Negócios

6 estratégias de gestão de vendas para pequenos negócios

por Helena Sousa | 30 Outubro, 2023

A gestão de vendas desempenha um papel fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu tamanho. É uma necessidade para qualquer negócio que queira ser competitivo no mercado e tenha como objetivo o crescimento económico e financeiro. 

 

Para os pequenos negócios, a gestão de vendas torna-se ainda mais crucial, uma vez que os recursos disponíveis tendem a ser mais limitados do que nos grandes negócios.

 

O que é a gestão de vendas?

 

A gestão de vendas é o conjunto de estratégias e processos que um negócio utiliza para controlar, gerir e otimizar todas as suas atividades de venda. Esta engloba todos os setores da empresa relacionados com o processo de vendas. Setores estes que vão desde a pesquisa de mercado, à construção dos preços de venda, passando pelo marketing e pela distribuição.

 

O objetivo é otimizar a utilização dos recursos certos da empresa. Desta forma é possível atingir os seus objetivos de vendas, aumentar a sua receita e maximizar os seus lucros rumo ao crescimento.

 

Como todos os processos de gestão, a gestão de vendas envolve não só a definição de estratégias e métodos. Envolve também a avaliação das várias ações para perceber quais as que geram melhores resultados.

 

Quais são as vantagens da gestão de vendas?

 

Melhor planeamento

 

Uma gestão de vendas eficaz permite planear e formular estratégias e objetivos de negócio. Não adianta ter ótimos profissionais e uma excelente estrutura organizacional, se não existe um bom planeamento.

 

O planeamento permite à administração da empresa fazer uma comparação entre os resultados desejados e os obtidos. E, assim, ajustar as suas estratégias futuras. 

 

Maximização das vendas

 

Uma gestão de vendas bem executada ajuda a empresa a definir quais são os caminhos necessários para atingir os seus objetivos, que recursos vai utilizar e de que forma pode maximizar os seus lucros. Isto não só pode levar a um aumento das receitas da empresa, como também permite eliminar atividades desnecessárias, economizando recursos.

 

Atendimento ao cliente mais qualificado

 

Com uma gestão de vendas sólida, a equipa de vendas consegue fornecer um atendimento mais personalizado, entender quais são as necessidades dos clientes e oferecer soluções adequadas a essas mesmas exigências. Isto não só leva à satisfação, como também à fidelização dos clientes, permitindo a construção de relacionamentos sólidos e duradouros.

 

Estratégias de gestão de vendas para pequenos negócios

 

Existem algumas vantagens associadas a ter um negócio de pequenas dimensões. Por exemplo, o número de funcionários ser mais reduzido, a probabilidade de haver mais humanismo e proximidade nos processos, o ambiente de trabalho ser mais confortável e amigável e haver uma maior flexibilidade quando à mudança.

 

Contudo, estas características, por si, não são suficientes para maximizar as vendas. Para os pequenos negócios, a gestão de vendas é especialmente essencial e para a qual se deve considerar algumas estratégias que promovam o crescimento e a sustentabilidade.

 

Analisar a situação atual da empresa

 

Para uma boa gestão de vendas, é essencial avaliar qual é o desempenho atual da empresa e quais são os seus pontos fortes e fracos. Assim será possível traçar um plano de ação o mais realista possível.

 

Esta análise ajuda a identificar oportunidades de crescimento, bem como potenciais ameaças, permitindo a tomada de decisões mais informadas. Através deste tipo de estudo interno e externo, é possível tomar decisões mais informadas, adaptar as suas estratégias à realidade e alocar de forma eficiente os seus recursos. 

 

Conhecer o público-alvo

 

Realizar pesquisas de mercado e criar personas a partir da lista de clientes existente ajuda a segmentar o público-alvo e a ir de encontro às necessidades e requisitos dos consumidores.

 

Quando a empresa já conhece o seu público-alvo, o mercado em que está inserido e os seus concorrentes, torna-se mais fácil escolher qual o tipo e estilo de comunicação a adotar com os seus clientes, qual o canal de venda que deve potencializar para fornecer o seu produto ou serviço e o que deve realizar para ir de encontro às espectativas, de forma a realizar a venda.

 

Realizar um plano de vendas

 

É importante estabelecer metas de vendas que sejam reais e mensuráveis e um plano que descreva como atingir essas mesmas metas, que funções é necessário desempenhar e que orçamento é necessário alocar para que estas vendas se cumpram.

 

Desenvolver um plano de onde constem todos os recursos físicos e financeiros que a empresa utilizará, juntamente com as receitas que irá alcançar com as suas metas de vendas, é uma estratégia eficaz para uma boa gestão de vendas.

 

Formar e motivar a equipa

 

Investir na formação da equipa de vendas torna-se importante para que esta desenvolva as suas habilidades de comunicação e negociação e se mantenha a par das últimas tendências e técnicas de venda. Ao motivar e formar a sua equipa, a empresa está, mesmo que indiretamente, a potenciar as suas vendas.

 

Uma equipa formada e motivada oferece um bom atendimento ao cliente e faz tudo o que está ao seu alcance para impulsionar as vendas.

 

Aperfeiçoar o funil de vendas

 

A partir de um funil de vendas bem organizado, a empresa consegue averiguar qual é o comportamento que o potencial cliente assume desde o seu primeiro contacto com o produto/serviço até à realização da venda. A análise deste comportamento é importante para entender como é que os clientes chegam até à empresa, que dúvidas surgem no momento da compra e o que sentem em relação à marca.

 

Estruturando bem um funil de vendas, a empresa consegue mensurar a sua produtividade, descobrir quais são os processos que necessitam de melhorias e otimizar o seu ciclo de venda.

 

Aumentar a presença online

 

Uma forte presença online é crucial para pequenos negócios, pois não só permite que haja uma maior proximidade com o cliente, como a empresa pode aproveitar para ficar a conhecer melhor qual é o seu público-alvo.

 

Estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo ou publicidade online, mais económicas e com melhor mensurabilidade do que estratégias de marketing tradicional, podem ajudar a construir confiança na marca e a expandir o seu alcance geográfico, contribuindo positivamente para as vendas.

 

Faça uma gestão de vendas estratégica com o Cegid Jasmin

 

Para poder fazer uma boa gestão das suas vendas e reforçar a sua relação com os seus clientes, o seu negócio necessita de um software de gestão que lhe permita fazer uma gestão integrada das várias partes que o constituem, como o Cegid Jasmin.

 

Um software de gestão certificado pela AT, o Cegid Jasmin permite-lhe fazer muito mais do que faturar; pode fazer toda a gestão dos seus clientes e dos seus vendedores, gerir os seus orçamentos e encomendas, criar relatórios de vendas por cliente, por loja ou por artigo, configurar faturas recorrentes e os seus agendamentos e muito mais. Isto tudo além da aprimorada gestão de tesouraria, de compras e de stocks e controlo de resultados.

 

Melhor ainda, o Cegid Jasmin funciona na cloud, oferecendo-lhe toda a portabilidade para consultar qualquer das facetas do seu negócio em qualquer lugar. Experimente-o grátis durante os primeiros 30.000 euros de faturação!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais artigos