Fiscalidade e Contabilidade

5 formas de acelerar os pagamentos dos seus clientes

por Diogo Ferreira | 6 Agosto, 2019

Uma das principais dificuldades com que qualquer empresa se defronta é a questão de receber os pagamentos dos clientes a tempo. A facilidade e velocidade dos pagamentos têm um impacto drástico no dia-a-dia das empresas, não só afetando a sua saúde financeira, como também criando todo um caos bancário e contribuindo, nos casos mais extremos, para quebras de liquidez recorrentes e cashflow negativo, um dos indicadores de desempenho fulcrais para qualquer negócio.

 

Tendo tal em conta, é natural que acelerar os pagamentos dos clientes e evitar os atrasos sejam uma prioridade para a sua empresa, pelo que, de seguida, oferecemos algumas sugestões para que consiga acelerar os seus recebimentos.

 

5 formas para que os seus pagamentos cheguem mais rápido:

 

1. Deixe bem claras as regras sobre os pagamentos

 

Uma das condições mais importantes para assegurar pagamentos a tempo é estabelecer bem quais as regras logo à partida. Defina a política da sua empresa no que toca aos prazos de recebimento e assegure-se que está descrita de forma clara e pormenorizada nos contratos.

 

Para além disso, seja firme e não facilite com exceções; caso contrário, cada cliente quererá a sua própria exceção e condições especiais, o que gera também mais flexibilidade para atrasar os pagamentos. Não se abstenha de lembrar a devedores recorrentes ou demorados os termos do seu contrato nas situações mais extremas.

 

2. Organize os seus procedimentos

 

É, também, importante estabelecer um conjunto interno de procedimentos para a sua empresa, tanto para prevenir futuros atrasos, como também para definir como lidar com atrasos existentes de pagamentos.

 

Estabeleça como é que a sua equipa deve lidar com clientes cujo pagamento está em falta e que medidas deverão tomar tendo em conta o período de tempo de cada atraso, tendo em conta que atrasos mais longos ou clientes com tendência para ficar em dívida deverão ser correspondidos com a mesma gravidade.

 

3. Identifique as situações para cada cliente

 

Cada caso é um caso. Certos clientes terão um melhor histórico de cumprimento dos prazos de pagamento e poderão inclusive ser clientes habituais, que façam novas encomendas regularmente e que já sabe que continuarão a fazer, pelo que já se poderá justificar uma política de cobrança mais leniente e flexível. Outros, por sua vez, poderão ser problemáticos ou não terem até histórico suficiente para justificar uma confiança acrescida, pelo que deverá, nesses casos, ser mais exigente na cobrança das dívidas.

 

Tudo remete, essencialmente, para a identificação do perfil e confiança que pode depositar em cada cliente e adaptar o seu processo conforme cada situação.

 

4. Alerte os seus clientes antes da data final de pagamento

 

Existe uma tendência para enviar uma fatura e depois aguardar para relembrar da mesma apenas depois do prazo estipulado de pagamento.

 

Não ceda à tentação de esperar pelo melhor e depois ter de lidar com a situação incómoda de lembrar de uma fatura que poderá ter ficado esquecida; em vez disso, relembre regularmente os seus clientes à medida que o prazo de pagamento se aproxima. Não só garante, assim, que clientes mais esquecidos não têm razão para deixar as dívidas por pagar, como também exerce maior pressão sobre o pagamento de uma forma mais leve, evitando situações mais complicadas.

 

5. Facilite o processo de pagamento

 

Simplificar a forma como os seus clientes lhe pagam os valores em dívida é uma excelente forma de assegurar que os pagamentos são feitos a tempo e horas, visto que, quanto mais simples e imediato for o processo, menos tempo e esforço os seus clientes têm de dedicar a pagar-lhe.

 

Em particular, pagamentos online podem ser significativamente mais simples e rápidos do que métodos tradicionais de pagamento como transferências bancárias, dado que o seu cliente pode proceder ao pagamento através do computador ou até de um dispositivo móvel, como tablet ou mesmo smartphone. Desta forma, o pagamento de uma fatura fica apenas à distância de alguns cliques, pelo que pode até ser feito imediatamente ao receber a mesma.

 

Como o Jasmin pode ajudar a acelerar os pagamentos dos seus clientes

 

Enquanto software de gestão com uma forte vertente em faturação, o Jasmin preza pela sua simplicidade, acessibilidade e utilidade, estando disponível na cloud para que possa aceder a todas as suas funcionalidades em qualquer lugar.

 

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Melhor ainda, o Jasmin conta também com opções de pagamentos online para, como referido anteriormente, facilitar o processo de pagamento aos seus clientes e poupar tempo nos processos de cobrança. O Jasmin disponibiliza vários métodos de pagamento online, como pagamento por referências Multibanco, Cartão de Crédito, PayPal e Stripe, garantindo que, seja qual for o seu mercado-alvo – nacional ou internacional –, o Jasmin está preparado com os métodos de pagamento online adequados a cada mercado. Saiba mais sobre as nossas opções de pagamento online.

 

Para além da faturação, o Jasmin consegue também apoiar o seu negócio em várias outras frentes, contando também com módulos de inventários e multi-armazém, registo e gestão inteligente de despesas, para além de todos os insights que lhe permitem avaliar os resultados das vendas, o estado atual do inventário, os prazos médios de recebimento e pagamento e o ponto de situação face aos seus objetivos de negócio.

 

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