Gestão Pessoal

Gig economy: vantagens e dicas para gerir trabalho freelancer

por Isabel Dias | 28 Junho, 2018

O trabalho freelancer, ou independente, ainda é muito associado a precariedade. No entanto, na Europa e Estados Unidos já não é assim. Fora de Portugal, o trabalho freelancer integra algo chamado gig economy, que é a revolução laboral encabeçada pelos millennials. Sabe quais são as vantagens para a sua empresa e se está preparado?

 

A gig economy ou trabalho freelancer

 

Este fenómeno, gig economy, foi buscar o nome à cultura norte americana, em que os músicos de jazz andavam de bar em bar à procura de uma “gig”, uma oportunidade para tocar.

 

Hoje em dia aplica-se ao trabalho freelancer, mesmo que altamente qualificado. Este novo conceito está a dominar o mercado laboral dos EUA e de alguns países europeus. Segundo um estudo do INE relativo ao último trimestre de 2017, havia mais de 790 mil trabalhadores por conta própria em Portugal, sendo que 550 mil eram trabalhadores freelancers. Ora isto representa cerca de 16% da populaçãoempregada no país, o que se situa na média da UE mas abaixo da norte-americana (35%).

 

Quais os benefícios do trabalho freelancer para o seu negócio?

 

Um dos maiores benefícios do trabalho freelancer em PMEs e startups prende-se sobretudo com o orçamento. Muitas empresas jovens recorrem a freelancers da área de Marketing, para um determinado projeto específico, sendo que esta necessidade pode não persistir no futuro, não se justificando (economicamente) a contratação.

 

Outro benefício é a flexibilidade de timings e de horário que estes profissionais oferecem. Como as necessidades de um negócio jovem são imprevisíveis, especialmente na era digital, muitas vezes é necessário recrutar um trabalhador freelancer com disponibilidade imediata para certo projeto mais urgente.

 

O trabalho freelancer especializado vem trazer a possibilidade a pequenos negócios, ou negócios jovens, de explorarem áreas que a empresa não domine, sem a obrigatoriedade de um contrato. Falamos de designers, programadores, escritores, marketeers, assessores jurídicos, app developers, consultores financeiros… entre centenas de classes de profissionais que o seu negócio pode necessitar pontualmente.

 

Como gerir os seus trabalhadores freelancers

 

O trabalho freelancer acarreta uma necessidade acrescida de gestão, para que possa tirar o máximo partido das vantagens.

 

Simplifique o processo de onboarding

 

Um freelancer pode não precisar de muita formação, uma vez que é qualificado e especializado num certo processo. No entanto, haverá sempre um período de aculturação. O processo de onboarding não é só começar a trabalhar, mas envolve perceber a empresa e estratégia.

 

Evite sobrecarregar o freelancer: dê-lhe a informação que precisa em relação ao projeto em que vai trabalhar, mas apenas essa. Será pouco eficiente querer que um trabalhador compreenda os aspetos todos da sua empresa, quando a sua missão é o marketing, por exemplo.Faça a gestão do tempo através da comunicação.

 

O normal no trabalho freelancer é a divisão do tempo entre várias empresas. É importante, por isso, contabilizar o tempo que o freelancer dedica a determinado projeto, e ter muita atenção à comunicação destes timings. Uma opção poderá passar por plataformas de colaboração em equipa como o Slack ou o Trello.

 

Seja rigoroso e flexível com os pagamentos

 

Quando dizemos rigoroso, referimo-nos a ser cumpridor de prazos. Só terá vantagens em pagar ao seu freelancer a tempo.

 

Por outro lado, seja flexível com as formas de pagamento. Poderá encontrar quem queira ser pago por transferência bancária, Paypal, ou até por outro meio. A pessoa que realiza trabalho freelancer pode estar em qualquer sítio do mundo, pelo que é preciso oferecer várias formas de pagamento.

 

Gestão integrada, com o Jasmin

 

O Jasmin, software expert em gestão, permite-lhe agilizar e simplificar a gestão de todo o seu negócio. Como? O Jasmin, além de o ajudar com a gestão financeira, integra com as principais aplicações do mercado, incluindo apps de gestão de trabalho freelancer. Além disso, é dotado de inteligência e poder preditivo, o que lhe permite fazer previsões e adotar estratégias de gestão para a sua empresa.

 

Experimente já o Jasmin Express! 100% cloud, certificado e gratuito, é o parceiro que o seu negócio precisa.

 

Mais artigos