Negócios

Guia completo para a redução de despesas em 2024

por Helena Sousa | 20 Dezembro, 2023

Com as constantes mudanças no setor económico e a aproximação de um novo ano, a redução de despesas surge como uma necessidade. Perante este contexto, as empresas devem ser capazes de adotar estratégias de controlo financeiro para gerirem as suas despesas da forma mais eficaz e eficiente possível, uma vez que estas têm impacto direto sobre o seu desempenho financeiro.

 

Neste artigo, apresentamos um guia completo que fornece algumas orientações práticas para obter uma redução eficaz de despesas em 2024, sem comprometer a qualidade e a eficiência.

 

Analise as despesas atuais da empresa

 

O primeiro passo para uma redução de despesas eficaz passa por uma análise detalhada daquelas que são as despesas atuais da sua empresa. Através desta análise, consegue classificar cada gasto e perceber onde é que os seus recursos financeiros estão a ser investidos, além de identificar facilmente quais são as áreas de alto custo, os desperdícios que está a cometer e se está, efetivamente, a gerir bem o seu tempo e dinheiro.

 

Após esta avaliação, é possível fazer uma clara distinção entre os gastos que são essenciais para o normal funcionamento da sua empresa e os que não são. Esta discriminação é necessária para assegurar a alocação adequada dos seus recursos financeiros disponíveis.

 

Desenhe um orçamento

 

Depois de avaliada a situação financeira atual da empresa, deve desenvolver um plano financeiro para o próximo ano que identifique quais são os pontos fracos e as oportunidades de crescimento, de forma a não realizar as mesmas despesas supérfluas e a concentrar-se nas necessárias. Este plano será convertido num orçamento, que passa a ser a base de todas as decisões financeiras da empresa.

 

Durante o decorrer do ano de 2024, este orçamento deve ser analisado, revisto e ajustado sempre que necessário, para garantir a sua eficácia e eficiência a longo prazo.

 

Reduza os desperdícios

 

As pequenas despesas, quando acumuladas ao longo do tempo, podem vir a representar grandes custos para a sua empresa e, consequentemente, vir a gerar um impacto financeiro significativo. Portanto, é necessário registar e documentar todas as despesas, independentemente do seu valor e da sua origem. Ao manter um registo detalhado, fica mais fácil identificar quais são os gastos desnecessários e implementar melhorias para conseguir uma redução de despesas significativa.

 

Além disso, adote práticas sustentáveis que não apenas ajudem a reduzir os seus custos, mas também contribuam para tornar a sua empresa mais amiga do ambiente e ecologicamente responsável.

 

Reveja contratos e negoceie com fornecedores

 

Um contrato que anteriormente atendia às necessidades da sua empresa pode agora já não ser o mais relevante. Evite pagar por produtos ou serviços que já não utiliza. 

 

Realize análises de mercado, compare diferentes ofertas e preços e negoceie valores. Este processo de procura e negociação pode resultar em condições contratuais mais vantajosas ou em custos mais favoráveis. Enquanto realiza este estudo, procure sempre manter um equilíbrio entre a qualidade dos seus serviços/produtos prestados e a acessibilidade dos preços. 

 

Use a tecnologia a seu favor

 

A tecnologia desempenha um papel importante na otimização de processos e na redução de despesas. Analise ao detalhe todas as áreas de trabalho da sua empresa e implemente estratégias que promovam flexibilidade no dia a dia, nos procedimentos mais obsoletos ou demorados. 

 

Ao modernizar os métodos de trabalho, não só poupa tempo e recursos financeiros, como também facilita a comunicação com os seus clientes, oferecendo ao mercado uma empresa mais competitiva e mais inovadora.

 

Com a implementação de sistemas e softwares tecnológicos, está a ajudar a sua empresa a minimizar o risco de erro humano e a agilizar as tarefas, o que também melhora, por si, a qualidade do trabalho prestado.

 

Informe-se sobre as suas obrigações

 

Acompanhar as diferentes obrigações fiscais e assegurar o cumprimento pontual das datas de pagamento nem sempre é fácil. No entanto, é importante para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, compreender quais são os principais impostos que existem e aqueles a que está efetivamente sujeita para evitar gastos acrescidos com penalizações, como multas ou juros.

 

Atualizar-se sobre a Proposta de Orçamento do Estado para o ano de 2024 também é uma das formas de obter informação quanto a possíveis despesas que poderá ou não ter, uma vez que esta prevê alterações relevantes, especialmente no que diz respeito à diminuição da carga fiscal e à introdução de incentivos.

 

Para que possa tomar decisões estratégicas e otimizar a gestão financeira da sua empresa, é importante estar sempre atento e atualizado sobre mudanças que possam afetar direta ou indiretamente a sua contabilidade.

 

Controle as suas despesas com o Cegid Jasmin

 

A redução de despesas não é algo que acontece de um momento para o outro, mas sim um processo contínuo e demorado que exige a participação e empenho de todos os colaboradores. Portanto, para ser capaz de acompanhar a evolução das suas despesas em tempo real e implementar ajustes sempre que necessário, é fundamental dispor de um software de gestão capaz e intuitivo. 

 

O Cegid Jasmin é o software indicado para automatizar a gestão de despesas da sua empresa, pois pode facilmente fotografar as faturas dos fornecedores para serem registadas automaticamente, poupando tempo e reduzindo o trabalho administrativo. Além disso, o Cegid Jasmin permite não só consultar essas despesas, como também emitir faturas a qualquer hora e em qualquer lugar, garantindo o controlo sobre as suas contas correntes a partir de qualquer dispositivo.

 

Inicie 2024 da melhor forma possível, assumindo o controlo total das suas despesas com o Cegid Jasmin, que além de ser simples de utilizar, oferece a vantagem de ser totalmente gratuito nos primeiros 30.000 euros de faturação. Experimente já!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos