Tecnologia

5G em Portugal: está preparado para a era da conectividade digital?

por Mariana Pimentel Gomes | 29 Abril, 2021

A rede 5G em Portugal está cada vez mais próxima de ser uma realidade. Além de ser um dos assuntos que mais tem gerado discussão nos últimos tempos – e com a jornada de lançamento do 5G em Portugal já ter começado – esta tecnologia disruptiva promete impulsionar vários avanços tecnológicos.

 

A era da disrupção digital com o 5G

 

A quinta geração da comunicação móvel começou a chegar ao mercado no final de 2018, com a garantia de continuar a expandir-se no futuro, mas em 2021 ainda não é uma realidade em Portugal. Contudo, espera-se que esta tecnologia disruptiva substitua a quarta geração de rede móvel num futuro próximo.

 

Este projeto que substitui uma arquitetura sem fio (4G) por outra mais evoluída, promete acelerar as ligações à internet, conectar todos os aparelhos em casa ou mesmo possibilitar cirurgias médicas à distância ou o controlo remoto de máquinas industriais. As possibilidades são infinitas.

 

Tudo isto resulta num mundo totalmente conectado e omnipresente. A 5.ª geração de redes sem fio foi projetada para atingir o nível de desempenho que a IoT – Internet of Things – realmente precisa.  

 

4G vs 5G

 

Para os utilizadores comuns, o 5G é muito mais complexo e difícil de entender do que o 4G.

 

Ora vejamos um exemplo: atualmente, os nossos telemóveis ligam-se sozinhos e sem esforço à rede da operadora contratada, variando automaticamente entre o 4G, o 3G ou mesmo o 2G, conforme a cobertura que exista no local. Com o 5G em Portugal, o cenário mudará. O objetivo é que as operadoras portuguesas possam partilhar infraestruturas. Ou seja, os nossos telemóveis vão poder conectar-se à melhor rede disponível em cada zona, independentemente da operadora.

 

Num cenário mais técnico, são muitas as diferenças entre estas duas tecnologias. O 5G é caracterizado por várias especificações:

 

  • Uma taxa de dados de até 10 Gbps: 10 a 100 vezes melhor que a rede 4G;
  • Latência de 1 milissegundo;
  • Banda larga mais rápida por unidade de área;
  • Mais de 100 dispositivos conectados por unidade de área: comparativamente com as redes 4G LTE;
  • 100% de ​cobertura;
  • Duração da bateria de até 10 anos nos dispositivos IoT (Internet das Coisas) de baixa potência.

Mas serão apenas estes os benefícios da rede 5G em Portugal e no mundo?

 

Quais os principais benefícios da tecnologia 5G em Portugal?

 

A tecnologia 5G não vai permitir apenas conectar pessoas: será possível conectar e controlar máquinas, objetos e dispositivos. E as vantagens são infinitas.

 

Realidade Aumentada e Realidade Virtual, casas inteligentes e carros autónomos são exemplos de setores nos quais o 5G será aplicável. Vai passar a ser possível fazer o download de um filme da Netflix em poucos segundos e há também uma infinidade de oportunidades de negócios a serem exploradas em escritórios, fábricas, cidades e mesmo na saúde. Mas existem outras aplicações importantes desta tecnologia. E entre as diversas vantagens da nova rede móvel, destacam-se algumas importantes:

 

Internet móvel mais rápida e latência mais baixa

 

A cada nova geração de rede móvel, quando passámos do 2G para o 3G, e do 3G para o 4G, assistimos apenas a um aumento de velocidade nos dados móveis. Com o 5G, além de permitir aumentar a velocidade da internet móvel, a evolução vai ser complementada com um conjunto acrescido de características que tornarão o 5G a rede mais completa até à data.

 

Baixa latência

 

Características estas que se diferenciam, em primeiro lugar, pela baixa latência. A latência é o tempo de resposta da rede: o que nos permitirá interagir com um serviço em tempo real.

 

Massive IoT

 

A rede 5G terá ainda a capacidade de suportar muitos mais dispositivos ligados entre si na rede, aquilo que conhecemos como Massive IoT.

 

Vai impulsionar tecnologias imersivas

 

Realidade Virtual e a Realidade Aumentada já são áreas conhecidas e bastante badaladas na era digital. Mas são também estas duas das tecnologias que mais vão crescer com a chegada do 5G em Portugal. Isto vai permitir que, no futuro, os utilizadores possam usufruir de experiências virtuais e aumentadas muito mais imersivas do que o possível até agora.

 

Desmaterialização do conceito de smartphone

 

O 4G introduziu smartphones mais rápidos, vídeos com melhor qualidade e apps mais interativas. Mas o 5G promete continuar a apostar nesta evolução e, até, desmaterializar o conceito de smartphone. Como?  Com esta evolução tecnológica e digital disruptiva, objetos comuns, como um carro, um robô um frigorífico ou um bisturi, poderão ser equipamentos 5G – e não são um smartphone. No fundo, o 5G é um conjunto de ferramentas ao dispor do utilizador e o seu sucesso está na forma como é utilizada.

 

Impacto no período pós-COVID

 

Num cenário pandémico como o atual, é impossível não imaginar como será a realidade daqui para a frente, num futuro pós-COVID. Não só a nível pessoal e profissional, com a grande mudança nos hábitos de consumo, mas a nível de transformação digital.

 

A tecnologia 5G é percecionada, globalmente, como uma das principais alavancas de recuperação económica no período pós-pandémico. Esta crença está assente na aceleração de processos de transformação digital nos vários setores, resultando em benefícios significativos para as empresas, para os profissionais e para os consumidores.

 

A saúde e a educação

 

Ficou provado que é, efetivamente, em contextos de crise que se dão os maiores saltos rumo à inovação. E, na saúde, a tecnologia 5G pode permitir que um paciente seja monitorizado à distância, em tempo real e com os mesmos cuidados, com a vantagem de estar em casa e não no hospital.

 

Também na educação podem existir evoluções significativas. A COVID-19 já instaurou o ensino à distância, mas com algumas limitações. Imagine se, no futuro, fosse possível um aluno aceder a um conteúdo na forma de realidade virtual ou aumentada? A perceção sobre o mesmo seria quase como se estivesse fisicamente perante ele. E isto mudaria, sem dúvida, o paradigma do ensino à distância.

 

Posicione-se na vanguarda da tecnologia

 

Não só nos smartphones ou outros objetos comuns é possível observar o impacto da transformação digital. Na gestão do seu negócio, a tecnologia também assume um papel fundamental. O Jasmin é um software de gestão que se destaca pela automatização de processos, previsão de resultados e inteligência de negócio.

 

Já imaginou se pudesse prever o futuro do seu negócio? Com o Jasmin pode! Este software cloud inteligente recorre a um conjunto de mecanismos de Big Data e Machine Learning que prevêm resultados, antecipam falhas e ajudam a tomar as melhores decisões, que contribuem para uma maior rentabilidade do seu negócio.

 

Esta solução de gestão ajuda a enfrentar os desafios digitais atuais, com um conjunto de indicadores de desempenho, funções de demonstração de resultados, inteligência e poder preditivo, que o tornam um aliado à tomada de decisão. 

 

O Jasmin Software é 100% cloud e certificado pela Autoridade Tributária. Experimente o Jasmin Express e comece a gestão do seu negócio de forma gratuita. 

Mais artigos