Negócios

Como criar uma persona para o seu negócio?

por Helena Sousa | 27 Setembro, 2023

A segmentação do seu mercado para marketing passa por várias fases, uma das quais é a criação da chamada persona.

 

A persona é a representação semifictícia do cliente ideal para uma marca ou negócio. O seu perfil é criado tendo por base dados como o comportamento, as caraterísticas e os desejos dos clientes atuais da empresa. A empresa, ao conhecer qual é a sua persona, consegue facilmente criar uma estratégia de marketing digital mais direta e apropriada para o seu público-alvo.

 

Neste artigo iremos abordar o que é uma persona, que tipos de personas existem e como criar uma.

 

O que é uma persona?

 

A persona descreve de forma mais detalhada o público-alvo de uma empresa, isto é, representa o perfil de cliente ideal para uma marca ou negócio. É criada a partir de dados reais sobre o comportamento e características dos clientes, para que a empresa compreenda qual é o perfil do seu cliente e a quem se deve dirigir.

 

O consumidor está cada vez mais exigente e torna-se cada vez mais difícil ir de encontro aos seus desejos. Assim, a vantagem de conhecer a persona é que a empresa passa a ter uma visão mais clara e objetiva sobre os seus clientes, podendo responder de forma mais eficaz e eficiente às suas necessidades.

 

Que tipos de personas existem?

 

Ao analisar o perfil dos seus clientes, uma empresa pode deparar-se com uma ou mais personas.

 

Sendo assim, as personas podem ser classificadas em 4 tipos e cada uma representa características diferentes:

 

  • A buyer persona, que é criada a partir da informação existente sobre os clientes de uma empresa e serve para segmentar o mercado de consumidores. Ajuda a entender qual é o comportamento que o consumidor final assume em relação ao produto ou serviço da marca. Permite à empresa planear quais são as estratégias mais eficientes para ir de encontro aos desejos do seu consumidor, de forma a converter mais clientes e a aumentar as vendas;
  • A proto persona é criada pela própria empresa a partir de informações básicas que já tem sobre os consumidores e é baseada em suposições sobre qual deve ser o perfil ideal do cliente ou potenciais clientes. A criação desta persona não recorre a qualquer tipo de análise ou recolha aprofundada de dados sobre interesses, hobbies, habilitações, entre outras características;
  • A audience persona serve para compreender a interação que existe entre a marca e os seus clientes, pois muitas vezes a audiência apresenta um perfil diferente daquele que é realmente o perfil do comprador ou consumidor. Assim, para uma empresa que tenha como objetivo dar a conhecer a marca, torna-se importante conhecer esta persona;
  • A brand persona representa os valores, a visão e a missão da marca. Dá à empresa um ponto de referência de como a marca deve evoluir e que valores deve representar. Esta persona é a representação literal da marca e dá voz às características, valores e cultura da empresa.

 

Quais as vantagens de criar uma persona?

 

A criação de personas permite à empresa segmentar o seu mercado, ajustar o seu conteúdo e desenvolver estratégias específicas para alcançar o público correto. Além disso, consegue perceber que valor e utilidade tem o seu produto ou serviço para os seus clientes. A empresa terá um conhecimento mais aprofundado de qual é o perfil atual dos seus clientes e quem serão os seus potenciais clientes.

 

Ao definir a persona, a empresa consegue definir quais são os canais de venda que deve explorar, que tipo de linguagem e tom utilizar, que estratégias implementar, entre outros, e criar conteúdo personalizado e direcionado para cada uma das suas personas. A longo prazo, isto irá trazer um maior retorno para o negócio e a empresa irá destacar-se no mercado.

 

Como criar uma persona?

 

A criação de uma persona é um processo que engloba 4 fases: a pesquisa e recolha de dados, a análise desses mesmos dados, a construção da persona e a sua divulgação a todos os departamentos da empresa. 

 

Assim, no primeiro passo, a empresa deve pesquisar e recolher informações qualitativas e quantitativas sobre os seus clientes e potenciais clientes, por exemplo, através de questionários, entrevistas, entre outros métodos. Esta pesquisa deve recolher informações como o género, a idade, as habilitações literárias, os dados demográficos e os interesses. O objetivo é extrair o máximo de informações relevantes para que se consiga contruir uma persona fiel ao perfil daquele que deve ser o cliente ideal.

 

O segundo passo é a análise dos dados recolhidos, de forma a identificar quais são os padrões e caraterísticas que os clientes têm em comum. O que é que os motiva, quais são os seus desejos e o que sentem em relação ao produto ou serviço. Estes dados comprovam o que é que os consumidores procuram e esperam da marca. 

 

Após a análise detalhada dos dados, a empresa constrói a sua persona e traça o seu perfil com base nas informações que recolheu e tratou nas fases anteriores. A persona ganha personalidade, medos, sonhos e desejos, traços que ajudarão a empresa a compreender o seu mercado de clientes, a que clientes se deve dirigir e como comunicar. Nesta fase, a marca deve conseguir visualizar detalhadamente a pessoa para a qual está a vender.

 

A última fase consiste em partilhar os resultados obtidos por todos os departamentos da empresa, para que quer a nível de vendas, design ou marketing, os traços da persona estejam presentes em todas as fases.

 

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Criar uma persona não é uma tarefa fácil e rápida, envolve tempo e o tratamento de diversos dados e informações. Contudo, a recolha destas informações será extremamente útil, uma vez que a empresa conseguirá estabelecer, a longo prazo, estratégias de venda e formas de aumentar o sucesso da sua marca.

 

Após criar a sua persona, deve apostar num software de gestão que não só permita aumentar as vendas, como também controlar todos os dados do seu negócio. Assim, conseguirá responder com eficiência às constantes necessidades dos seus clientes.

 

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