Inbound Marketing: benefícios para as empresas

por Isabel Dias | 13 Junho, 2019 em
Negócios

Nos últimos tempos, o termo Inbound Marketing tem sido constantemente abordado, especialmente nos canais digitais. Mas o que significa este conceito e que benefícios traz para as empresas?

 

Ao longo deste artigo vai conseguir perceber a importância do Inbound Marketing e que estratégias pode adotar para alavancar o seu negócio online.

 

Inbound Marketing: o que é e como funciona?

 

O Inbound marketing, ou marketing de atração, tem tido um papel fundamental para as marcas ao longo dos últimos anos.

 

A presença nos canais digitais é cada vez mais complexa e competitiva, pelo que exige uma preparação bem mais aprofundada e estratégica por parte das empresas a este nível. E é aqui que o Inbound Marketing entra e assume a função de atrair clientes (marketing de atração).

 

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração de clientes para um negócio, gerando tráfego para os seus canais digitais – blog, website, etc. –, com base na criação de conteúdo.

 

Ao contrário do Outbound Marketing, não é o seu negócio que vai atrás do cliente. Com o Marketing de Atração, como o nome indica, o cliente procura-o porque se sentiu “atraído” pelo conteúdo que criou, sejam eles artigos de blog, e-books gratuitos, newsletters, entre outros. É, então, uma forma indireta de trabalhar o lado comercial da sua empresa.

 

Para além disso, esta estratégia, ao funcionar digitalmente, permite-lhe medir e monitorizar os resultados do seu trabalho de Inbound Marketing e perceber em tempo real o que funciona melhor com o seu negócio, o que atrai mais clientes, qual é a quantidade de potenciais clientes em cada tipo de conteúdo, entre outras métricas.

 

Para que esta estratégia seja bem-sucedida depende, essencialmente, de três fatores: um bom trabalho de SEO, conteúdos de qualidade e uma forte divulgação.

 

Como posso adotar esta estratégia no meu negócio?

 

São vários os métodos de aplicação do Inbound Marketing, uns mais simples do que outros, mas tudo depende das metas que quer atingir e da fase do funil de vendas em que se encontra. Das inúmeras possibilidades, selecionamos algumas formas de aplicar esta estratégia no seu negócio:

 

Criar conteúdo relevante - e que ajude verdadeiramente os clientes é a principal estratégia a adotar. Não se esqueça de criar conteúdo SEO friendly, isto é, de forma a que os motores de busca o encontrem facilmente, sempre que alguém pesquisa por algo relacionado com o seu negócio.

 

Utilizar blog - um dos canais mais importantes para esta estratégia, para promover os conteúdos que produz, funcionando como um complemento do seu site.

 

Promover os conteúdos em Redes Sociais - as redes sociais, funcionam como um apoio para ambos os canais, na medida em que divulgam os conteúdos criados, geram tráfego para os mesmos e ainda permitem uma aproximação direta e em tempo real com os utilizadores, fortalecendo a imagem do seu negócio.

 

Apostar em landing pages – também conhecidas como páginas de conversão, para convencer os visitantes a aceitar uma oferta em troca de informações, como o seu email e nome. Assim, vai conseguir aumentar a sua base de dados para mais tarde, por exemplo, enviar emails marketing.

 

Estimular o interesse com email marketing – não basta gerar leads, é necessário manter os clientes interessados. Nada melhor do que o email marketing para o fazer: é simples e permite um nível de customização muito elevado.

 

Que resultados posso esperar?

 

Os resultados que irá obter dependem dos objetivos definidos aquando a implementação da estratégia de Inbound Marketing, das ferramentas utilizadas e das ações realizadas. De forma geral, estes são alguns dos possíveis resultados:

 

  • Atrair potenciais clientes de forma orgânica;
  • Aumentar a visibilidade e notoriedade do seu negócio;
  • Otimizar os gastos em comunicação e marketing, reduzindo, por exemplo, o custo de aquisição de clientes através da captação de leads orgânicos;
  • Gerar vendas qualificadas e um maior retorno do investimento.
  • Fornecer conteúdos de qualidade, relevantes e que ajudem verdadeiramente os clientes;
  • Monitorizar as suas estratégias online e adequá-las aos resultados obtidos, melhorando a posição do seu negócio em buscas orgânicas;
  • Melhorar o posicionamento orgânico dos seus conteúdos e do seu negócio.

 

Com o Jasmin é ainda mais fácil adotar a uma estratégia de Inbound Marketing

 

Uma estratégia de Inbound Marketing só tem sucesso se se dedicar a executá-la de forma exemplar. Para isso, vai precisar de conseguir automatizar outros processos para ganhar tempo para se dedicar ao Marketing e às Vendas - com um software de gestão, como o Jasmin, conseguirá manter todas as contas organizadas e acelerar as tarefas administrativas do seu negócio.

 

O Jasmin Software foi desenvolvido a pensar em todo o tipo de negócios, dos empreendedores às PME. A possibilidade de integrar com mais de 1.000 aplicações e outros softwares (e até lojas online) tornam-no numa ferramenta central para qualquer negócio.

 

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