permitindo às empresas a criação de plataformas imersivas para os seus clientes, a melhoria da experiência do utilizador, a promoção da sua imagem, o aumento da produtividade e diminuição de riscos e erros.

 

Esta nova experiência de compra permite aos consumidores testar ou visualizar os produtos antes de os adquirir. Estas são algumas aplicações no comércio a retalho:

 

  1. Teste em 3D dos produtos: Através da realidade aumentada, os clientes podem testar a qualidade dos produtos antes de os adquirirem, aumentando a satisfação e melhorando a experiência.
  2. Integração do digital com offline: Com o mercado a caminhar para soluções omnichannel, a realidade aumentada é uma ótima forma de ligar as lojas física à loja digital, facilitando a procura de modelos ou tamanhos.
  3. Visualizar produtos antes de comprar: É um excelente exemplo o IKEA, que permite, através de uma app de realidade aumentada ver como os moveis ficariam em casa do consumidor. Através da realidade aumentada é possível aceder a hologramas à escala real e em 3D dos produtos para venda e inseri-los em vários ambientes para testar qual combina melhor e tomar uma decisão de compra mais segura e consciente.

 

Big Data

 

Há quem diga que os dados são o novo ouro e há alguma verdade nessa afirmação! Diariamente são gerados milhares de dados provenientes de diferentes sistemas. Dados estes que, se forem estruturados, compilados correlacionados, segmentados e analisados, podem constituir informação valiosa para a gestão estratégica e operacional das empresas de comércio a retalho.

 

As ferramentas de big data ajudam, por exemplo, a decidir qual a melhor altura para introduzir novos produtos no mercado, qual a estratégia de marketing e vendas mais ajustada a cada momento ou qual o público-alvo de determinado produto. 

 

Beacons

 

Sabe o que são os Beacons? Eles prometem revolucionar a indústria do retalho, reunindo informação sobre os hábitos do consumidor para que possa prestar um melhor serviço. Muitas aplicações usam Beacons, pequenos dispositivos que comunicam com smartphones via Bluetooth Low Energy (BLE). Basta que o cliente tenha uma aplicação instalada que comunique com os Beacons para que seja possível, por exemplo, avisar o retalhista sempre que o cliente entra na loja, saber por onde se movimenta ou o que compra.

 

Software de faturação cloud e POS

 

Independentemente das tecnologias utilizadas, é fundamental que a informação esteja integrada para garantir um controlo global e centralizado do negócio. Com o Jasmin Software, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá controlar os ciclos de compra e venda do seu negócio de retalho: desde as encomendas e devoluções até à cobrança. Tudo num único local!

 

E com um POS para negócios de comércio e retalho que funciona online e offline é mais simples conseguir um serviço de excelência! Com o Jasmin, além de garantir a máxima rapidez das operações em loja, ao usufruir de uma gestão totalmente integrada das várias lojas e dos canais de venda, deixa de se preocupar com contagens de artigos, contas complicadas de gestão de campanhas promocioanis e com as dores de cabeça da gestão de caixa. 

 

O Jasmin garante:

 

  • Gestão centralizada dos pontos de venda e do negócio online
  • Gestão das operações a partir de qualquer lugar e dispositivo
  • Rapidez e fluidez de trabalho com o sistema de POS online e offline
  • Controlo eficiente das compras e dos stocks
  • Flexibilidade na definição de preços
  • Rigor na gestão de caixa
  • Cumprimento de todos os requisitos legais e fiscais
  • Integração com outras plataformas de e-commerce
  • Informação de apoio à gestão do negócio

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