Fiscalidade e Contabilidade

Abrir empresa: está na hora de deixar o emprego atual?

por Isabel Dias | 3 Julho, 2019

São várias as pessoas que sonham em abrir empresa e passar a trabalhar para si, num negócio na área que mais gostam. Mas este sonho nem sempre passa para a realidade, uma vez que acarreta vários riscos e o medo acaba por bloquear a decisão de largar o emprego e investir num futuro incerto.

 

Neste artigo, partilhamos consigo algumas dicas para deixar o emprego atual e abrir empresa, tal como sonha.

 

Abrir empresa: do sonho à realidade

 

Largar um emprego estável e com remuneração garantida não é tão simples quanto isso. Quem opta por abrir empresa está a arriscar a sua carreira profissional, as suas poupanças, o seu tempo e muito mais. Assim sendo, esta decisão deve ser ponderada e não tomada por impulso.

 

Se está a ser difícil deixar o emprego para abrir empresa, procure perceber quais são os prós e os contras da sua decisão. Estas são as nossas dicas:

 

Use a sua insatisfação a seu favor

 

Se está insatisfeito com o seu emprego atual, esta pode ser uma motivação extra para deixar o emprego e abrir empresa mais rapidamente. Muitos empreendedores afirmam que, se não tivessem deixado o emprego que tinham no momento ou se não tivessem sido despedidos, nunca teriam avançado. O segredo está em ver o lado positivo mesmo em situações mais difíceis.

 

Vale a pena investir na sua ideia?

 

Todos os negócios nascem de uma ideia que deve ser validada antes de dar o passo final: abrir empresa. Quantas vezes já não pensou ter tido uma ideia original e depois verificou que a mesma já tinha sido usada por outra pessoa? Quantas vezes já não pensou que a sua ideia era excelente e, mais tarde, percebeu que não teria qualquer futuro? O trabalho de pesquisa e de análise é um dos pontos mais importantes antes de abrir empresa, pois será o momento em que perceberá se vale a pena trocar aquilo que tem atualmente para investir no seu projeto. Uma boa ideia não é suficiente para ter um negócio de sucesso.

 

A vontade de empreender é mais forte

 

Nem todas as pessoas nasceram para ser empreendedores, assim como nem todos nasceram para trabalhar por conta de outrem. O empreendedorismo requer coragem, disciplina e persistência. Tem estas qualidades? Ser empreendedor é aquilo que quer para a sua vida? Se não se imagina a lidar com o stress e responsabilidades que abrir empresa acarreta, então, não está na altura de mudar de emprego.

 

Possui o conhecimento necessário do seu negócio?

 

Alguns negócios são frutos de uma ótima ideia, que prometem um futuro promissor, de sucesso, mas muitos deles acabam por fracassar porque quem os lidera não possui o conhecimento necessário para o fazer. Se sente que ainda não é o momento ideal para largar o emprego e abrir empresa, aproveite o tempo para aprofundar os seus conhecimentos do negócio, do mercado, de gestão, de liderança, entre outros.

 

Com a ajuda do Jasmin, saiba como criar uma empresa em 12 passos apenas. Da conceção da ideia ao início da atividade, saiba o que deve fazer para abrir o seu negócio.

 

O tempo que tem já não é suficiente

 

Alguns empregos são mais flexíveis em termos de horário ou simplesmente não são empregos a full-time. Isto permite dedicar o tempo livre extra para cuidar do seu projeto e abrir empresa sem deixar o emprego atual. Contudo, grande parte dos empregos não são assim e os empreendedores acabam por ver que o tempo que têm já não é suficiente para ambas as partes. Se já não consegue conciliar o seu emprego com o facto de trabalhar para abrir empresa, este pode ser a chamada final para dar o salto e deixar o emprego atual.

 

Jasmin: o software de gestão ideal para empreendedores

 

No momento de abrir empresa, serão várias as escolhas que terá de fazer e serviços que vai precisar. Um dos serviços que vai precisar é de um software de faturação e gestão para o seu negócio. Com certeza que vai querer controlar todo o seu negócio, desde o primeiro dia, e ainda perder o menos tempo possível nas tarefas administrativas.

 

É nesse momento que surge como a solução para os seus problemas: quer esteja na fase de inicial, crescimento ou maturidade do seu negócio, o Jasmin ajuda-o simplificar os processos, desde faturar, gerir compras, fornecedores e inventários, controlar as despesas, monitorizar os resultados e cumprir as obrigações fiscais.

 

Além de todas estas funcionalidades que vão facilitar o seu quotidiano desde o primeiro dia, o Jasmin é grátis nos primeiros meses. Por ser um software de gestão cloud, poderá trabalhar em qualquer lado, em qualquer lugar e dispositivo, basta ter internet.

 

De que está à espera? Experimente já gratuitamente e explore todas as funcionalidades que o Jasmin tem para lhe oferecer!

Mais artigos