Negócios

Metodologia SMART: como definir objetivos de negócio

por Helena Sousa | 13 Junho, 2023

Definir objetivos de negócio está entre as tarefas mais relevantes para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Ao fazê-lo, a empresa está a estabelecer previamente a direção que deseja tomar no futuro, a regular todos os planos estratégicos e a fazer com que os seus trabalhadores caminhem todos na mesma direção. Uma das formas de os definir é através da chamada metodologia SMART.

 

Neste artigo, iremos abordar o que é a metodologia SMART e como esta é essencial para a definição de objetivos de negócio.

 

O que são objetivos SMART?

 

Peter Drucker criou o método “SMART” em 1981 na consideração que os objetivos deviam ser planeados segundo determinados critérios. O propósito deste método é ajudar a estabelecer objetivos específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable) e realistas (Realistic), num determinado espaço de tempo (Time-bound).

 

Os objetivos SMART ajudam a entender qual o caminho que se deve percorrer e quais as metas a atingir para seguir esse mesmo caminho. Ao usar esta metodologia, as empresas conseguem planear de uma forma mais simples e estratégica o seu futuro.

 

O que significa o acrónimo SMART?

 

O acrónimo SMART resume facilmente as características básicas que devem estar presentes aquando da definição de objetivos de negócio:

 

Específico (Specific) 

 

 O primeiro passo é definir qual o objetivo em questão e ser o mais claro possível quanto às expectativas. Quanto maior for a ambiguidade nos objetivos, mais difíceis estes são de medir e atingir, pois facilmente se perde o rumo. É de extrema importância que se consiga traçar um plano com início, meio e fim. 

 

Como exemplo de um objetivo de negócio, temos a escolha do software de gestão com que uma empresa vai funcionar. Não basta definir que queremos um software de gestão; devemos também estabelecer os critérios que procuramos no software. Por exemplo, software na cloud, como o Cegid Jasmin, que é acessível em qualquer lugar e a qualquer altura, independentemente do dispositivo.

 

Mensurável (Measurable):

 

Ao saber qual o objetivo de negócio que quer implementar e o que precisa de efetuar para que tal aconteça, a empresa deve ser capaz de medir qual o sucesso ou insucesso dos seus objetivos, de forma a ajustar os seus planos de ação. Esta monitorização pode ser feita através de um orçamento, de um limite de tempo ou até mesmo de uma checklist.

 

Essencialmente, deve-se traduzir os objetivos em indicadores que permitam perceber o seu desempenho e evitar definir objetivos que não sejam mensuráveis. Por exemplo, “melhorar as vendas”, como objetivo, não basta; devemos estabelecer qual a meta a alcançar para considerar esse objetivo atingido (ou seja, algo como “melhorar as vendas em 30% no próximo trimestre”).

 

Esta avaliação serve como mecanismo de aprendizagem para a empresa, pois esta irá perceber do que é ou não capaz e poderá dar feedback aos seus funcionários de competências a melhorar no futuro.

 

Alcançável (Achievable)

 

É muito fácil as empresas terem expectativas irreais e, muitas das vezes, inalcançáveis. Por isso, ao definir um objetivo é necessário ter em conta se é possível atingi-lo ou não, o que é necessário para o atingir, que recursos irá envolver e se é exequível num curto, ou longo, espaço de tempo.

 

   Se a empresa cai no erro de estabelecer objetivos irreais e que não vão de encontro à estrutura e realidade da empresa, acaba por comprometer a motivação no trabalho, pois os seus trabalhadores pensam que estão a trabalhar sem fundamento.

 

Realista (Realistic):

 

É importante ser consciente e realista. Planear objetivos que vão de encontro à realidade atual e que sejam relevantes para o negócio. 

 

Objetivos irreais são desmotivadores, assim como objetivos demasiado fáceis, pelo que é necessário haver um equilíbrio.

 

Ao definir um objetivo SMART, é importante que este seja relevante, acrescente valor e permita o crescimento da empresa. Uma técnica que pode ajudar a empresa a definir objetivos reais e relevantes é, por exemplo, olhar para o seu histórico empresarial, ver o que correu bem, que métodos utilizou e tentar melhorar.

 

Temporais (Time-bound):

 

É, também, necessário definir um limite de tempo para atingir os resultados. Não só é essencial para organizar quais as tarefas a realizar e aumentar o empenho na realização das mesmas, como também um objetivo que não esteja definido no tempo facilmente se torna vago e imensurável.

 

Por exemplo, definir uma meta de vendas sem definir um prazo limite significa que não sabemos até quando devemos atingir a mesma, pelo que o objetivo se pode aplicar ao próximo trimestre ou à próxima década.

 

Limitar os objetivos a um intervalo de tempo cria também um sentimento de urgência na sua realização, o que garante o foco e aumenta o empenho da equipa para os atingir. 

 

Vantagens ao definir objetivos SMART

 

Ser capaz de organizar todos os planos de negócio, ter objetivos específicos, reduzir o tempo de execução das tarefas e ter metas bem definidas é crucial a nível empresarial para aumentar a produtividade e medir os resultados alcançados.

 

Ao usar a metodologia SMART na definição de objetivos de negócio, haverá uma maior clareza na comunicação, uma gestão mais eficiente de recursos humanos e financeiros e será possível medir o nível de sucesso/insucesso dos objetivos.

 

Com este método, a empresa poderá atingir de forma competente todos os objetivos que tenha a nível de equipa, profissional e de negócio.

 

O que fazer após definir objetivos SMART

 

Os objetivos de negócio SMART vão acelerar todos os processos dentro da empresa e, como tal, é necessário monitorizar a sua evolução, desde que são implementados até começarem a promover os resultados pretendidos. Esta monitorização pode ser efetuada através de relatórios ou reuniões.

 

Torna-se essencial haver uma ligação entre o dia-a-dia empresarial e os objetivos SMART, para que estes sejam constantemente atingidos, pois os trabalhadores saberão quais as metas a cumprir para atingir os objetivos e, por conseguinte, qual o seu papel na sua execução.

 

Cegid Jasmin como objetivo SMART

 

Eleger o Cegid Jasmin como objetivo de negócio SMART é essencial para que uma empresa possa ter uma maior visibilidade e crescer de forma saudável. Com este software, a empresa será capaz de inovar o seu negócio e controlar toda a sua evolução a nível de resultados.

 

O Cegid Jasmin é um software de gestão que não só permite aumentar a produtividade, como garante a segurança no tratamento de dados. É um objetivo SMART a ter em conta e que irá melhorar a resposta da empresa a nível de faturação, tesouraria, pagamentos e gestão de inventários.

 

Por isso, seja SMART e adira já ao Jasmin sem custos. Experimente a sua versão gratuita – Jasmin Express.

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