Negócios

6 estratégias para conquistar novos clientes como freelancer

por Helena Sousa | 18 Junho, 2023

Ser trabalhador independente – vulgarmente designado como freelancer – é cada vez mais uma opção aliciante de carreira, com o nomadismo digital e a globalização a abrirem portas ao sucesso em diversas carreiras freelance, fenómeno que só ganhou ainda mais força com o surgimento da pandemia e a subsequente transformação do trabalho em Portugal.

 

No entanto, ao começar uma carreira enquanto trabalhador independente, um desafio inevitável é conseguir angariar os primeiros clientes para criar um emprego sustentável. Assim sendo, deixamos aqui seis estratégias que pode aplicar para conseguir os seus primeiros projetos de freelancer.

 

1. Utilize plataformas de procura de serviços

 

Existem inúmeras plataformas digitais dirigidas para a promoção ou pedido de serviços ocasionais e especificamente para procurar freelancers, o que cria uma enorme oportunidade para procurar novos projetos – mas que também significa uma concorrência extrema, já que existem centenas de outros freelancers a procurar trabalho nas mesmas plataformas.

 

Como tal, para se destacar num mar de oferta, é importante que trabalhe bem o seu perfil nestas plataformas, nomeadamente, mantendo-o atualizado, preenchendo todas as informações necessárias (e, quando relevante, também as opcionais) e participando ativamente na mesma.

 

Garanta também que a sua restante presença digital fora da plataforma – ou seja, redes sociais, site pessoal, portefólio, etc. – está atualizada, caso contrário, se o potencial cliente for pesquisar mais informações sobre si online, poderá desistir do contacto se parecer que não atualiza há algum tempo, passando por inatividade.

 

2. Faça networking

 

Muitos dos primeiros clientes de um freelancer originam do seu círculo pessoal de contactos, particularmente amigos, conhecidos e terceiros a quem foi passada a palavra. Portanto, uma das melhores formas de conquistar mais clientes na fase inicial e no futuro é expandido esse círculo de influência.

 

O networking existe exatamente para isso, fornecendo oportunidades de contacto com profissionais e empresas abertos a trocar informações e ficar a conhecer os seus serviços. Para um freelancer, a timidez natural tem de ficar de lado; um trabalhador independente tem de ser o seu próprio vendedor e o networking cria a situação ideal para fazer essa venda e posicionar-se no mercado.

 

Eventos de especialidade e grupos de contacto para o efeito são duas das melhores formas de começar no networking e abrir portas a novas conexões e novos projetos.

 

3. Aposte em marketing digital

 

O marketing digital, ao contrário da publicidade nos meios de comunicação mais tradicionais, é uma forma mais eficiente e low-cost de promover os seus serviços e está disponível não só para empresas, mas também para qualquer pessoa individual que procure divulgação.

 

Para começar, existem canais de comunicação completamente gratuitos para criar presença online e partilhar os seus serviços. Os mais conhecidos são, sem dúvida, as redes sociais; neste caso, o LinkedIn é a plataforma que faz mais sentido como foco para procurar novos clientes, visto que é uma rede orientada para profissionais e tem, inclusivamente, uma funcionalidade específica para colocar que está à disposição para prestar serviços. No entanto, não descure redes menos formais como o Facebook e o Instagram, que ainda assim podem abrir portas a novos clientes com uma presença bem trabalhada.

 

Para quem já pretende investir algum dinheiro na publicidade dos seus serviços, existem plataformas de anúncios, como o Google Ads, o Meta Ads (do Facebook, Instagram e WhatsApp) e o LinkedIn Ads, que permitem aumentar ainda mais o seu alcance e chegar diretamente aos clientes na altura em que mais precisam dos seus serviços.

 

4. Trabalhe a sua marca pessoal

 

Tal como as empresas têm marcas que permitem distinguir e diferenciar os seus bens e serviços, um freelancer pode e deve criar uma marca em torno do seu trabalho.

 

Uma marca pessoal é a forma como apresenta e posiciona o seu trabalho perante o exterior e, como tal, é uma ferramenta essencial para um trabalhador independente que conta apenas com o seu esforço para alcançar o sucesso.

 

A sua marca pessoal é constituída por todos os seus canais de comunicação, incluindo o já referido marketing digital, e deve comunicar não só aquilo que faz, mas também como o faz – a sua identidade, os seus valores e as suas diferenças e pontos fortes face ao resto do mercado.

 

Da mesma forma que uma marca empresarial, deve ser bem trabalhada e deve ter em atenção tudo o que comunica publicamente para assegurar que é consistente e transparece a mensagem que realmente quer passar a potenciais clientes.

 

5. Prepare o seu portefólio

 

Para conseguir novos projetos, nada fala mais alto do que o trabalho, pelo que deve ter em atenção a preparação do seu portefólio para apresentar a potenciais clientes – isto é o que mostra a qualidade do que faz e justifica não só a razão pela qual é a escolha certa, como também lhe dá poder negocial para estabelecer um valor que compense o seu trabalho.

 

No caso de estar agora mesmo a começar uma carreira freelance, não terá ainda um portefólio de projetos independentes; como tal, terá de contar com projetos passados, feitos em prol de outrem, para mostrar aquilo que vale.

 

Nestes casos, por muito que queira vender a todo o custo, o mais importante é transparecer honestidade e ser fiel à verdade – não vale a pena assumir crédito a mais por sucessos passados se, eventualmente, o cliente irá passar-lhe responsabilidades às quais poderá não conseguir corresponder, o que significará a perda do cliente e, pior, um ex-cliente insatisfeito que, em vez de passar recomendações, vai fazer o oposto.

 

À medida que consegue projetos freelance, mantenha o hábito de atualizar regularmente o seu portefólio (o qual pode disponibilizar online numa página para o efeito ou no seu próprio website pessoal), já que é a ferramenta pela qual conseguirá conquistar ainda mais clientes no futuro.

 

6. Contacte diretamente potenciais clientes

 

Por fim, para além de todas as outras estratégias já referidas, sobra sempre a mais tradicional e aparentemente a mais simples: fazer um contacto direto com potenciais clientes para apresentar os seus serviços e mais-valias.

 

Fazer o chamado “cold calling” – uma tentativa de venda direta sem contacto prévio – pode, por vezes, ainda funcionar, mas a melhor estratégia é fazer um primeiro contacto mais introdutório, para estabelecer a relação, para depois fazer uma ligação mais natural para a proposta dos serviços.

 

Para além disso, procure distinguir o seu primeiro contacto da concorrência. Não será certamente a única pessoa a tentar vender serviços semelhantes ao seu, pelo que é importante marcar a diferença logo à partida e chamar de imediato a atenção.

 

Alcance o sucesso enquanto freelancer com o Cegid Jasmin

 

Seja para trabalhadores independentes ou para empresas de todas as dimensões, é importante contar com um software de gestão que ajude na gestão não só desses importantes primeiros projetos, como também das mais variadas funções e obrigações que é necessário ter em dia.

 

Para tal existe o Cegid Jasmin, um software de gestão adaptado a todo o tipo de negócios que permite facilitar o dia-a-dia e garantir uma gestão integrada de todas as vertentes do negócio, como a faturação, o controlo das despesas, o acompanhamento das contas correntes e da tesouraria e muito mais – a gestão das quais é vital para qualquer freelancer ou empreendedor.

 

As boas notícias para quem está agora a começar é que o Cegid Jasmin é gratuito para testar até aos primeiros 30.000 euros de faturação, pelo que pode experimentar agora o Cegid Jasmin e ter o melhor apoio possível na gestão do seu projeto.

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Freelancers

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