Tecnologia

As vantagens e os custos do TPA

por Duarte Oliveira | 17 Novembro, 2021

Cada vez mais, os pagamentos por cartão ou tecnologia contactless têm ganho maior preponderância. E a resposta a esta crescente aposta? Um TPA (Terminal de Pagamento Automático).

 

Utilizado por cada vez mais consumidores, é importante que os negócios estejam preparados para aceitar estes tipos de pagamento, mantendo-se atualizados com as novas tendências.

 

Se está a considerar a utilização de um TPA, fique a conhecer as vantagens e os custos associados a este modo de pagamento.

 

O que é um TPA e como funciona?

 

De forma resumida, o terminal de pagamento automático (TPA) é um sistema de pagamentos composto por um dispositivo que aceita cartões bancários, nacionais ou estrangeiros, com o objetivo de realizar pagamentos por via eletrónica.

 

Durante a operação, o comerciante regista o valor de compra ou do serviço, gerando uma ordem de compra no TPA. De seguida, o cliente insere o seu código secreto, autorizando a transferência do valor para o comerciante, sendo cobrado a este uma comissão. Por fim, é emitido o talão que comprova a operação.

 

Que tipos de TPA existem?

 

Dependendo do tipo de atividade desempenhada por cada comerciante, existem diversos tipos de TPA que se adaptam às várias realidades:

 

  • TPA físico – Quando se pretende instalar um TPA num ponto de venda, é utilizada um sistema de pagamentos fixo. Neste caso pode optar pelas seguintes opções:

    • Fixo assistido – Solução mais comum na generalidade dos negócios, obriga à intervenção do negociante para realizar a operação.
    • Fixo não assistido – Dispositivo self-service que apenas necessita da interação do titular e pode também ser utilizado para outros tipos de pagamento como numerário.
    • Portátil – TPA com ligação à rede WiFi, permitindo realizar operações em qualquer lugar, desde que mantenha cobertura da rede local.
    • Móvel – TPA com ligação a dados móveis que permite que seja utilizado em qualquer localização que tenha cobertura de rede.
    • Contactless – Dispositivo que permite o pagamento através de tecnologia contactless, reduzindo o contacto e acelerando a operação.

  • TPA virtual – Dedicado a pontos de venda na internet, é uma solução sem qualquer dispositivo ou instalação física.

Quais os serviços que podem ser realizados?

 

  • Compras – Sendo a sua principal função, o TPA permite a realização de operações de pagamento de produtos ou serviços.
  • Devoluções – Nos terminais compatíveis, é possível realizar a devolução total ou parcial do valor de uma compra, sendo para isso necessário a utilização do cartão que efetuou a compra original e a data e hora da operação.
  • Outras operações – Através do TPA pode ainda realizar a consulta de movimentos, consulta de saldos, pedido de livro de cheques e o pagamento de serviços.

 

Quais as vantagens de um TPA?

 

Com cada vez menos dinheiro físico a ser utilizado na compra de produtos e serviços, é importante que o seu negócio esteja preparado para realizar operações com cartões bancários e tecnologia contactless.

 

Se está a considerar instalar este sistema de pagamentos, fique a conhecer as principais vantagens que poderá usufruir com um TPA.

 

  • Maior variedade de formas de pagamento para os seus clientes;
  • Pagamento realizado de forma mais célere e cómoda;
  • Cobrança imediata do valor, reduzindo a exposição à fraude (cheques ou dinheiro falso);
  • Menos dinheiro em caixa, permitindo aumentar a segurança e a diminuição dos furtos;
  • Maior facilidade na devolução.

Quais os custos que deve considerar?

 

Antes de tomar a decisão de colocar um TPA no seu negócio, é importante considerar todos os custos envolvidos.

 

Embora os valores sejam variáveis de banco para banco, estes são os gastos que deve considerar:

 

  • Custo de Instalação – Ao colocar o TPA, os bancos podem cobrar um valor inicial de instalação, cujo valor é pago apenas uma vez.
  • Aluguer equipamento – Geralmente com pagamento mensal, terá de pagar um valor de aluguer mensal do equipamento que utilizar no seu espaço.
  • Taxa de Serviço Multibanco – Comissão paga à entidade bancária por cada operação realizada no TPA. Este valor tem um valor percentual sobre o valor de compra e poderá variar conforme o tipo de cartão (débito ou crédito) e rede utilizada (Multibanco, Visa, Mastercard).
  • Custo de Comunicações – Dependendo do tipo de comunicações contratadas, poderá ter de pagar um valor fixo ou variável.
  • Custo com a Desinstalação – Se desistir da utilização do TPA no seu estabelecimento, terá de pagar um valor de desinstalação do equipamento.

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