Negócios

Startup Vouchers: o que são e como funcionam

por Helena Sousa | 19 Julho, 2022

Tal como todas as vertentes da economia portuguesa, o ecossistema empreendedor em Portugal levou um abalo considerável. Como tal, com o apoio da famigerada “bazuca europeia” proveniente da Comissão Europeia para sustentar a recuperação de Portugal durante e pós-pandemia, surge um sistema de incentivos desenhado para apoiar os empreendedores e inovadores. Neste artigo, fique a conhecer tudo o que precisa de saber sobre Startup Vouchers.

 

O que são os Startup Vouchers

 

Os vouchers para startups, ou Startup Vouchers, são um sistema de apoios destinados a financiar startups através de fundos não reembolsáveis do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Mais especificamente, o programa “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais” integra o investimento C16-i02 do PRR (Empresas 4.0 – Transição Digital das Empresas) como uma das medidas de incentivo ao empreendedorismo do PRR da Estrutura de Missão Portugal Digital, de forma a construir um ecossistema mais forte e mais resistente às adversidades e crises em Portugal.

 

Nessa medida, o novo programa “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais” serve como um sucessor do programa “StartUP Voucher” da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo e do Portugal 2020, cuja apresentação de candidaturas à terceira edição decorreu entre julho de 2019 e novembro de 2020.

 

Qual é o financiamento disponível para cada Startup Voucher

 

Para o programa “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais”, está alocado um orçamento total de 90 milhões de euros, distribuído por 3 mil vouchers – o que significa um financiamento de 30 mil euros para cada voucher.

 

Quais são os objetivos dos Startup Vouchers

 

O programa “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais” tem como objetivos:

  • Apoiar empresas emergentes (startups) cujo intuito seja desenvolver modelos de negócio digitais, que se caraterizem pela utilização de Inteligência Artificial ou dados abertos e/ou, tal como o nome indica, com forte componente verde, mais concretamente de elevada eficiência na utilização de recursos, redução dos impactos da poluição, proponentes da economia circular e novas soluções de produção energética;
  • Investir na qualificação dos Recursos Humanos para que contribuam para atividades de Investigação e Desenvolvimento ou aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria.

 

A que áreas se destinam os Startup Vouchers

 

Os vouchers para startups são especificamente concentrados em três áreas:

  • Atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D);
  • Aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria;
  • Contratação de recursos altamente qualificados.

 

Como candidatar a sua empresa a um Startup Voucher

 

As candidaturas para o programa “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais” poderão ser feitas através da plataforma Recuperar Portugal do PRR, selecionando a Componente C16, Empresas 4.0, com o beneficiário a ser empresa. O aviso de abertura de candidaturas será também publicado na plataforma Portugal Digital, sendo possível fazer o registo para ser informado da data de abertura.

 

Dê o primeiro passo para propulsionar a sua startup no digital com o Jasmin

 

Mesmo para além de potenciais crises económicas e dificuldades derivadas da pandemia da COVID-19, existem sempre dores de crescimento nos primeiros três anos de qualquer empresa, o que torna o caminho das startups para o sucesso bastante complicado.

 

Para além do financiamento, questão que suscita a necessidade dos vouchers para startups, uma das principais dificuldades que as startups enfrentam nos seus primeiros anos passa pela gestão da organização e agilidade de resposta nas várias frentes da empresa, desde a faturação à gestão de inventários e pontos de venda, passando pelo controlo das despesas e desempenho do negócio e, de particular importância, pelas cobranças e gestão da tesouraria, o sangue de qualquer empresa e essencial para a sobrevivência das startups.

 

Para auxiliar o crescimento sustentado da sua empresa nos seus primeiros anos de vida e  garantir o sucesso do projeto existe o Jasmin, um software de gestão all-in-one que permite uma gestão integrada de todo o negócio, permitindo a faturação em qualquer lugar e a qualquer hora graças à cloud, um maior controlo das contas correntes e cobranças mais rápidas, a integração multicanal dos pontos de venda (offline e online – E-commerce) e o controlo do estado de tudo através de um dashboard intuitivo que recorre à Inteligência Artificial.

 

Mais, para que possa concentrar-se no crescimento da sua startup e não ter mais um custo a acrescer às despesas desses valiosos primeiros anos, o Jasmin é completamente gratuito no primeiro ano até aos 30 mil euros de faturação!

 

Coloque a sua startup em primeiro lugar e experimente já gratuitamente o Jasmin Software.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos