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Agência de viagens: 8 dicas para aumentar as vendas

por Helena Sousa | 22 Junho, 2023

A competição no mercado turístico tornou-se cada vez maior, com a crescente evolução digital e o constante aparecimento de novas agências de viagens.  Com este cenário, para uma agência de viagens, torna-se essencial adotar diferentes estratégias e técnicas, de forma a aumentar as vendas e impulsionar o crescimento.

 

Para ajudar, compilamos neste artigo 8 dicas essenciais para atingir e ultrapassar os seus objetivos de venda.

 

1. Conhecer o público

 

Como a oferta turística, também a procura por viagens e tudo o que diga respeito a lazer teve um aumento acentuado. Cada vez mais, as agências são abordadas por um leque variadíssimo de clientes e para conseguirem ser eficazes e eficientes nas suas respostas torna-se necessário “dissecar” o seu cliente, isto é, conhecer os seus interesses, as suas necessidades e aquilo que procuram.

 

Após se ter conhecimento de alguns aspetos, como, por exemplo, o orçamento, se gosta de temperaturas mais quentes, se prefere atividades radicais ou outros fatores, será muito mais fácil providenciar um serviço que agrade os desejos do cliente. Por consequência, a probabilidade de realizar uma venda será maior e o cliente irá sentir que teve uma experiência personalizada e única, que foi de encontro às suas expectativas. De futuro, a probabilidade deste cliente voltar a entrar em contacto com a mesma agência será maior, pois foi desenvolvida uma relação de confiança.

 

2. Investir em Marketing Digital

 

O fácil acesso a informação veio fazer com que as agências de viagens, e não só, tivessem de inovar todo o seu meio digital. Por isso, a longo prazo, é essencial que uma agência de viagens otimize ao máximo as suas redes sociais e o seu website e invista na criação de conteúdo online.

 

O e-mail marketing é uma das ferramentas que pode ser fundamental para aumentar as vendas. Através deste meio, a agência pode contactar os seus clientes e potenciais clientes com promoções e campanhas que ache mais interessantes e apelativas.

 

Além disso, a presença digital em redes sociais, como por exemplo, o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, entre outros, é fundamental para as agências de viagens terem maior visibilidade e serem capazes de construir um relacionamento melhor com o seu cliente.

 

3. Investir em software de faturação que facilite a venda online

 

A par destas estratégias e considerando que maior parte das pessoas procuram online qual o destino que querem visitar, os preços e o alojamento, antes de tomarem qualquer tipo de decisão, é fulcral que as agências de viagens tenham um website altamente preparado para responder a todas estas questões.

 

Por isso, deter uma plataforma de Ecommerce que seja responsiva, simples e segura, permite à agência agilizar todo o processo de compra online e aumentar o nível de satisfação do cliente. Para além disso, apresentar vários métodos de pagamento online é essencial para garantir que se apresenta o maior número de opções para os clientes concretizarem a compra, sendo, assim, necessário algum tipo de software de faturação.

 

O Cegid Jasmin é um software de faturação e gestão altamente intuitivo, que não só permite acompanhar o ato da compra e venda, como disponibiliza diversas formas de pagamento ao utilizador. Com este software, qualquer agência de viagens consegue criar as suas faturas e documentos, de forma personalizada e em poucos cliques, garantindo assim uma boa e segura experiência de compra ao seu cliente.

 

4. Realizar promoções e ofertas 

 

Realizar promoções sazonais, ou oferecer algum tipo de serviço a um cliente que já tenha efetuado uma compra, é uma forma de captar futuras vendas e permanecer na “memória” do cliente. Este tipo de comunicação não só é apelativa, como é uma forma para a agência se destacar no mercado turístico.

 

5. Pedir feedback aos clientes

 

Estar em permanente contacto com os clientes é a chave para aumentar as vendas e, por isso, considerar a opinião e feedback deles é uma estratégia inteligente.

 

Como já dito, o mercado turístico apresenta um leque variado de concorrentes, o que faz com que a probabilidade de os clientes pesquisarem, previamente, diferentes avaliações e dicas referentes à agência que vão contactar se torne cada vez maior.

 

 Ao receber a opinião dos clientes em relação à sua experiência, as agências de viagens devem traçar planos de ação, de forma a melhorar gradualmente os seus serviços e, com isto, melhorar a sua visibilidade perante futuros clientes. Além disso, podem reunir o melhor feedback e usá-lo a seu favor em campanhas de marketing.

 

6. Fazer parcerias estratégicas

 

Combinar diferentes serviços para proporcionar experiências únicas aos clientes pode-se revelar bastante dispendioso a nível de recursos monetários e tempo, pelo que é importante estabelecer parcerias estratégicas com outras plataformas e empresas do mesmo setor, para unir interesses e economizar.

 

Ao estabelecer boas parcerias empresariais, as agências de viagens poderão expandir o seu mercado de clientes, irão ter uma maior notoriedade e poderão ampliar o seu leque de ofertas.

 

7. Manter a equipa motivada

 

No que diz respeito a aumentar vendas, também se torna imperativo incentivar os funcionários, uma vez que são estes que irão lidar diretamente com o cliente.

 

 Estabelecer incentivos salarias e proporcionar um bom ambiente de trabalho e de equipa são formas que as agências de viagens podem utilizar para manter os seus funcionários alegres e encorajá-los a satisfazer os clientes da melhor maneira possível.

 

8. Ter o Cegid Jasmin como parceiro

 

Como vimos, para potencializar as vendas numa agência de viagens, é fulcral um bom atendimento ao cliente e o investimento em diferentes técnicas de vendas. Contudo, uma agência de viagens, ao aumentar o seu rendimento e produtividade, tem de implementar um bom software de gestão, que lhe permita acompanhar e gerir o fluxo crescente de clientes e receitas.

 

O Cegid Jasmin é um software de gestão que não só permite controlar a faturação a toda a hora e em qualquer lugar, como facilmente acompanha o crescimento empresarial. É um parceiro ideal a ter em conta, quando uma agência de viagens tem como objetivo aumentar as suas vendas.

 

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