Negócios

Gestão de empresas: 5 erros financeiros mais comuns

por Isabel Dias | 13 Setembro, 2018

A vida de um empreendedor é ocupada com trabalho, a levar a empresa para a frente, a expandir o negócio, a criar e manter clientes, a conferir receitas, controlar despesas, medir o desempenho e gerir colaboradores – situações normais de quem tem nas suas mãos a gestão de empresas. A não ser que se seja um expert na matéria, pode ser complicado evitar armadilhas que podem fazer a diferença num negócio de sucesso. 

 

Já ouviu falar em controlo de gestão? Saiba tudo

 

Conheça os cinco erros financeiros mais comuns que empreendedores cometem na gestão de empresas, como os evitar e como recuperar deles. 

 

Quais os 5 erros financeiros mais comuns na gestão de empresas? 

 

Conheça, abaixo, os chamados rookie mistakes, ou erros de principiante, que são mais comuns nos empreendedores que começam um negócio. 

 

1. Calcular mal (ou não calcular) a Burn Rate 

 

Sabe o que é a Burn Rate? Se não sabe, aí está um erro muito comum. A Burn Rate, ou taxa de queima (de dinheiro) é a taxa a que uma empresa usa dinheiro num determinado período, que costuma ser de um mês. No caso de uma empresa com capital de 25.000€ e uma burn rate de 4.000€/mês, isto significa que ao fim de 5 meses, sem lucros, ficará sem dinheiro. 

 

Esta taxa permite-lhe prever as necessidades básicas do futuro e ter uma noção da liquidez do seu negócio – uma das métricas essenciais na gestão de empresas. 


Como calcular? Precisa de registar e detalhar todos os gastos mensais (mesmo os mais pequenos com material de escritório, por exemplo) do seu negócio, sem exceção. Só assim conseguirá saber quanto dinheiro precisa a sua empresa, no mínimo, por mês para se manter em funcionamento. 

 

2. Não conhecer o seu mercado em profundidade 

 

Outro erro frequente na gestão de empresas é o desconhecimento do mercado, já que é bastante comum sobrestimar a sua dimensão, o alcance do seu produto ou serviço, e o preço que os clientes potenciais estarão dispostos a pagar por ele. 

 

Muito provavelmente, este erro teria sido evitado com um bom plano de negócios, e realista. Mas se não o fez, não se preocupe, está sempre a tempo de o fazer: veja como fazer o seu plano de negócios

 

3. Custos fixos demasiado elevados 

 

Aliados ao desconhecimento da Burn Rate, a existência de custos fixos demasiado elevados ou desnecessários é um dos piores inimigos da boa gestão de empresas. 

 

Identifique os seus gastos fixos mensais (de novo, sem exceções) e analise cada um deles. O que pode ser feito para reduzi-los, sem afetar o funcionamento da empresa ou a qualidade do produto ou serviço? 

 

4. Expandir demasiado depressa 

 

Sim, o sonho é crescer, expandir, triunfar. Mas... será que está preparado? Um grande erro na gestão de empresas, de qualquer dimensão, é precipitar-se a contratar demasiados colaboradores, ou avançar para outros mercados precocemente. Ter staff a mais não só implica um gasto fixo com salários como pode implicar custos adicionais como um maior espaço físico e mais equipamentos. 

 

Se a sua equipa for eficiente, consegue tornar o seu negócio mais produtivo com um staff menor. Quanto aos mercados, comece por testar o seu e encontrar uma fórmula para conseguir escalar no mercado e depois replique a outro. Grão a grão, uma empresa cresce, ao seu ritmo. 

 

5. Não investir em ajuda profissional adequada 

 

É verdade que em muitos casos “menos é mais”, mas também é verdade que noutros “o barato sai caro”. Muitas empresas, especialmente PMEs, tentam cortar nos gastos ao não recorrer a ajuda profissional em áreas como contabilidade e gestão financeira (sabe as diferenças entre elas?). Grande, grande erro. 

 

É normal não dominar estas áreas, principalmente quando se começa um negócio, pelo que é muito aconselhado ter apoio de um profissional especializado. 

 

Jasmin: expert em gestão de empresas 

 

O Jasmin, software de faturação expert em gestão, é um aliado poderoso na gestão de empresas, e para os empreendedores que querem conhecer os seus negócios e levá-los ao sucesso. 

 

O Jasmin, um software cloud, permite-lhe controlar as vendas, compras efetuadas e respetivos valores, prazos médios de recebimentos, margens de lucro, previsões de tesouraria, bem como dados relativos a fornecedores e clientes, sempre com os olhos postos em resultados. Permite-lhe ainda obter demonstrações de resultados e fazer previsões, sempre com base em dados reais e em tempo real, facilitando a toma de decisão. 

 

É daqueles que precisa de alguma ajuda na gestão de tempo e prazos? O Jasmin também pode ajudá-lo! No painel do Jasmin pode encontrar planos semanais de atividades pendentes e prazos de execução e finalização. 

 

Além disso, este software dá-lhe a oportunidade e a liberdade para trabalhar de onde quiser, de forma individual ou colaborativa, integrando com as principais apps do mercado. E nunca descura a fiscalidade, que é cumprida rigorosamente. 

 

Mas não se fique apenas por pensamentos, experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado pela AT e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

Mais artigos

Ver mais